Como Utilizar o E-mail Marketing de Forma Correta

Como Utilizar o E-mail Marketing de Forma Correta

Não há melhor forma de construir uma audiência engajada do que a boa e velha lista de e-mails. O ROI (Retorno Sobre Investimento) que as campanhas de e-mail marketing têm, quando bem aplicadas, é impressionante, se...

Não há melhor forma de construir uma audiência engajada do que a boa e velha lista de e-mails.

O ROI (Retorno Sobre Investimento) que as campanhas de e-mail marketing têm, quando bem aplicadas, é impressionante, se compararmos a outros tipos de campanhas de marketing. E não é por acaso que a maioria esmagadora dos Top Produtores da Hotmart utilizam suas bases de e-mails para aumentar suas vendas.

Segundo o Direct Marketing Association, as campanhas de e-mail marketing tem um ROI que gira em torno de 4,300%.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre e-mail marketing que aborda, principalmente, os termos básicos, que serão fundamentais para a sua evolução como empreendedor digital.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, impactando diretamente quem recebe a mensagem. Pode ser utilizado para enviar um aviso, para oferecer uma isca digital, para criar relacionamento com a audiência e, é claro claro: para vender.

O que faz o e-mail marketing tão efetivo e especial?

Além de ter um custo baixo de produção, existem vários fatores que contribuem para que ele seja um sucesso. São eles:

  • Estudos comprovam que o e-mail marketing ainda é o tipo de campanha com melhor custo-benefício;
  • E-mails com conteúdos de qualidade transforam leitores em seguidores e fãs engajados;
  • Você tem mais chances de levar sua audiência para seu site e redes sociais;
  • Você pode criar empatia com sua audiência e, em troca, receber feedbacks sinceros que serão úteis na suas estratégias futuras.

Conheça alguns serviços de e-mail marketing

Antes de montar toda sua estratégia de e-mail marketing, é importante que você contrate um serviço de envios de e-mail.

Diferente da sua conta de e-mail pessoal, esses serviços possibilitam o cadastro e envio em mensagens em massa e fornecem relatórios que serão essenciais para você entender melhor sua audiência e aprimorar suas estratégias de vendas.

Entenda que contratar um serviço de e-mails é um investimento necessário que vale a pena. A seguir, há uma lista de alguns serviços de e-mails mais usados pela comunidade Hotmart:

Lembrando que existem muitas outras opções de serviços que podem ser utilizados por você. Pesquise qual oferece mais soluções que cabem no seu bolso para sua necessidade.

Termos comuns do e-mail marketing

Alguns termos são recorrentes quando trabalhamos com e-mail marketing. Por isso é fundamental que você esteja familiarizado com eles para que consiga aproveitar ao máximo as nossas dicas. Vamos lá?

  • Lista: são os contatos de e-mails que você possui, ou seja, são os e-mails que você capturou dos possíveis compradores;
  • Autoresponder: é um sistema automático de envio de e-mails, no qual os Produtores e Afiliados podem configurar e-mails estratégicos para quem entra em sua lista.
  • SPAM: são as mensagens que os serviços de e-mail detectam como invasivas ou impertinentes. Caso a mensagem seja considerada SPAM, ela não irá para a caixa de entrada do usuário.
  • Squeeze Page: página onde existe um formulário de captura de e-mail. Na maioria dos casos, é a principal estratégia no crescimento de lista.
  • Taxa de Abertura: é a porcentagem de quantos e-mails enviados foram abertos.
  • Taxa de Cliques: é a porcentagem de quantos cliques em links dentro do e-mail foram dados.
  • Opt-out: número de pessoas que descadastram da sua lista.

Como capturar e-mails para sua lista

Mais do que apenas mandar e-mails, é preciso enviá-lo para as pessoas corretas. Ou seja, sua lista deve ser composta por um público que goste do seu assunto e tenha chances de comprar o seu produto.

Por isso, não aconselho que use listas de e-mails prontas para construir sua base. Esse tipo de lista não converte tanto quanto uma lista construída por você, além de configurar como SPAM.

Para construir uma lista própria existem algumas dicas que ajudam nesse processo e vão te ajudar a ter uma base de e-mails de qualidade.

USE OPTIN DE CAPTURA EM SEU SITE

Optin de captura são caixas de formulários presentes em seu site que convidam o usuário a assinar sua lista de e-mails.

Essas caixas podem aparecer de diversas formas. No topo do seu site, nas laterais, dentro dos artigos do seu blog.

O importante é que sejam convidativos e não solicitem muitas informações dos usuários: nome e e-mail são suficientes.

OFEREÇA ISCAS DIGITAIS

Uma das formas mais eficientes para conseguir o e-mail de um possível comprador é oferecendo um conteúdo gratuito em troca.

O termo “isca” vem do fato de você usar esse conteúdo gratuito para “fisgar” o e-mail e mais tarde trabalhar com um relacionamento que o leve à uma futura compra.

A isca pode ser um e-book, um infográfico, um acesso a um webnário ou qualquer outro conteúdo relevante que possa ser distribuído gratuitamente e tenha relação com o produto que você pretende vender.

TENHA UMA PÁGINA DE CAPTURA 

Ofereça sua isca em uma página de captura, também chamada de Landing Page. Essa página deve ser simples e o destaque deve ser o optin de captura de e-mails.

Não coloque muitas informações na página e capriche no título que usará para induzir o visitante a inserir o e-mail.

Palavras chaves como: imperdível, agora, único, você, exclusivo, são excelentes para compor o seu texto e ajudar na captura de e-mails.

A seguir um exemplo de uma página de captura com potencial alto de conversões:

PC

Essas são as informação básicas para você montar sua campanha de e-mail marketing de sucesso.

Espero que tenha gostado e até a próxima! 😉