Como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas?

Como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas?

Confira algumas dicas para otimizar o uso das redes sociais para divulgação e venda de produtos

No mundo atual, em que as pessoas estão sempre conectadas pelo celular, tablet e computador, as redes sociais assumiram um papel crucial nas relações pessoais e de trabalho.  

De acordo com dados do Facebook, 8 em cada 10 brasileiros têm perfil ativo na rede social, o que representa 99 milhões dos usuários da plataforma.

O  Brasil está ainda entre os países que mais passam tempo lendo e gerando conteúdo no Facebook, segundo estudo realizado pelo Instituto de pesquisa ComScore.

Sendo assim, é impossível ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de produtos.

Confira algumas dicas para você otimizar o uso das redes sociais e gerar mais vendas para o seu negócio!

Crie conteúdo relevante 

Com tanta informação disponível online você precisa diferenciar seu conteúdo para chamar a atenção de sua audiência.

Crie um conteúdo que seja relevante para o seu consumidor no momento que ele precisa.

Se você é um afiliado faça reviews sobre os produtos que promove. Se você é um produtor invista em marketing de conteúdo para destacar os diferenciais do seu material. 

O importante é oferecer informações exclusivas, de maneira consistente!

Isso vale também para a estética da sua página: utilize imagens de impacto, bem produzidas e que estejam relacionadas ao seu produto.

Publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas, além de facilitar a leitura, o que conta pontos para o seu trabalho de SEO.

Aproveite para ler também o nosso post sobre calendário editorial. Lá você vai ver dicas sobre a frequência ideal de divulgação. 

Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais

Para uma estratégia de divulgação bem sucedida é imperativo que você tenha um perfil nas principais redes sociais para compartilhar os links de venda do produto digital que está promovendo.

Como Produtor ter uma Fanpage é fundamental. Se você está no começo, sugerimos optar pelas mais tradicionais como YouTube e Facebook.

No caso do YouTube você pode fazer tutoriais curtos, instigando o seu público a adquirir o seu produto, e assim, ter acesso à vantagens exclusivas.

Você também vai precisar investir em uma ferramenta de gestão das mídias sociais para acompanhar todos os canais em que está presente e manter contato com o seu público. Hootsuite, Scup e SocialOomph, são bastante utilizadas para essa finalidade.

Essas ferramentas te ajudarão a monitorar as menções à sua marca, responder dúvidas de usuários e até mesmo agendar suas publicações.

Automatizar esse processo vai te poupar tempo e evitar que, na correria, você se esqueça de atualizar alguma de suas páginas.

Utilize os grupos e comunidades

Os grupos e comunidades nas redes sociais reúnem pessoas com interesses em comum. Dessa forma, estes canais são excelentes para divulgar seus produtos digitais para uma audiência segmentada.

Procure os grupos relacionados ao produto que você vende. Participe dos fóruns e tente responder o máximo de dúvidas possível sobre a sua oferta.

Evite postar o link de vendas repetidamente em postagens que não estejam relacionadas com o seu produto, ou sem a contextualização adequada.

Esse tipo de prática chama a atenção negativamente e pode fazer com que você seja banido do grupo.  

O ideal é estabelecer uma conversa com o seu lead, avaliar quais os problemas e dores que ele enfrenta, para só depois apresentar a solução, no caso a sua oferta.   

Incorpore o social commerce

O social commerce é um conceito que surgiu quando as redes sociais passaram a ser utilizadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços.

Basicamente, trata-se da integração do e-commerce às mídias sociais, como uma loja dentro do Facebook (f-commerce) ou do Twitter (t-commerce), por exemplo.  

Essa associação permite vender diretamente para o consumidor, sem necessidade de intermediários.

Para extrair o máximo desse modelo, você pode incorporar o social commerce em sua página de vendas, incluindo alguns plugins em seu site como botões de Like, de recomendação e de avaliações.

E aí, preparado? Seguindo estas dicas você certamente irá alavancar suas vendas utilizando as redes sociais. Comece agora mesmo e aumente as conversões de seu negócio!

Esse post foi útil para você? Deixe sua dúvida ou sugestão em nossos comentários! 

* Esse texto foi postado originalmente em janeiro de 2014 e atualizado para oferecer informações mais precisas e completas.