Como divulgar HotLinks em campanhas do Adwords

Como divulgar HotLinks em campanhas do Adwords

Um passo a passo para Afiliados que querem aprender a divulgar o Hotlink em suas campanhas do Adwords e melhorar o seu desempenho em vendas

Se você trabalha com vendas na internet já sabe que existem inúmeras possibilidades de divulgar um produto online.

No caso dos nossos Afiliados, essa divulgação é feita por Hotlinks, que são links únicos gerados pela plataforma da Hotmart, que contém um identificador do responsável por aquela venda.

É esses links que permitem que as comissões sejam processadas corretamente.

No post de hoje vamos explicar como divulgar os HotLinks em suas campanhas do Google Adwords da maneira correta.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Continue com a gente!

Como divulgar HotLinks no Adwords: o passo a passo   

1-  Ao criar a sua campanha, selecione a opção “Todos os Recursos”, que é a opção recomendada pelo Google.

2- Na tela Criar Grupo de anúncios , no item Modelo de acompanhamento adicione o parâmetro de página de destino do produto que você está anunciando: no caso o HotLink, seguido do SRC.

O SRC é o que vai te ajudar a identificar quais campanhas suas geraram mais vendas, fornecendo os insights necessários para otimizar suas próximas ações.

Para usar o SRC da Hotmart, basta adicionar o seguinte termo no HotLink de divulgação:

?src=nomedacampanha

O sinal de interrogação (?) precede o Hotlink no caso de primeiro parâmetro ou de parâmetro único.

Ex: https://go.hotmart.com/U452155621?src=adwords

Utilize o ícone & para os parâmetros adicionais.

Ex:  https://go.hotmart.com/U452155621?src=adwords&src=facebook 

Em seguida, clique em “Salvar e continuar”.  

Para o SRC funcionar corretamente, ele deve ter no máximo 30 caracteres. Você também pode utilizar o símbolo pipe “|” no Hotlink, para separar as características do seu anúncio.

Ex: https://go.hotmart.com/U452155621?src=adwords|tutorial|idiomas

Defina a estrutura do anúncio 

2- Na tela seguinte no Campo URL final, coloque o endereço da página de vendas do produto do qual você é Afiliado.

Os campos seguintes contemplam toda a estrutura do seu anúncio.

Nesse nível é importante que você conheça bem a sua persona, para utilizar uma linguagem que seja atrativa para ela.  

No Título 1 utilize a palavra-chave relacionada ao produto que você está anunciando.

Assim o seu Ad aparecerá quando o usuário fizer uma pesquisa sobre aquele tema. Para ser visualizado corretamente o título deve ter até 30 caracteres.

Ex: Curso de Inglês para negócios.

Já no Título 2, você pode incluir alguma informação complementar ao título principal. Como seu blog, um telefone para contato, ou qualquer outra informação que você julgar pertinente.

Assim como no Título principal, você deve ficar atento ao limite de 30 caracteres.

Ex: Aprenda sem sair de casa

Use a Descrição para destacar os detalhes sobre seu produto ou serviço. Aqui é aconselhável incluir um call to action, explicitando a ação que você espera do seu lead.  

Lembrando que uma boa copy faz toda a diferença para a sua audiência se engajar com o seu anúncio, afinal você tem apenas 80 caracteres para apresentar o seu produto/serviço e convencer o usuário de que a sua solução é a ideal para ele.

Nós demos dicas sobre tudo o que um bom anúncio deve conter no post Tenho muitos cliques em anúncios, mas nenhuma conversão.

Se você está em dúvida sobre as melhores práticas, sugiro dar uma olhada!

4- Insira as palavras chaves relacionadas ao seu anúncio. Lembrando que o ideal é investir em palavras com alto volume de busca e baixa concorrência.

Você pode descobrir as melhores opções de palavras chave utilizando o Keyword Tool, disponível no Google Adwords.

No caso de nichos mais específicos procure usar palavras-chave de cauda longa como, por exemplo: curso de inglês para negócios, ao invés de apenas cursos de inglês.

Isso vai te ajudar a atrair uma audiência mais segmentada para a página de vendas, o que pode aumentar as suas chances de conversão.

6- Depois que o seu anúncio estiver estruturado, clique em “Salvar Grupo de Anúncios”.

Confira as informações 

Nas próximas etapas você deve definir o orçamento da sua campanha.

Essa é uma boa oportunidade para checar se a página de destino do anúncio está carregando corretamente, e se o Call to Action direciona para a página de Checkout da Hotmart.

No final da página de checkout, à direita, é possível identificar um número de referência composto por uma letra e 8 números.

Ele deve coincidir com os dados do seu HotLink.

Ex: htps://go.hotmart.com/N32845068

É isso que vai ajudar a plataforma a identificar o link do Afiliado responsável por aquela venda.

Modelo de checkout padrão da Hotmart

 

HoLinks

Política de anúncios do Adwords 

Você seguiu todos os passos do nosso tutorial, mas mesmo assim o seu anúncio não foi aprovado.

O motivo? É provável que o seu anúncio ou a página de destino dele, não esteja de acordo com as Políticas de publicidade do Adwords.

O Google Adwords possui diversas restrições de conteúdo, tema e até de formato de anúncios, como forma de garantir que o usuário veja apenas aquilo que é relevante e seguro para ele.

Não são aprovados, por exemplo:

  • Anúncios de produtos falsificados
  • Produtos ou serviços que podem causar danos, prejuízos ou ferimentos
  • Produtos que incentivam o comportamento desonesto, como softwares falsificados
  • Conteúdo inadequado: que incite violência, racismo, intolerância religiosa ou que estejam relacionados à pessoas e organizações que apoiam esses movimentos discriminatórios.

Requisitos editoriais e técnicos  

O objetivo do Google é selecionar conteúdos e anúncios que são relevantes para os milhares de usuários que acessam a ferramenta de busca diariamente.

O valor do lance é um dos critérios de avaliação, mas ele não assegura que a sua campanha terá um lugar de destaque nos resultados de pesquisa.

Para alcançar esse posto, o seu anúncio deve: ser atrativo para a sua audiência; atender os requisitos editoriais e técnicos do Google Adwords. Vamos falar um pouco sobre eles a seguir!

Editorial

No Google Adwords só são permitidas promoções claras e que forneçam aos usuários um conteúdo relevante, útil e de fácil interação.

Ou seja, antes de criar o anúncio você precisará pensar na experiência do seu usuário, para criar uma publicidade que seja não só atrativa, como funcional, informativa e intuitiva.

Logo de cara são descartados os anúncios cujo a copy é confusa ou gera dupla interpretação, com linguagem imprópria, uso excessivo de palavras, números, letras, símbolos ou pontuação.

Páginas de destino

A URL que aparece no anúncio, deve estar relacionada à URL final da página de destino: no caso o HotLink deve direcionar para uma página de vendas ativa e compatível com o produto que você está anunciando.

Na página do Adwords eles citam como exemplo: o direcionamento dos usuários do domínio “google.com.br” para o “gmail.com.br”.

Nem todo o usuário que usa o Google, tem uma conta no Gmail, logo esse direcionamento seria incorreto.

O Adwords também recusa anúncios com URL’s que direcionam para sites ou aplicativos que estão em construção, domínios reservados ou que simplesmente foram retirados do ar.

Outras restrições são:

  • Sites que não são visíveis nos navegadores mais utilizados.
  • Sites que desativaram o botão “Voltar” do navegador.

Requisitos de formato do anúncio

No Google Adwords é possível anunciar na Rede de Pesquisa, na Rede de Display ou em Rede de Pesquisa com exibição em display.

Ao escolher qualquer uma dessas opções para veicular seus anúncios, você concorda com os requisitos específicos de formato de cada rede, como: limites de caracteres para o título ou o corpo do anúncio; requisitos de tamanho de imagem; limites de tamanho de arquivo; duração de vídeos; proporções, etc.

Antes de criar o seu anúncio, revise os requisitos específicos para todos os formatos de anúncio que você utiliza ou quer utilizar, para ser mais assertivo em sua proposta.

Para saber mais sobre o assunto acesse as Políticas de Publicidade do Google Adwords.

Página de vendas 

O anúncio criado com HotLink deve direcionar para uma página de vendas que transpareça confiança para o usuário.

Se você vai anunciar um produto em campanhas do Adwords, lembre-se de checar se a página do seu produto possui uma Política de Uso e Privacidade que deixe claro para o usuário como os dados fornecidos por ele serão utilizados.

A sua página de vendas também deve conter os dados do produtor responsável por aquele produto e os seus contatos, e-mail ou telefone, caso o lead tenha alguma dúvida sobre a compra.

Além de ser um canal extra de comunicação com o seu público-alvo, permitindo uma venda ainda mais personalizada, deixar o seu contato à mostra passa a confiabilidade necessária para que o seu anúncio seja aprovado pelo Google Adwords.

Agora que você já sabe o que é necessário para divulgar HotLinks em suas campanhas do Adwords, é hora de colocar o seu conhecimento em prática!

Esse texto foi útil para você? Deixe sua dúvida ou sugestão nos nosso comentários!