Entenda a importância dos influenciadores em estratégias de Marketing Digital

Entenda a importância dos influenciadores em estratégias de Marketing Digital

Estamos vivendo uma era de reformulação digital e com isso, novos influenciadores vão surgindo. Entenda agora por que isso é importante para sua estratégia de Marketing Digital! Em tempos nos quais uma presença forte de...

Estamos vivendo uma era de reformulação digital e com isso, novos influenciadores vão surgindo. Entenda agora por que isso é importante para sua estratégia de Marketing Digital!

Em tempos nos quais uma presença forte de social media vale mais que peças de publicidade bem elaboradas, o papel dos influenciadores ganha cada vez mais destaque.

Diante do grande apelo que têm com o público, essas personagens entraram também na mira das marcas, que buscam novas maneiras de atrair os clientes.

Assim, tornou-se comum ver personalidades da web realizando ações e divulgando produtos conhecidos para seus próprios fãs.

Mas, como toda estratégia de marketing digital, é preciso se planejar bem antes de recorrer a um influenciador para ajudar a sua empresa.

Quer saber quais são os segredos por trás de uma parceria bem-sucedida com influenciadores? É isso que vamos te mostrar. Vamos lá!

Quem são os influenciadores?

É importante saber diferenciar os influenciadores das celebridades. É claro que esses papéis às vezes se misturam, mas não são sinônimos.

Obviamente, um influenciador sempre será reconhecido e respeitado no seu nicho, mas nem sempre isso quer dizer que ele tem grande exposição na mídia, por exemplo.

Ainda assim, algumas características são iguais entre os influenciadores, não importa a qual nicho pertencem, como a grande audiência e autoridade entre os seguidores.

Essa audiência pode se concentrar nas redes sociais, canal do Youtube, blog ou comunidade online.

Por que ter influenciadores na sua estratégia digital

Construir uma audiência leva tempo, e converter algumas das pessoas que fazem parte dela em clientes é ainda outro desafio.

É aí que os influenciadores entram, já que eles têm tanto a atenção do público que você deseja alcançar quanto os meios de levá-lo a ação.

Por conta disso, faz todo o sentido ir atrás de influenciadores para divulgarem a sua marca.

Para ser mais específicos, vamos ver 4 maneiras em que eles podem ser aliados poderosos:

Uma forma de marketing que funciona

Antes de mais nada, vale a pena contar com a ajuda de influenciadores simplesmente porque essa é uma forma de marketing que funciona.

Qualquer negócio que se preze busca resultados, e o grande número de empresas de peso que vem recorrendo aos influenciadores é uma das provas de que esse modelo dá certo.

Anúncios e comerciais se tornaram tão comuns que escapam facilmente da vista do público, ainda mais com a ascensão dos ad blockers.

Outro motivo pelo qual os influenciadores dão certo é que as ações realizadas por eles são integradas ao conteúdo que produzem, fazendo com que a audiência continue interessada.

O poder do boca a boca, só que em massa

Outra grande vantagem de recorrer a um influenciador é o tempo que isso vai te economizar para alcançar uma grande audiência qualificada. Como assim?

Se o seu blog ainda não tem tanto tráfego e seus perfis nas redes sociais estão ganhando seguidores aos poucos é natural que leve um tempo até conseguir atingir um grande público.

Fazer parceria com um influenciador pode ser justamente o empurrão que falta para acelerar esse processo com as suas personas.

E mesmo que a sua audiência já seja grande, o boca a boca online vindo de uma parceria dessas pode rapidamente escalar ainda mais o alcance da sua mensagem.

Conteúdo especializado para a audiência certa

Como mencionamos aqui, os influenciadores são pessoas altamente respeitadas em seus nichos de atuação, o que significa que, de uma forma ou de outra, são produtores de conteúdo.

Por conta disso, você provavelmente não vai nem precisar se preocupar com a qualidade do conteúdo, adequação à persona, etc.

Afinal, o público já acompanha o influenciador em questão e aprova o que ele produz.

O que você mais deve dar atenção é a escolha do influenciador, a fim de garantir que o que a sua empresa oferece realmente se encaixa com a audiência dele.

Exposição elevada e aumento no valor de marca

Ter sua marca exposta para milhares de pessoas —  que, por sua vez, podem apresentá-la a outros milhares — é com certeza uma ótima oportunidade de sucesso.

Com ações bem planejadas e executadas, também conseguirá aumentar o valor de marca diante dos clientes, parceiros e até da concorrência.

Naturalmente, não basta só ter exposição, mas conforme mais pessoas entram em contato com a sua mensagem, mais fácil se torna criar um relacionamento com elas que, mais tarde, levará a conversões.

Como um influenciador pode te ajudar

Agora você já sabe o que eles fazem e por que vale a pena recorrer aos influenciadores para fortalecer a sua marca.

Mas o que, exatamente, eles podem fazer pelo seu negócio? Veja algumas das formas que eles podem ser de ajuda:

Criar expectativa

Antes de lançar um produto ou serviço, é de vital importância ter uma campanha de marketing que gere expectativa e desejo nos clientes em potencial.

Essa é uma das peças-chave para um lançamento de sucesso, e ter um influenciador como parte da sua estratégia de divulgação certamente ajuda.

Nesse caso, o produto ou serviço não pode ser exposto em detalhes. Em vez disso, o ideal é mostrar pouco a fim de deixar a imaginação do público trabalhar.

Em alguns casos, apenas a recomendação do influenciador e uma landing page preparada para converter já poderão fazer maravilhas pela campanha!

Gerar credibilidade

Outra forma de tirar proveito do poder de persuasão dos influenciadores é por apostar na autoridade que eles têm como forma de gerar credibilidade para a marca.

Sabe aquela história que quem anda com as pessoas mais descoladas também é considerado descolado?

A simples associação de uma pessoa respeitada a um produto ou serviço pode indicar que esse produto também é de confiança.

Esse é um dos motivos pelos quais as empresas e influenciadores amam trabalhar em conjunto: nos dois casos, a credibilidade de um faz bem para a imagem do outro.

Aumentar as vendas

O objetivo final de toda empresa é fazer com que seguidores e fãs se tornem clientes. Então, como poderíamos deixar de mencionar a possibilidade de aumentar as vendas?

Sempre que divulgar um produto por meio de um influenciador, isso deve ter impacto positivo sobre as vendas.

Caso contrário, a campanha não está funcionando tão bem como deveria, e seu time de marketing deve avaliar o que precisa ser ajustado.

Fidelizar os clientes

Aproveitar a popularidade dos influenciadores não precisa ter só um efeito imediato, desde que você aproveite a oportunidade de usar essa exposição para fidelizar os clientes.

De que formas isso pode ser feito? Por se preparar bem e aproveitar a nova “vitrine” para ganhar de vez a confiança dos clientes e impressionar quem está conhecendo a marca agora.

4 passos para se conectar com influenciadores

Finalmente, você deve saber o que fazer para se conectar com os influenciadores certos, de modo que suas campanhas tenham o resultado esperado.

Se engana quem pensa que o trabalho consiste apenas em procurar pessoas famosas para promover produtos ou eventos.

Há vários passos que devem ser seguidos a fim de que a parceria com os influenciadores realmente seja positiva. Veja quais são eles:

Identifique os influenciadores certos

Como você deve identificar quem são os influenciadores mais indicados para trabalhar em conjunto com a sua empresa?

São três principais fatores a levar em conta. Eles são:

  • Contexto: É preciso escolher quem tem apelo junto ao público que você deseja atingir;
  • Alcance: Um requisito é que essa pessoa tenha uma grande audiência, caso contrário o efeito da parceria será muito limitado;
  • Poder de ação: Se trata da habilidade do influenciador em levar o público a ação.

Quando esses fatores estiverem alinhados entre si, você terá a escolha certa para a sua estratégia de marketing de influenciadores.

Pense no pagamento

Depois de escolher o parceiro ideal, é hora de considerar qual será o pagamento oferecido, não só a ele, mas também aos seus seguidores. Como assim?

Muitos influenciadores já estão acostumados a fazer parcerias com marcas, e alguns deles possuem até material voltado para quem deseja contratá-los. Então, essa parte não deve ser complicada.

Mas, pense além, ou seja, o que a empresa pode oferecer para os fãs desses profissionais — um vale desconto, período de teste grátis, etc. — a fim de convencê-los mais rapidamente.

Ofereça um projeto convincente

Os influenciadores são pessoas ocupadas e que, acima de tudo, têm uma reputação a zelar. Em outras palavras, eles não serão atraídos só por dinheiro.

Pensando nisso, é necessário montar um projeto convincente do que você pretende alcançar com a parceria e como pensa em fazer isso.

Então, é só apresentar a proposta, ouvir o que o influenciador tem a dizer e fazer os arranjos finais para firmar a parceria.

Acompanhe os resultados

Depois de firmar o acordo o trabalho não chega ao fim. Para garantir que o retorno sobre investimento seja positivo, é indispensável acompanhar os resultados.

Isso é algo que precisa ser definido com antecedência, incluindo quais serão os principais KPIs a acompanhar.

Fazer isso é a melhor forma de aprimorar seu planejamento nas próximas campanhas, tanto por saber se a escolha do influenciador foi acertada quanto pelos demais elementos que envolvem uma ação desse tipo.

Procurar influenciadores para ajudar na sua estratégia de marketing digital é realmente uma boa saída para alcançar um público muito maior em menos tempo. Só não deixe de se preparar bem antes, para firmar parcerias que sejam realmente vantajosas para o negócio.

Sabia que outra forma de marketing digital muito lucrativa é o seu próprio blog? Aprenda agora tudo que precisa saber para monetizá-lo!

Guest Post produzido pela Rock Content.