A importância dos cursos online: 7 motivos para apostar neste modelo!

Descubra a importância dos cursos online na sua carreira e como aproveitar esse modelo de ensino para aprender muito mais!

blogAprenda_a-importancia-dos-cursos-online

É inegável o quanto a tecnologia mudou (e ainda está mudando) a nossa forma de ensinar e aprender. Porém, muitas pessoas ainda não sabem ou não conhecem a importância dos cursos online.

Você se encaixa em uma dessas categorias? Preparamos este guia especial para falar sobre os cursos online e por quê você deve apostar neste modelo de ensino que experimentou um boom recentemente.

Um pequeno spoiler: os benefícios vão muito além da flexibilidade para estudar onde e quando quiser. Confira!

A importância dos cursos online para sua formação

Se tem uma coisa que define os cursos online, é que eles são extremamente democráticos. Existe de tudo, para todos os gostos.

A possibilidade de estudar de maneira remota abriu diferentes portas para pessoas que não tinham condições de ter acesso à educação de forma presencial, seja por conta de falta de tempo ou dinheiro.

Hoje, é possível fazer um bom curso e com um custo muito mais baixo. Uma prova disso é o grande aumento do interesse por cursos digitais durante a Black Friday de novembro. 

Muitas pessoas decidiram aproveitar essa época para investir em conhecimento e aprender novas habilidades por meio dos cursos de curta duração, como os disponíveis na Hotmart.

Uma pesquisa divulgada pelo jornal MG1, da TV Globo, mostrou que 71% dos entrevistados pretendiam adquirir um curso durante esse período, principalmente os livres e de curta duração.

E o que as pessoas mais procuraram nos cursos?

  • 40% queriam algo para desenvolvimento pessoal;
  • 31% pretendiam se qualificar na área em que já trabalham;
  • 25% queriam uma renda extra.

E engana-se quem pensa que os cursos online são apenas para quem quer aprender algo sobre o mundo digital. Há uma diversidade gigante de mercados tradicionais, como de barbearia e costura, que também apostam nos cursos para educar seus alunos.

Como diz o aluno Elias Souza Cruz, barbeiro e aluno, “investir em conhecimento é o melhor, porque o conhecimento é uma coisa que você agrega e ninguém tira de você. É um investimento que vai agregar mais do que uma geladeira, uma TV ou uma moto.”

Principais vantagens dos cursos online

Mas como já adiantamos acima, os motivos pelos quais os cursos online estão ganhando tanta força tem muitos motivos. Confira os principais benefícios para quem quer estudar remotamente:

1. Economia de tempo e dinheiro

Como falamos anteriormente, muitas pessoas eram impossibilitadas de estudar por conta da dificuldade de conciliar a vida pessoal com o horário das aulas presenciais e do custo alto.

A partir do momento que as aulas online se tornaram mais populares, cada vez mais pessoas passaram a recorrer a este método de ensino para aprender algo diferente.

Quem opta por cursos online, pode estudar onde e quando quiser, além de ter mais opções de pagamento disponíveis. Ou seja, além de não precisar se deslocar de um lugar para outro, você economiza um dinheiro que pode ser aplicado em outras prioridades.

2. Flexibilidade para estudar onde quiser

Vai viajar? Não tem problema! A sala de aula estará disponível, desde que tenha uma conexão de internet.

A importância dos cursos online também pode ser atribuída à flexibilidade de estudos e na montagem do cronograma de acordo com a sua rotina diária. 

Nos dias atuais, é possível que você consiga estudar no horário que julgar mais adequado, além de utilizar o dispositivo que estiver mais fácil no momento.

Com isso, se torna possível consumir conteúdos através de:

  • Computadores;
  • Celulares;
  • Tablets;
  • Televisão.

Esse processo, além de se tornar mais prático, faz com que você como estudante escolha quando e onde começar a estudar, fazendo com que o aproveitamento do ensino seja muito maior. 

3. Descobrir novas tendências do mercado

Por ser um processo simples, optar por cursos online pode garantir maior flexibilidade e descoberta de tendências do mercado de trabalho, independentemente da área. 

Com isso, você pode se tornar um profissional ainda melhor e capacitado com as principais mudanças da sua área de atuação, sejam elas simples ou complexas. 

Por exemplo, quem é do mercado publicitário sabe o quanto novas tendências surgem o tempo todo. Os cursos digitais podem ser uma forma muito rápida de aprender o que é necessário para se adaptar a essas mudanças da melhor forma possível.

4. Aprender novas habilidades

Se buscar novos conhecimentos faz parte da sua rotina, as aulas digitais serão ideais para suas necessidades. Quer aprender a costurar, mas não sabe nem colocar uma linha na agulha direito? Um curso online pode te ensinar e muito bem como executar essa tarefa.

E caso queira no futuro criar seu próprio negócio costurando e criando roupas, existem cursos focados nisso.

Desta forma, você consegue transformar um passatempo em algo lucrativo e transformar isso em uma nova fonte de renda.

5. Novas oportunidades de trabalho

O mercado de trabalho busca cada vez mais profissionais capacitados e antenados de acordo com as necessidades do momento. 

Por conta do avanço tecnológico, as mudanças costumam ser cada vez mais rápidas e expressivas.

Sendo assim, podemos destacar a importância dos cursos online cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas que buscam melhores posições em seu trabalho. 

Além disso, podemos dizer que as aulas digitais são ideais para quem deseja mudar de profissão ou se aventurar no universo do empreendedorismo.

E, acima de tudo, para continuar garantindo uma atualização de conhecimento constante, já que, por conta dos valores acessíveis, a oportunidade de buscar novos conhecimentos se tornou muito mais prática do que em outros tempos. 

6. Descobrir novos hobbies

Agora, se você gosta de se aprofundar em determinado assunto ou simplesmente busca novas formas de se divertir, as aulas através da internet podem ser interessantes no longo prazo. 

Podemos exemplificar com a culinária. Na quarentena, por exemplo, milhares de pessoas ficaram ociosas em casa, buscando atividades para se distrair no tempo livre.

Muitas delas encontraram na cozinha o passatempo perfeito para desenvolver novas habilidades. E, com isso, a importância dos cursos online cresceu ainda mais. 

Entre um dos temais mais buscados durante o período, conteúdos de como produzir doces e pães foram os grandes destaques.

Os resultados, inclusive, acabam reforçando ainda mais a influência que o aprendizado digital trouxe para o nosso cotidiano.

7. Possibilidades de aprender múltiplas coisas

Se você gosta de aprender diferentes assuntos ao mesmo tempo e faz questão de ser desafiado, a alternativa de estudar de maneira independente pode ser ideal. 

Em cursos livres, por exemplo, além de não ser pressionado com a entrega de trabalhos, você pode explorar diferentes áreas de estudo de maneira simultânea.

Por exemplo, é possível fazer ao mesmo tempo um curso de confeitaria e um de idiomas, focando em diferentes áreas de desenvolvimento da sua vida. 

Desta forma, é possível escolher temas profissionais e pessoais para estudar de maneira simultânea, e até mesmo complementar os assuntos entre si, dependendo da sua estratégia de estudos.

Aproveite para adquirir conhecimento!

Agora que você conhece a importância dos cursos online, que tal aproveitar a oportunidade para aprender uma nova habilidade ainda hoje?

Conheça os cursos disponíveis na Hotmart e faça como milhões de alunos que estão transformando suas vidas através do conhecimento!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.