Como aprender a desenhar do zero com cursos online?

Quer aprender a desenhar do zero, mas não sabe como começar? Confira dicas imperdíveis!

Como aprender a desenhar do zero

Veja como é possível aprender a desenhar do zero e conheça algumas dicas importantes para começar!

Se você ama desenhar e tem a prática como hobby, mas deseja dar um passo além para se profissionalizar, é importante ter em mente que esse processo não é tão simples assim.

Desenhar profissionalmente é algo bem diferente de fazer por lazer. É preciso estudar bastante não só as técnicas específicas, como também, as do mercado de desenho digital. 

Agora, se você ainda não sabe desenhar, o caminho a percorrer se torna ainda mais longo. Neste artigo, vamos mostrar como aprender a desenhar do zero, por meio de algumas dicas essenciais, voltadas para quem está começando. Confira!

Entenda um pouco do mercado de desenho digital

Para aprender a desenhar do zero, é preciso buscar conhecimento em diversos aspectos da profissão. Um deles é o mercado de desenho digital.

O desenho digital é uma arte gráfica, feita por softwares e apps especializados em design. Quem atua nesse mercado é conhecido como artista digital.

Alguns princípios do desenho manual são parecidos com os do desenho digital, porém, as ferramentas de atuação são um pouco diferentes.

Esse mercado está em forte expansão, especialmente nos últimos anos. Desenhos digitais já podem ser vistos na televisão, sites, videoclipes, redes sociais, e até mesmo em banners de lojas físicas.

Apesar do bom momento, o mercado ainda tem uma demanda por profissionais qualificados, com conhecimento técnico e experiência na criação de desenhos digitais por meio de softwares especializados.

As melhores dicas para aprender a desenhar do zero

Se você quer aprender a desenhar do zero, precisa começar adquirindo experiência prática e correndo atrás do conhecimento de novas técnicas e estilos.

Abaixo, vamos listar as melhores dicas para aprender a desenhar do zero. Algumas são válidas para o desenho manual, outras para o digital.

Ao contrário do que muitos pensam, desenhar é algo que exige não só talento, mas também muito esforço diário. Essas dicas vão te ajudar a dar o primeiro passo com segurança, em busca de uma nova profissão!

Tenha todos os materiais necessários

Para desenhar, você precisa ter bons materiais. Em um momento inicial, é possível que itens simples consigam te ajudar. Dá para fazer muita coisa com uma caneta esferográfica, um lápis e um bloquinho.

Em um nível um pouco mais elevado, você já pode começar a investir em itens mais especializados, como lápis melhores, sketchbook, entre outros materiais de desenho.

No âmbito digital, os materiais que você vai precisar são bons programas de criação e edição de imagens, como Adobe Premiere, Photoshop e Illustrator.

Saiba os fundamentos básicos do desenho

Antes de desenhar em si, é importante estudar os fundamentos básicos do desenho. 

Eles são conceitos usados para tornar qualquer desenho realista, e são aplicáveis em qualquer tipo de desenho.

Ao conhecer os fundamentos básicos, você consegue desenhar melhor, dando mais refinamento aos seus primeiros rabiscos. São os fundamentos básicos do desenho:

  • anatomia;
  • cores;
  • linhas;
  • composição;
  • luz e sombra;
  • perspectiva;
  • formas.

Reúna inspirações de outros artistas

Se inspirar em outros profissionais, especialmente no começo da carreira, é algo muito comum.

Procure pesquisar pelas principais referências do desenho, tanto manual quanto digital, para entender melhor as técnicas utilizadas e o método de trabalho de cada artista.

Assim, você consegue ter mais inspirações na hora de criar o seu estilo próprio.

Comece pelo mais simples

Antes de sair desenhando coisas difíceis, você precisa passar um tempo treinando o mais simples.

Experimente trabalhar com a criação de formas geométricas, como polígonos, ou com desenhos de observação.

Nesta segunda prática, a ideia é selecionar imagens reais e tentar replicá-las, da forma mais realista possível, em um novo desenho.

Isso pode te ajudar no desenvolvimento de forma mais rápida. Após pegar confiança, dominando o básico, você pode começar a testar coisas mais avançadas.

Continue porque você ama

O artista, antes de tudo, precisa amar o que faz. Não dá para enxergar o desenho apenas como uma forma de lucrar. É necessário amar de verdade a prática.

Mesmo para quem quer aprender a desenhar do zero, esse sentimento é importante. Nem todo mundo que tenta consegue se adaptar e pegar gosto por essa atividade. 

Por isso, só vá adiante com a prática se você realmente gosta do que faz!

Conheça outros estilos de desenhos 

A arte de desenhar é muito rica. Existem diversas escolas de desenho, com estilos e culturas diferentes.

Aprender sobre elas pode te ajudar não só a desenhar melhor, mas também a encontrar um estilo que combina com você.

Existem artistas que gostam de desenhar pessoas. Outros preferem paisagens, ou desenhos animados. 

Ou seja, são diversas áreas! É possível se especializar em retrato, paisagismo, anime, e muito mais! Mesmo que você não siga nenhum desses estilos em particular, ainda assim, ter esse conhecimento vai te ajudar a ser um desenhista melhor.

Se preciso, estude a anatomia humana

Se você tem interesse em fazer desenhos humanizados, que retratam seres humanos em detalhes, com uma estética realista, é importante buscar conhecimentos complementares.

Um deles pode ser o estudo da anatomia humana. O corpo humano é muito complexo e cheio de detalhes. Partes que parecem simples, pelo menos à primeira vista, podem estar repletas de particularidades que só são encontradas por meio do conhecimento.

Portanto, se você pretende desenhar pessoas, estudar as formas dos órgãos humanos, a sua movimentação e seu funcionamento, pode te ajudar a ser um artista mais completo.

Aprenda com quem é expert!

Outra forma de aprender a desenhar do zero é buscar especialistas na área. 

Pela internet, é possível encontrar diversos cursos online ministrados por professores incríveis, que dominam desde o básico, até técnicas muito avançadas na área.

Buscar um curso online de desenho pode ser uma forma de introdução, pois, vai te ajudar a ter uma base técnica para desenhar com mais qualidade.

📝 Como comprar curso online na Hotmart? Descubra nosso Marketplace

Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer e explorar diferentes estilos, especialmente em cursos mais avançados, em que os professores mostram produções autorais.

Aprenda a desenhar do zero ainda hoje

Gostou das dicas? Se interessou ainda mais por desenho? Então é hora de colocar a mão na massa!

No nosso Marketplace, você encontra diversos cursos de desenho, para níveis variados de alunos, que podem te ajudar a desenvolver melhor a habilidade. 

Aprenda a desenhar do zero AGORA!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.