5am Club: Entenda se esse método funciona para você!

Você conhece o 5am club? Existem vários adeptos famosos dessa rotina. Confira as vantagens e desvantagens e se ela é para você!

5am Club - uma imagem de um relógio com um abajur ao lado e fundo creme.

Provavelmente você já viu alguém nas redes sociais postando sobre as maravilhas de acordar bem cedo e aproveitar o dia, certo? Essa é a filosofia por trás do 5am Club ou “clube das 5 da manhã”.

Tim Cook da Apple, Howard Schultz do Starbucks e Robert Iger da Disney são algumas das pessoas conhecidas por fazer parte desse clube que atrai cada vez mais integrantes. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvida se esse tal hábito de acordar antes do sol realmente faz sentido e pode trazer vantagens.

Saiba mais sobre esse movimento famoso entre empreendedores e descubra se ele é para você! 

O que é o 5am Club?

O 5am Club é um grupo de pessoas que, por vontade própria, decidem acordar às 5 da manhã para aproveitar melhor o dia por diversos motivos, que podem ser pessoais e/ou profissionais. 

Aqui não se enquadram as pessoas que são obrigadas a acordar esse horário para trabalhar ou levar os filhos para a escola, por exemplo. 

A ideia do clube é que pessoas que não precisam acordar nesse horário mudem a rotina para encaixar atividades nessas primeiras horas do dia e se sentirem mais produtivas e descansadas. 

Tendo 1 hora a mais, você pode:

No entanto, não é tão fácil definir o alarme para as 5h da manhã. Você precisa administrar seu sono de forma eficaz para que acordar tão cedo não tenha nenhum efeito sobre você. 

Além disso, precisa controlar sua saúde, incluindo a ingestão de alimentos e bebidas para manter seu corpo devidamente abastecido. Por fim, minimizar as distrações para garantir um início de dia tranquilo.

Como surgiu este clube?

O clube das 5 da manhã foi criado pelo canadense Robin Sharma, autor do livro 5am Club e também de outras obras, como o best-seller “O monge que vendeu sua Ferrari”.

No livro, o autor afirma:

“Quando você acorda hiper cedo, você tem o seu dia, o seu caminho. Não permanecer na cama após o despertador tocar. Sair da cama e acender a luz. Você só precisa de 66 dias para que se torne um hábito. Ser capaz de levantar às 5h fará você transformar coisas difíceis em coisas mais fáceis – porque você irá superar uma das coisas mais difíceis que mantém as pessoas longe do sucesso: sair da cama.”

Robin Sharma sugere que as primeiras horas sejam divididas assim:

  • 20 minutos para atividades físicas;
  • 20 minutos planejando e organizando o dia e as tarefas;
  • 20 minutos para ler ou aprender algo.

Mas muitas pessoas começaram a conhecer mais sobre esse estilo de vida e também a praticá-lo após o sucesso do livro “Milagre da manhã” de Hal Elrod. 

O livro também aponta os benefícios de acordar cedo e se dedicar ao desenvolvimento pessoal, mas com uma proposta diferente.

O autor sugere que as pessoas acordem cedo e separem os primeiros momentos para fazer 6 atividades relacionadas a: ficar em silêncio, fazer afirmações positivas, visualizar objetivos e metas, praticar exercícios físicos, ler algo e escrever reflexões.

Como colocar os ensinamentos do 5am Club em prática?

É recomendado estabelecer uma rotina de dormir e ir para a cama na mesma hora — de preferência bem cedo.

Isso garantirá que você durma horas suficientes para que acorde cheio de energia para aproveitar as primeiras horas do dia. 

Você também pode usar algum tipo de relógio para definir um alarme de diferentes maneiras: seja acordando com uma música calma, ou até mesmo ajustando um alarme de 10 em 10 minutos a partir das 4h30 da manhã.

Para começar, escolha o dia de sua preferência e experimente. Pode ser em uma segunda-feira ou até mesmo no sábado, quando não precisará começar a trabalhar tão cedo.

Você verá que o 5 da manhã Club oferece horas de produtividade, crescimento pessoal e paz interior.

O que a ciência diz sobre acordar às 5 horas

Existem alguns estudos que apontam a relação entre acordar cedo e produtividade, mas nada que especifique a questão do horário ou que mostre que essa é uma verdade que serve para todas as pessoas.

O que se sabe é que acordar cedo pode ser positivo por vários motivos diferentes, mas isso depende bastante da rotina de quem segue esse hábito.

Mas, por mais que não exista evidência científica comprovando os benefícios de acordar especificamente às 5 da manhã, não é à toa que muitas pessoas têm gostado desse novo estilo de vida, certo?

Listamos algumas vantagens que podem ser aproveitadas nessa nova rotina e também algumas desvantagens. 

Assim você pode avaliar se faz sentido entrar para o clube das 5 da manhã e começar a despertar antes mesmo de o sol nascer!

Quais são os benefícios?

Se você tem uma rotina intensa de trabalho ou estudo e à noite já não sobra ânimo para se exercitar ou ler aquele livro que você tanto quer, acordar ainda mais cedo pode ser a solução!

Por ser um horário mais tranquilo, sem cobranças de trabalho e família (afinal, todos estão dormindo!), você pode se dedicar ao que deseja sem tantas interrupções.

Essas horas também podem ser a oportunidade perfeita para se planejar, meditar ou tomar um café com calma.

Outra vantagem é a motivação! 

Como os adeptos do 5am Club acordam antes de muitas pessoas do seu próprio círculo social, é comum que já tenham concluído várias tarefas enquanto os outros estão apenas começando o dia.

Quem trabalha com listinhas e planejamentos sabe a sensação incrível que dá quando uma tarefa é riscada! Isso pode ajudar a dar aquele gás necessário para o restante do dia.

Sem contar a oportunidade de presenciar todos os dias o espetáculo natural que é o nascer do sol! Fãs da natureza podem se sentir muito mais leves e motivados depois de desfrutar dessa beleza já no início do dia.

E as desvantagens?

Uma das principais desvantagens do método é que ele exige algumas mudanças na rotina e nem sempre elas são possíveis.

Se você estuda à noite ou tem algum compromisso no fim do dia, talvez não consiga dormir cedo o suficiente para acordar com disposição às 5 horas da manhã.

Como o objetivo desse hábito é ter mais motivação para uma rotina mais produtiva, não vale dormir tarde e acordar cedíssimo, hein? 

A privação de sono prejudica a saúde e pode acabar trazendo efeitos contrários aos que você deseja, ou seja, mais sono, mais estresse, menos motivação e, consequentemente, menos produtividade.

Quem adere ao 5am Club também pode encontrar dificuldades para encaixar a vida social.

Afinal, encontros à noite com os amigos ou aquela cervejinha no fim do dia podem prejudicar a qualidade do sono e fazer com que você não consiga despertar cedo no dia seguinte.

Como se adaptar a rotina do 5am Club?

É comum estranhar a primeira vez que fazemos algo. Principalmente quando isso mexe com algo que é tão valioso para a maioria das pessoas: o sono!

Se você é uma pessoa que adora dormir e ignora o despertador o máximo possível, os primeiros dias podem ser mais difíceis. Mas isso é esperado! 

Todos os hábitos exigem que o organismo se esforce um pouco até se adaptar.

Por isso, o ideal é começar aos poucos. Você pode programar o alarme para tocar 15 minutos a mais e, conforme for se adaptando, é só programar para chegar mais cedo até chegar no horário desejado.

Também é importante alterar os hábitos noturnos. Alimentos e bebidas estimulantes devem ser evitados no fim do dia, e o celular e a televisão precisam ser desligados mais cedo.

Assim você evita estímulos que podem afetar a qualidade do sono e prejudicar os planos.

Caso você tenha muita dificuldade para respeitar o despertador, outra boa opção é colocar o celular um pouco mais distante da cama. 

Isso vai fazer você ter que se deslocar para desativá-lo e, já que estará de pé, por que não começar logo as atividades?

Vale a pena tentar?

Como você viu, o método pode ser muito vantajoso para algumas pessoas e não ter tantos benefícios assim para outras.

Tudo depende das suas preferências, hábitos e compromissos.

Mas se você ficou interessado em entrar para o 5am club, por que não tentar? 

Marque uma data de início e organize a sua agenda para conseguir dormir mais cedo. Pode ser que você descubra que acordar às 5 da manhã é exatamente aquilo que você precisava para ter mais foco e ânimo durante o dia!

Ou você pode descobrir que esse negócio de acordar antes do sol não funciona tão bem assim para você, mas você só saberá se tentar.

O importante é ter uma rotina saudável

Seja do 5am Club, seja do grupo dos que preferem tirar uma sonequinha a mais, o importante é não deixar de lado a sua saúde física e mental.

No fim das contas, produtividade é ter uma rotina saudável e que faça sentido para você! Ter tempo para estudar, trabalhar, descansar e se divertir exige organização, e isso independe do horário que você acorda.

Aproveite também e confira dicas para criar uma rotina de estudos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.