Quais são os cursos online mais vendidos da internet?

Quais são os cursos online mais vendidos da internet?

Você sabe quais os cursos online mais vendidos? Descubra neste post!

Versão em áudio deste post:

Um dos grandes bloqueios de quem vai começar a atuar no mercado digital é definir qual o melhor produto para vender na internet.

Para quem já tem algum talento, essa decisão é quase natural. Mas se você ainda não tem ideia de qual o melhor segmento para trabalhar na internet, vamos tentar te ajudar nessa missão!

Este post servirá tanto para os produtores digitais, que estão em busca de um nicho interessante para criar um curso online, quanto para os afiliados, que buscam os produtos mais atraentes para divulgar cursos de terceiros.

Então, vamos ao que interessa!

Os cursos online mais vendidos da internet

Depois de mais de 6 anos atuando no mercado de produtos digitais, a Hotmart constatou que os cursos online mais vendidos na internet são, respectivamente, sobre:

1º Negócios e carreira

2º Saúde e esportes

3º Educação

4º Relacionamento

5º Desenvolvimento pessoal

Vamos aos exemplos de cada um desses assuntos. Talvez você se inspire com eles:

Negócios e carreira

Materiais sobre esse nicho auxiliam na capacitação profissional a quem se interessar em abrir um negócio próprio, melhorar sua performance na profissão atual ou começar uma nova carreira.

Esse segmento apresenta alto desempenho entre os mais vendidos devido à procura por soluções para aumentar e diversificar a renda e também à concorrência no mercado de trabalho, que faz com que os profissionais busquem se destacar cada vez mais.

Cursos sobre Marketing Digital, Administração, Contabilidade, Vendas e Artesanato são exemplos de cursos que entram nessa categoria.

Saúde e esportes

O culto ao corpo e a preocupação com a saúde vêm se intensificando cada vez mais nos últimos anos. De acordo com o Sebrae, uma pessoa gasta, em média, R$ 200 em lojas de nutrição esportiva, nutricionistas e academias.

Percebendo essa oportunidade, profissionais da área da saúde e da educação física começaram a trazer conteúdo para o meio digital, e foram muito bem aceitos, uma vez que a os materiais digitais reduzem o custo de compra para o consumidor final.

Receitas de lanches fit, Guias para hipertrofia, Orientações para melhorar a postura e Exercícios para praticar em casa são alguns dos temas abordados no segmento de Saúde e Esportes.

Educação

Os números de Educação a distância (EAD) já falam por si: são 107 bilhões de dólares, em 2015, incluindo também as instituições de ensino que oferecem cursos transmitidos pela internet.

O ramo da educação sempre vai oferecer ótimas oportunidades para atuar no mercado digital, principalmente com o avanço tecnológico que fornece cada vez mais recursos para que professores e especialistas conectem-se com alunos do mundo inteiro.

São exemplos de materiais de educação: Técnicas de aprendizado para vestibular e concursos, Cursos de idiomas e Métodos de leitura.

Relacionamento

É muito comum que as pessoas recorram à internet para buscar soluções sobre assuntos do coração, seja em um relacionamento amoroso ou mesmo com parentes e amigos. Ainda assim, a grande maioria dos cursos desse segmento são voltados para o relacionamento a dois.

Em diversos casos, quem passa por algum problema relacionado à aspectos sentimentais tem vergonha de se expor para outra pessoa, ou até mesmo para um profissional, como um terapeuta, por exemplo.

Nesses casos, a melhor e mais rápida solução é buscar na internet.

Métodos para conquistar um amor, Instruções para manter o casamento estável, Guias para empoderamento feminino são exemplos de cursos sobre esse assunto.

Desenvolvimento pessoal

O nicho de desenvolvimento pessoal tem o objetivo de desenvolver o potencial humano de acordo com o comportamento que cada pessoa apresenta.

É possível encontrar cursos para Elevar autoestima, Aprimorar a produtividade, Definir metas e propósito e Como se motivar no segmento de “Desenvolvimento pessoal”.

Quais são as características em comum dos infoprodutos mais vendidos na internet?

Em se tratando de nichos, naturalmente, esses já são assuntos muito procurados no mundo digital.

Falando particularmente dos cursos que possuem boa performance em vendas, existem alguns pontos em comum que devem ser considerados, principalmente se você deseja se tornar um produtor digital. 

Persona bem definida: o produtor digital que identifica detalhadamente qual é a sua persona, ou seja, seu cliente ideal, consegue direcionar todos os seus esforços ao público correto, que têm maior probabilidade de comprar aquele produto.

Esse é um dos primeiros e mais importantes passos para começar a vender na internet.

Para descobrir qual a persona do seu negócio, seja você um futuro produtor ou afiliado, leia nosso post completo sobre o assunto clicando aqui.

Página de vendas: uma página clara, objetiva, com a linguagem adequada para sua persona, que responda todas as possíveis objeções do prospect é como deve ser uma página de vendas ideal.

A página não pode desviar a atenção do visitante, caso contrário, será mais uma possível venda perdida. Ela também deve conter um Call to Action atraente, que chame a pessoa para ação, por exemplo:

  • Adquira já
  • Compre em 3 cliques
  • Quero aprender mais
  • Quero adquirir o curso

Os CTAs são chamadas curtas, de fácil entendimento, que levam o visitante a executar a ação que você deseja, nesse caso, realizar uma venda.

Publicidade assertiva: esse item talvez seja o mais complexo, pois é o que requer mais estudo, testes e persistência. Sua estratégia de marketing digital deve ser muito bem planejada e, para isso, você precisa entender qual caminho está trilhando.

Se você vai trabalhar com publicidade paga, seus anúncios precisam estar alinhados com sua persona, suas imagens devem ser chamativas e o copywriting deve persuadir o usuário de tal maneira que o faça clicar para ir até sua página.

Tudo isso, é claro, seguindo as diretrizes dos canais nos quais você irá anunciar, seja em sites, motores de busca (Google, Bing) ou redes sociais.

Você precisa estudar cada um deles e, principalmente, fazer muitos testes para descobrir qual anúncio performa melhor.

Se você pretende investir em tráfego orgânico, terá que trabalhar com um blog, email marketing e redes sociais e estudar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar seu posicionamento nos motores de busca. Dessa forma você atrairá pessoas interessadas em seu conteúdo e, pelo fato de elas estarem mais engajadas com o assunto, a chance de realizar vendas é ainda maior.

Te damos essas e outras dicas sobre estratégias de divulgação online em nosso curso gratuito, o Hotmart Academy. Lá você vai aprender tudo sobre o mercado de produtos digitais, basta clicar aqui para começar.

Outros aspectos: Além dos pontos já mencionados, os cursos online mais vendidos atendem às reais necessidades dos clientes e entregam um material de qualidade, com grande valor. Ao produzir um conteúdo, certifique-se que você está contemplando todos os pontos importantes sobre aquele assunto e que seu cliente terá suas dúvidas sanadas.

Formatos de produtos mais vendidos de cursos online

Também é válido citar os formatos que mais convertem entre os adeptos de ensino à distância. Os formatos mais populares são os ebooks e as videoaulas.

Além deles, produtores digitais também estão optando pela área de membros, que é o formato ideal para quem deseja criar um clube de assinaturas.

A área de membros permite acesso restrito ao usuário e pode conter diversos formatos de conteúdo (ebook, vídeos, audiobook, etc). O curso pode ser dividido em vários módulos e o professor pode manter contato próximo com os alunos através da área de comentários.

Outros nichos com boa performance na internet:

Seguindo os 5 primeiros segmentos, temos também outros nichos campeões em vendas, como Finanças, Espiritualidade, Gastronomia, Moda e Beleza.

Mas se o nicho com o qual você pretende trabalhar não apareceu em nossa lista, não se preocupe!

Logo abaixo faremos uma interpretação desse ranking e como esses dados podem interferir em seu negócio digital:

Como o ranking de cursos online mais vendidos pode afetar seu negócio?

O alto volume de vendas pode significar duas coisas: muita demanda, mas também, muita concorrência.

Uma pesquisa no Keyword Planner, do Google Adwords, poderá lhe dar essa resposta.

Por exemplo:

Insira um termo comum de busca para quem está interessado em aprender Marketing Digital:

print do google sobre cursos de marketing digital

É possível perceber que é grande a demanda por “curso de marketing digital”, bem como a oferta.

Caso você decida fazer campanhas de anúncios pagos para divulgar seu curso online, já sabe que vai pagar um valor alto por cada clique que receber.

Pensando assim, podemos constatar que, para elaborar um produto com muita demanda e alta concorrência, seu trabalho será ainda mais penoso, já que, provavelmente, você terá que competir com outros profissionais e empresas bem estabelecidas nesse meio.

Mas uma vez que você trabalha com um segmento muito buscado, quando você começa a se destacar naquele meio, também terá a chance de obter bons lucros com seu curso online.

Outra sugestão para quem está começando é extrair subnichos das grandes categorias. Ao invés de falar sobre assuntos muito genéricos, você limita seu assunto a um público específico e tem a chance de ser mais assertivo em sua entrega.

Vamos a mais um exemplo:

Ao invés de um curso sobre “Como melhorar a autoestima” – que é um assunto buscado por um público mais diversificado – você pode falar sobre “Como recuperar a autoestima depois de ser traída”.

No primeiro caso, você tem um público que pode ser masculino ou feminino e que está passando por algum tipo de situação (indefinida) que o fragiliza.

No segundo caso, sabe que falará com mulheres que, provavelmente, acabaram de terminar um relacionamento, mas que estão desiludidas com a vida amorosa.

Dessa forma, você sabe exatamente com quem falar e como falar.

Se você vai começar a trabalhar como afiliado, a dica também é válida quando for selecionar seus produtos para divulgação.

Lembrando que se você usa a Hotmart como seu programa de afiliados, o produto mais quente nem sempre é garantia de boas vendas. Um curso com 150º já possui muitos afiliados e, por isso, muita concorrência.

Produtos entre 60 e 80 graus são ideais se você é iniciante, pois eles não possuem tantos afiliados, mas já geraram um bom volume de vendas.

Evite trocar de produto constantemente por achar que não está tendo resultado rápido o suficiente. A melhor escolha é analisar suas métricas e fazer alguns testes em seus meios de divulgação antes de mudar o produto.

A consistência é uma chave valiosa para quem vai atuar no mercado digital.

Gostou deste post? Então deixe seu comentário ou dúvida logo abaixo.

Se está começando essa carreira agora, confira nosso post completo que vai te ensinar como fazer sua primeira venda como afiliado.

Se decidiu ser um produtor, aprenda agora como fazer um ebook.