16 páginas que te ajudarão na hora de empreender

16 páginas que te ajudarão na hora de empreender

Para se dar bem no mundo dos negócios, é preciso entender como funciona o mercado. Conheça as páginas que te ajudarão a ser um empreendedor inteligente

Para ser um empreendedor inteligente é preciso entender bem o mercado no qual você pretende atuar. Conheça as páginas na internet que são leitura praticamente obrigatória para quem quer  empreender no mercado de produtos digitais.

Boa leitura!

Blogs em português 

Endeavor Brasil

O Portal Endeavor é um dos blogs mais completos sobre empreendedorismo no Brasil, com assuntos que vão desde o desenvolvimento e gestão de pessoas até dicas de finanças para empresas de pequeno a médio porte.

Ao todo são 6 seções fixas, incluindo uma aba com materiais ricos, onde o visitante pode fazer o download de ebooks e infográficos que serão úteis na sua jornada como empreendedor.

Sebrae

O Sebrae costuma ser a porta de entrada para o empreendedor no mundo dos negócios, já que a instituição está presente em todo o país e oferece consultoria e palestras (muitas delas gratuitas) para micro e pequenos empreendedores.

O que você talvez não saiba é que eles tem um blog super atualizado, com temas voltados para a gestão do pequeno negócio e cases inspiradores de pessoas que decidiram abrir mão do mercado de trabalho convencional para trabalhar por conta própria, fazendo algo que gostam.  

Conta Azul

Um dos maiores desafios para quem está começando um pequeno negócio é gerenciar o fluxo de caixa.Para essas pessoas, o Conta Azul é uma excelente alternativa!

Além de disponibilizarem um software de gestão financeira, 100% online, eles também possuem um blog onde compartilham dicas para o microempresário otimizar os gastos da sua empresa e notícias sobre o mercado divididas em editorias como Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, Tecnologia, entre outros.

Assim como nos exemplos anteriores, o Conta Azul também investe em materiais ricos como planilhas, e-books e videoaulas, para enriquecer o aprendizado dos seus usuários. Caso você ainda tenha dúvidas sobre gestão financeira, vale fazer um teste do serviço deles, que é oferecido por até três dias grátis.

Aceleradora

O Aceleradora é um projeto criado em  2008 por Yuri Gitahy para apoiar startups, mas o blog mesmo surgiu em 2009.

Pela expertise deles na área de inovação e empreendedorismo, se tornaram uma leitura quase obrigatória para quem quer empreender na área de tecnologia.

Por ser um blog focado no ambiente digital, espere muitas notícias sobre tendências da internet, cobertura dos principais eventos de tecnologia e depoimentos de profissionais que se destacaram nesse setor.

News monitor

Apesar de ser um serviço de monitoramento de notícias e clipping digital, o blog do News Monitor também compartilha conteúdos que podem ajudar pequenos empreendedores a aumentarem o branding da sua marca na internet.

O blog também posta textos com dicas para monitorar a sua concorrência e elaborar relatórios de inteligência que serão úteis para melhorar seus produtos e serviços.

Pequenas empresas, grandes negócios

Baseado no programa de televisão, veiculado pela TV Globo, o site “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” como o nome já diz, é focado no microempreendedor.

Entre o conteúdo compartilhado destacam-se os casos de pessoas que tiveram boas ideias e decidiram investir, o que pode ser bastante inspirador para quem está começando.

Os visitantes também têm acesso à entrevistas com especialistas do Brasil todo sobre temas como gestão financeira e gestão de pessoas, com postagens de vídeo e de texto.

Arata Academy

O Arata Academy é um canal no YouTube, além de uma plataforma de ensino à distância, com cursos ministrados por Seiiti Arata.

Os vídeos no YouTube e as videoaulas abordam temas como produtividade pessoal, carreira profissional, finanças pessoais, empreendedorismo, aprendizado acelerado, comunicação e relacionamentos.

O canal é uma indicação interessante para os empreendedores que estão começando, pois compartilha dicas para otimizar o seu tempo, para se relacionar com os agentes do seu negócio e lidar com os desafios profissionais que eventualmente irão surgir.

Project Builder

O Project Builder é o maior blog de Gestão de Projetos do Brasil, com uma base composta por 100 mil seguidores, além de um canal no YouTube com mais de dois mil inscritos.

Apesar do nome, o blog não é focado apenas em gestão de projetos, contendo dicas para fazer um bom plano de negócios, gerenciamento de custos e gestão de pessoas, que podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes.

Romero Rodrigues

Romero Rodrigues é um dos fundadores do Buscapé Company, que é uma plataforma de digital commerce, responsável pela criação de grandes lojas online, como o buscapé.

Em seu blog, ele traz lições que adquiriu ao longo da sua carreira como empreendedor/investidor, notícias sobre as principais inovações tecnológicas, suas diferentes aplicações na rotina do negócio, entre outros temas.

Guia empreendedor

O Guia do Empreendedor é o canal de conteúdo do site vouclicar.com, plataforma que oferece aplicativos para automação de serviços de marketing e de logística.

As postagens vão desde indicações de leitura, erros que todo empreendedor deve evitar no seu dia-a-dia e posts focados na sustentabilidade do pequeno negócio.  

Primeira Venda

O Primeira Venda, como o nome mesmo diz, compartilha conteúdos para auxiliar o seu visitante a fazer a primeira venda na internet, seja como produtor ou como afiliado.

Dentro do universo de empreendedorismo online, os temas são diversos: dicas para vender no instagram, tutorial para utilizar ferramentas de anúncios, como abordar o seu público nas redes sociais são alguns exemplos.

Isso tudo com uma linguagem simples e acessível para pessoas que começaram a pesquisar sobre esse mercado recentemente.

Hotmart

É claro que não poderíamos deixar de falar do Blog da Hotmart, afinal trata-se da maior plataforma de compra e venda de produtos digitais do Brasil, com atuação em mais de 160 países.

Ao contrário do que o nome sugere, os posts não se restringem apenas à plataforma, sendo a maioria dos conteúdos direcionados para pessoas que já pensaram em trabalhar com a internet e que tem curiosidade sobre esse mercado, independentemente de terem um produto ou não.

Atualmente o blog está disponível em cinco idiomas: Português, Inglês, Francês, Espanhol e Árabe. A Hotmart também possui um canal no YouTube e séries de vídeos como o Hotmart Tips e Digital Makers (em português e espanhol)  que buscam incentivar pessoas comuns a viverem de suas paixões.   

Neil Patel

Considerado uma das principais referências do marketing digital, Neil Patel propõe uma comunicação capaz de despertar o desejo da compra nos usuários, através de conteúdo de qualidade.

O blog dele (que também possui versão em português), compartilha insights valiosos para quem quer começar a vender produtos, usando exclusivamente a internet na divulgação.

Saia do lugar 

O Saia do lugar é um blog que reúne dicas sobre empreendedorismo, ferramentas que você pode utilizar para vender pela internet e até mesmo posts motivacionais para incentivar pessoas que pretendem literalmente sair do lugar e trabalhar por conta própria. O blog também mostra os prós e os contras de ter um negócio próprio.

Blogs estrangeiros

Consultar referências de outros países pode ajudar o empreendedor a criar uma linguagem ainda mais abrangente e a expandir a sua visão de negócios.

Por isso, listamos algumas referências de blogs (na língua inglesa) que também podem te ajudar  na hora de empreender.

Entrepeneurs Journey

O Entrepenerus Journey, que em tradução literal seria algo parecido com Jornada do Empreendedor, é um canal que ensina todos os métodos e técnicas necessárias para tirar a sua ideia do papel e materializá-la em um negócio.

O blog é ótimo para quem ainda está construindo um negócio online e quer aprender a comercializar seus produtos na internet.

O Entrepeneurs Journey também possui um podcast próprio em que aborda o mundo do empreendedorismo digital, sob a perspectiva de diferentes profissionais que atuam na área.

Backlinko

No mesmo estilo do blog de Neil Patel, o Backlinko é uma página que compartilha dicas de SEO, para melhorar o posicionamento da sua página nos principais mecanismos de busca  e, consequentemente, aumentar a sua visibilidade online.

O Blog não é atualizado diariamente, mas possui materiais valiosos para você incrementar a sua estratégia de marketing digital e atrair tráfego mais qualificado para a sua página.

Afinal, não é esse o objetivo de quem quer vender pela internet?

Forbes

Se o nome não te parece estranho, é porque não é mesmo: já que a Forbes é a maior publicação de negócios do mundo, disponível em vários idiomas, inclusive no português do Brasil.

Apesar de ser focada em grandes empresas e multinacionais, a Forbes possui colunas fixas sobre liderança, gestão de pessoas e sustentabilidade de negócios que podem ser aplicados à rotina de pequenos empreendedores.

Tem mais alguma indicação de blog que você não viu aqui? Deixe sua sugestão nos nossos comentários e continue acompanhando o nosso blog para ler mais novidades sobre o mercado de produtos digitais em primeira mão!