O que são Programas de Afiliados?

O que são Programas de Afiliados?

As novas tecnologias trazem consigo novos canais e diferentes maneiras de engajar o consumidor com serviços e conteúdos cada vez mais fáceis de serem consumidos. Essa é uma excelente notícia para aqueles que desejam aproveitar esse...

As novas tecnologias trazem consigo novos canais e diferentes maneiras de engajar o consumidor com serviços e conteúdos cada vez mais fáceis de serem consumidos. Essa é uma excelente notícia para aqueles que desejam aproveitar esse tipo de oportunidade para fazer negócio. Foi dessa maneira que os programas de Afiliados surgiram, com técnicas, ferramentas e muitos novos empreendedores que aproveitam esse tipo de negócio para trabalhar de casa e ter uma boa margem de lucros. Se você ainda não está familiarizado com o termo Programa de Afiliados, o post de hoje vai te contar tudo que você precisa saber sobre esse segmento que permeia o universo do empreendedorismo digital.

Como surgiram os programas de Afiliados?

O termo “programa de Afiliados” nasceu nos anos 90, poucos anos depois do surgimento da nossa estimável internet. Os donos dos primeiros e-commerces perceberam uma grande oportunidade com a rede que interligava pessoas do mundo inteiro. Foi quando houve uma associação entre e-commerces, sites de assuntos diversos e o consumidor final.

Os sites indicavam os produtos através de conteúdo, banners e quando o usuário clicava naquele conteúdo, era direcionado a um site de compras. A cada venda realizada, o dono do site intermediador ganhava uma comissão pela indicação. A Amazon foi uma das pioneiras a utilizarem um programa de Afiliados para divulgar seus produtos.

O que é um programa de Afiliados

Um programa de Afiliados nada mais é que uma oportunidade para pessoas tornarem-se promotores de produtos de terceiros, em troca de comissão. Atualmente é possível divulgar produtos físicos ou produtos digitais, como no caso da Hotmart. Os Afiliados também são conhecidos como webmasters, pois estudam constantemente o mercado e formas de melhorarem sua performance para vender mais na internet.

O que é um link de Afiliado?

Uma vez que você se torna um Afiliado, a ferramenta do programa de Afiliados no qual se cadastrou, fornece links exclusivos para você divulgar os produtos. Esses links são codificados de forma que toda vez que você realizar uma nova venda, será possível identificar que a conversão foi concluída através do seu conteúdo e assim você recebe a devida comissão.

O programa de Afiliados realmente funciona?

Essa pergunta poderia ser substituída por “É realmente possível ganhar dinheiro participando de um programa de Afiliados?”. Sim, muitas pessoas ao redor do mundo vivem da renda gerada em programas de Afiliados, fazendo da afiliação de produtos, uma profissão.

Há quem também trabalhe como Afiliado para gerar renda extra, o que pode ser tão útil quanto construir uma carreira como empreendedor digital. Tudo depende do seu objetivo.  

Quem pode se tornar um Afiliado?

Assim como no caso de produtores digitais, qualquer pessoa pode se tornar um Afiliado de sucesso. Com o mercado digital cada vez mais em expansão, é possível encontrar uma infinidade de produtos e você poderá escolher dentre aqueles que tem mais afinidade.

Além disso, é possível encontrar muitos materiais sobre afiliação e técnicas de marketing para se utilizar na divulgação.

Quais são os tipos de Afiliados?

Depois de muito estudar e trabalhar o mercado de Afiliados, constatamos um padrão entre os 4 perfis mais comuns desse profissional:

  1. Afiliado autoridade: Ele é especialista sobre determinado assunto e utiliza sua autoridade naquele nicho para indicar produtos que possam ser úteis para as pessoas que acompanham seu trabalho. É comum que blogueiros que já tenham um volume interessante em suas páginas ou aqueles que construíram uma base de e-mails tornem-se Afiliados autoridade, mas nada impede alguém de começar do zero e tornar-se um especialista em determinado mercado.
  2. Afiliado apresentador: O apresentador utiliza de sua imagem e credibilidade para divulgar os produtos aos quais é Afiliado. Geralmente ele tem forte presença em redes sociais e muitos seguidores que o acompanham diariamente.
  3. Afiliado cientista: Esse Afiliado estuda constantemente sobre técnicas avançadas de marketing e aplica-as em seu negócio com anúncios, posts e outras estratégias para escalar o seu negócio digital. Ele é analítico e sabe medir seus resultados para aperfeiçoar as conversões.
  4. Afiliado revendedor: O revendedor é especialista em fazer vendas no boca a boca, apesar de não conseguir escalar muito, ele sabe exatamente quais produtos indicar para as pessoas do seu círculo de convivência. Enquanto você ainda não se torna uma autoridade ou cientista, é interessante começar testando suas técnicas como Afiliado revendedor.

Quais as habilidades um Afiliado deve ter?

Mesmo que você decida trabalhar como Afiliado em seu tempo extra, é preciso ter algumas habilidades para conseguir fazer vendas. Vamos contar algumas delas para você já começar a colocar em prática:

  • Ter disciplina: ser Afiliado é também um trabalho e para colher bons resultados, é preciso ter disciplina para sempre manter o mínimo de consistência em sua estratégias. Estipule um calendário com ações que você possa executar para alavancar seu negócio pouco a pouco e seja fiel ao seu plano.
  • Gostar de estudar: quanto mais você souber sobre seu mercado, mais profissional você se tornará. Por isso, atente-se às novidades e estude as técnicas de divulgação que você ainda desconhece.
  • Saber comunicar-se: para gerar audiência, é preciso comunicar-se bem com seu público e isso significa saber escrever de forma clara, seja para anúncios, redes sociais ou blogs. Se você pretende gravar vídeos, também terá que treinar sua oratória. Além de falar com o público, bons Afiliados sempre buscam fazer networking com outros profissionais do mercado, assim podem trocar experiências, aprimorar suas técnicas e escalar ainda mais seus ganhos.
  • Ser persistente: essa dica vale principalmente para aqueles que desejam ter grandes resultados e não só fazer uma venda ou outra. O imediatismo é um dos fatores que fazem as pessoas desistirem tão facilmente de suas metas e sonhos. Trace um plano para o seu negócio e cumpra-o mesmo quando ainda não houver nenhum lucro.

Como escolher o nicho de mercado?

Um nicho é um segmento de mercado que direcionará seu foco a um certo público para atender demandas específicas. Poucas empresas conseguem abordar diversos nichos, como é o caso dos e-commerces Amazon e Submarino, que vendem diversos produtos para um público muito amplo e diversificado. Já um nutricionista que se dedica a cuidar da alimentação de crianças com doença celíaca, lida com um público muito específico. As vantagens de se trabalhar com segmentação é que você pode ser mais preciso em suas estratégias para divulgar sua marca.

Agora que você já sabe o conceito de nicho, é hora de escolher em qual deles você irá atuar. Além de considerar aqueles assuntos sobre os quais você mais gosta de falar, é importante listar aqueles mais promissores no mercado de produtos digitais e alinhá-los com os materiais que você pode produzir para atrair mais leads e consequentemente, compradores.

As empresas com programa de Afiliados disponibilizam os produtos hospedados na plataforma para que os Afiliados possam selecionar aqueles que irão divulgar. É comum que haja um ranking com aqueles mais vendidos, ou ainda aqueles que tem maior índice de satisfação dos compradores, como acontece na Hotmart. Depois de fazer essa análise, recorra a algumas ferramentas de pesquisa por termos, como o Google Trends, Keyword Planner do Google Adwords e o Keyword Tool e verifique o volume de busca por temas relacionados ao nicho do produto escolhido.

Como funciona a relação Produtor x Afiliado?

O produtor é responsável por toda a formulação do produto digital, bem como a definição de preço e a comissão paga ao Afiliado. Mas não se preocupe, alguns produtos podem ter até 80% de comissão. Alguns programas de Afiliados dão a opção ao produtor de deixar a afiliação aberta ou fechada. Na aberta, qualquer pessoa pode se afiliar e na fechada, o produtor aprova ou não seus Afiliados.

Além disso, o produtor será responsável por toda a relação com o cliente, desde a entrega do material (nesse caso, algumas plataformas realizam esse processo de forma automatizada para o produtor) até o suporte em caso de dúvidas.

Onde os Afiliados podem divulgar os produtos?

Uma vez que você escolheu os produtos aos quais irá se afiliar, é hora de definir suas primeiras estratégias de divulgação. Veja a seguir quais são as opções mais utilizadas em estratégias de marketing:

  • Redes sociais: O Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e tantas outras redes sociais que fazem sucesso atualmente são uma arma poderosa para divulgar seus links de Afiliado. Mas entenda que a função dessas redes é sempre engajar o público com conteúdo interessante. Fazer propagandas sem contexto ou material relevante é uma estratégia amadora e é muito provável que não lhe traga resultados. O ideal é construir perfils fortes nessas redes e alimentá-las com material interessante, para então, poder falar de seu produto.
  • Blog: você pode utilizar conteúdos bem escritos sobre o mercado do produto que você pretende divulgar e assim, atrair o público que mais se assemelha aos seus compradores ideais. Um bom posicionamento no Google com técnicas de SEO, podem lhe ajudar a conseguir tráfego orgânico (não-pago) e um público qualificado, que tenha mais afinidade com o produto promovido. Se seu produto fala sobre “auto-estima da mulher”, por exemplo, é muito interessante fazer um post contando “Os fatores mais comuns que causam depressão em mulheres” ou talvez “5 sinais que confirmam que você tem baixa auto-estima”.
  • Google Adwords: Com o Google Adwords você pode fazer anúncios segmentados para o público que quer atingir e você pagará por cada clique que receber em seu link, mesmo que este clique não realize uma compra. Você pode anunciar na página de busca do Google, em blogs e sites através de banners e também no Youtube.
  • E-mail marketing: estude maneiras de elaborar funis de venda que consigam atingir as pessoas que lhe forneceram o endereço eletrônico da maneira certa e no momento certo. Dessa forma, você poderá conversar com seu público de forma personalizada e aumentar as chances de conversão.

Agora que você sabe tudo sobre programa de Afiliados, é hora de dar os primeiros passos para tornar-se um profissional de sucesso. Se você escolheu a Hotmart como sua plataforma, comece se cadastrando e leia o tutorial de como se afiliar a um produto clicando aqui.