Construindo tecnologia para empoderar mulheres!

Construindo tecnologia para empoderar mulheres!

Saiba mais sobre o Hackathon For Girls Only, criado pela Hotmart para empoderar a mulher no mercado de trabalho. Confira o artigo, na íntegra, abaixo!

São vários os mercados em que a atuação feminina ainda é pouco encorajada em relação ao que poderia e deveria ser, como na área de tecnologia, por exemplo. Isso faz com que ações, como o Hackathon, sejam ferramentas que promovem a conscientização sobre a importância do empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Mas sabe o que importa mesmo, diante dessa realidade? É o que está sendo feito para que ela mude!

A Hotmart está trabalhando duro para ser uma das empresas que colabora com essa mudança de cenário e para inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho, por isso, resolvemos colocar em prática um pouquinho do que tanto acreditamos ao lançar um desafio para mulheres da área de desenvolvimento de todo o Brasil: um Hackathon exclusivamente feminino, que dará origem a uma plataforma colaborativa totalmente voltada para a valorização da mulher no mercado de trabalho.

Quer entender melhor? A gente explica!

Convocamos desenvolvedoras do país inteiro para o Hackathon For Girls Only, uma maratona feminina de desenvolvimento, afinal, uma iniciativa que pretende valorizar e reconhecer profissionais mulheres deve ser protagonizada por ninguém menos do que elas mesmas, certo?

A ideia consiste em desenvolver uma plataforma colaborativa para que as mulheres avaliem, anonimamente, as empresas em que trabalham, com base em vários quesitos, visando tornar o mercado um ambiente saudável em que todas as profissionais sejam respeitadas e valorizadas como merecem.

A importância de valorizar talentos femininos é tanta, que não hesitamos em convocar participantes de todos os lugares do Brasil. Tivemos inscritas de 22 estados brasileiros e, até de fora do país. Isso nos mostra como é imensa a aceitação de projetos como este e a vontade de fazer parte desse tipo de ação! Custear a vinda de desenvolvedoras de outras cidades e estados a Belo Horizonte, incluindo passagem, hospedagem e alimentação é apenas um detalhe diante da honra de poder colaborar com a transformação da realidade das mulheres em suas trajetórias profissionais.

Será um dia inteiro de atividades intensas, em que as participantes poderão interagir, aumentar suas redes de contatos e aprender muito com as colegas e profissionais da área, que estarão disponíveis para auxiliá-las e monitorá-las durante o evento.

E o que essas mulheres ganham ao participar do Hackathon For Girls Only?

A desenvolvedora que mais se destacar durante a maratona será premiada com uma viagem ao NASA Kennedy Space Center, na Florida. Mas, ainda mais importante do que a premiação é o fato de que todas as participantes serão nomeadas, certificadas e reconhecidas como co-autoras de uma iniciativa transformadora, da qual cuidamos, desde o início, com muito carinho, submetendo-a a todas as regras das legislações vigentes. Isso tudo, para oferecer às participantes a experiência enriquecedora de vivenciar um projeto que será, de fato, entregue à comunidade e que pretende elevar o nível do comportamento das empresas em relação à maneira como elas empregam, valorizam e respeitam suas profissionais.

O objetivo deste projeto é evidenciar a necessidade de abrir os olhos e as portas do mercado para a atuação feminina, além de ressaltar o dever que todas as empresas têm de tratar suas profissionais com igualdade, contemplando-as com salários justos, baseados única e exclusivamente em seus cargos e desempenhos, respeitando suas particularidades e dando a elas o reconhecimento que tanto merecem e lutam para conquistar.

Por meio desta iniciativa, esperamos que, em pouco tempo, mais e mais empresas unam-se, abracem, defendam e lutem pela igualdade entre gêneros no mercado de trabalho e na sociedade, e pelo respeito e admiração a tudo o que as mulheres representam, seja como profissionais, mães, filhas, esposas, amigas ou como tudo aquilo que elas escolherem ser.

Que venha o Hackathon For Girls Only!