Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo

Precisa queimar gordura? Então saiba quais são os 10 alimentos que aceleram o metabolismo!

alimentos que aceleram o metabolismo

Saiba quais são os principais alimentos que aceleram o metabolismo e conheça suas propriedades!

Para manter o corpo saudável, com todas as funções operantes, é preciso comer os alimentos corretos. Portanto, é muito importante entender a função de cada ingrediente que comemos, para fazer a escolha certa.

Saber as propriedades de cada alimento que faz parte da nossa rotina é muito importante para criarmos uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários. 

Os alimentos voltados para o metabolismo são um bom exemplo. Seja para começar a malhar, fazer uma dieta vegana, ou passar por um processo de educação alimentar, você vai precisar entender quais alimentos que aceleram o metabolismo.

Neste artigo, vamos listar 10 alimentos que possuem essa característica, que vão te ajudar a aprimorar as funções e gerar mais bem-estar. Confira abaixo!

Quais são os 10 alimentos que aceleram o metabolismo

Existem diversos alimentos que podem ser usados para acelerar o nosso metabolismo. Antes de abordar cada um deles, é importante destacar que ao iniciar qualquer dieta, você deve buscar o aconselhamento de um nutricionista.

Cada corpo funciona de uma forma única. Não há como indicar uma solução perfeita, que serve para todas as pessoas. Portanto, é preciso procurar aconselhamento médico para saber o que vai funcionar para você.

Dito isso, vamos explicar o que é metabolismo e como certos alimentos são importantes para esse processo. O metabolismo é o processo que transforma tudo o que consumimos em energia. 

Algumas pessoas têm dificuldade nesse processo, que é feito de forma mais lenta. Quando isso acontece, é possível tomar medidas para acelerar o metabolismo, queimando energia mais rápido. 

Para isso, alguns alimentos específicos podem ajudar. Conheça-os abaixo!

1. Canela

A canela é um dos alimentos que aceleram o metabolismo mais conhecidos. Além disso, possui efeitos anti-inflamatórios e controla o colesterol.

Esse ingrediente age facilitando a entrada da glicose nas células, fazendo com que o pâncreas libere menos insulina, consequentemente acelerando o metabolismo do corpo humano.

A canela pode ser usada de diversas formas. Pode ser consumida no café, com frutas, chá, leite, vitaminas, doces… as opções são inúmeras!

2. Gengibre

Outro alimento interessante que acelera o metabolismo é o gengibre. Ele faz isso aumentando a produção de calor no corpo, provocando mais suor.

Além de acelerar o metabolismo, o gengibre é um ótimo alimento para a digestão, gerando um efeito descongestionador.

Ele pode ser consumido em sucos, chás, vitaminas e saladas variadas, com diversos outros legumes e verduras.

3. Café

O café, muito presente na vida dos brasileiros, também é conhecido por sua capacidade de acelerar o metabolismo. 

Esse efeito é gerado por meio de cafeína, substância que traz muitas consequências para o organismo. Apesar de gerar efeitos positivos, o café deve ser consumido com cautela. O excesso pode provocar gastrite e outros problemas estomacais.

Especialistas recomendam que o café seja consumido em, no máximo, 3 xícaras por dia.

4. Peito de peru

Poucos sabem, mas o peito de peru é um dos alimentos que aceleram o metabolismo. Por isso, ele faz parte da dieta de muitas pessoas que estão passando por um processo de reeducação alimentar.

É um alimento capaz de oferecer proteína tendo baixa caloria. Também reduz a vontade de comer carboidratos, sendo uma ótima opção para dietas de emagrecimento.

O peito de peru pode ser consumido em quase todas as refeições, sendo muito comum em sanduíches.

5. Atum

O atum é rico em ômega 3, componente que melhora o metabolismo do nosso corpo. Por sua composição, esse peixe exige muita energia do corpo após ser consumido, gerando essa aceleração.

Além de tudo isso, o atum é uma ótima fonte de proteína, capaz de estimular a formação dos músculos.

O atum pode ser consumido separadamente, durante as refeições, em saladas, sanduíches, entre outros pratos.

6. Amêndoas

As amêndoas são mais um dos alimentos da lista dos que aceleram o metabolismo. Muito comuns em dietas de reeducação, são ricas em magnésio e cálcio.

Esse alimento não ajuda apenas na aceleração do metabolismo. Também é excelente para a queima de gordura e para a melhoria do sono.

As amêndoas podem ser consumidas em diversas refeições, mas são geralmente vistas no café da manhã, ou como aperitivos.

7. Iogurte natural

O iogurte natural também é outro aliado na aceleração do metabolismo. Em geral, laticínios (derivados do leite) são alimentos que exercem essa função com eficiência.

As proteínas do iogurte são responsáveis pela desaceleração da digestão, gerando uma sensação de saciedade por mais tempo. Também é um alimento que acelera a mobilização de células de gordura.

O iogurte natural pode ser consumido de diversas formas, inclusive com frutas. Só fique atento para não consumir os que possuem gordura em excesso!

8. Abacate

É hora da fruta! O abacate também entra para a lista dos alimentos que aceleram o metabolismo. Poucos sabem, mas esse é um alimento que, com consumo moderado, é capaz de diminuir a secreção dos hormônios que armazenam gordura.

É uma fruta muito indicada em dietas de emagrecimento, sendo capaz também de ajudar na formação da parede celular.

O abacate pode ser consumido puro, mas também cai bem em saladas, ou como uma vitamina.

9. Aveia

Consumida na medida certa, a aveia também é um alimento muito útil para a aceleração do metabolismo.

O cereal é responsável pela queima de gordura, que tem o efeito de acelerar o metabolismo. Além disso, é capaz de aumentar a saciedade. 

A aveia é muito consumida com frutas, ou em refeições como sopa e mingau.

10. Brócolis

O brócolis é outro alimento muito útil para a aceleração do metabolismo. Ele conta com altos índices de vitamina C e cálcio, que aceleram a queima de gordura e consequentemente, o funcionamento do corpo.

Além de tudo, o brócolis é um dos alimentos mais ricos em nutrientes que existem. Tem efeito antioxidante, anticancerígeno, fortalecendo também o sistema imunológico.

Na salada, o brócolis é um vegetal essencial que, além de saboroso, faz muito bem à saúde.

Aprenda mais sobre a sua dieta diária

Existem diversos outros alimentos que aceleram o metabolismo e que podem ser explorados na sua dieta, com o auxílio de um nutricionista. 

Mesmo com o devido acompanhamento, é muito importante buscar fontes de informação sobre alimentação, saúde e bem-estar. 

No nosso Marketplace você encontra diversos cursos online que abordam temáticas de estilo de vida saudável. Por lá, você encontra conteúdos sobre outros alimentos com propriedades que são benéficas para o seu corpo.

Aprenda mais sobre saúde, alimentação e esportes!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.