Como aprender a desenhar sozinho? Confira o passo a passo para começar do zero

Quer saber como aprender a desenhar e desenvolver esse seu lado artístico sozinho? Confira as nossas 12 dicas!

como aprender a desenhar sozinho - homem com cadernos e materiais desenho sobre a mesa fazendo um curso online de desenho em um computador

Muitas pessoas acreditam que não tem como aprender a desenhar se não tiver nascido com o dom artístico.

Se você ama desenhar e tem a prática como hobby, mas deseja dar um passo além para se profissionalizar, é importante ter em mente que esse processo não é tão simples assim.

Mas será que realmente só quem tem um talento nato pode se expressar dessa forma? Será que quem só sabe fazer boneco palito não pode aprender e evoluir nos seus desenhos?

Se você gosta de atividades manuais, aprender a desenhar sozinho pode ser uma excelente oportunidade para criar coisas novas e diferentes. Além disso, é uma atividade extremamente terapêutica e muitas pessoas adotam como um hobbie.

Graças ao avanço da tecnologia, já é possível encontrar diversos cursos e tutoriais para quem começar a praticar.

Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste conteúdo — e ainda vamos compartilhar algumas dicas para você elevar o nível dos seus desenhos!

É possível aprender a desenhar sozinho?

Sim! Aprender a desenhar sozinho é possível e não necessariamente algo dificílimo.

Se você já nasceu com um certo talento para o desenho ou praticou bastante no início da vida, com certeza terá mais facilidade. No entanto, todo mundo pode desenvolver esta habilidade.

Inclusive, desenhar é uma atividade que pode ser bastante relaxante e até mesmo terapêutica. Além disso, pode ser usada para criar verdadeiras obras de arte e, quem sabe, até ganhar dinheiro com isso!

Entenda um pouco do mercado de desenho digital

Para aprender a desenhar do zero, é preciso buscar conhecimento em diversos aspectos da profissão. Um deles é o mercado de desenho digital.

O desenho digital é uma arte gráfica, feita por softwares e apps especializados em design. Quem atua nesse mercado é conhecido como artista digital.

Alguns princípios do desenho manual são parecidos com os do desenho digital, porém, as ferramentas de atuação são um pouco diferentes.

Esse mercado está em forte expansão, especialmente nos últimos anos. Desenhos digitais já podem ser vistos na televisão, sites, videoclipes, redes sociais, e até mesmo em banners de lojas físicas.

Apesar do bom momento, o mercado ainda tem uma demanda por profissionais qualificados, com conhecimento técnico e experiência na criação de desenhos digitais por meio de softwares especializados.

Passo a passo para aprender a desenhar sozinho

Existem diferentes alternativas para que você comece a aprender a desenhar e aperfeiçoar suas habilidades.

Porém, é necessário que você siga um passo a passo estratégico para que, além de adquirir a técnica e aprender os conceitos, você passe a criar suas próprias habilidades e características de trabalho que serão seu diferencial.

Afinal, podemos dizer que o desenho é uma profissão de técnicas e características bastante pessoais, o que faz que nenhum desenho fique igual ao outro.

Confira abaixo, como você pode começar a se desenvolver neste universo de maneira simples e didática. 

1. Aprendendo os fundamentos

Por mais que pareça básico, aprender os fundamentos básicos do desenho podem fazer a diferença no seu trabalho no longo prazo.

Além de valorizar o seu serviço como um todo, será possível entender os conceitos principais para que seus desenhos sejam cada vez melhores e profissionais.

E esse processo pode ser adquirido de maneira com cursos especializados. O importante neste caso, é que você consiga absorver o maior número de informações sobre o conceito de modo geral, que muitas vezes, consiste em:

  • Gravuras;
  • Traçados;
  • Riscos;
  • Pintura;
  • Ilustração;
  • Lettering.

2. Comece pelo básico

Aprender algo novo sempre é desafiador e logo queremos evoluir e fazer tudo sozinho, sem dificuldade.

No entanto, pular etapas não contribui para o aprendizado e ainda pode prejudicar. Por isso, comece pelos princípios básicos do desenho, treinando formas geométricas e técnicas de luz e sombra, hachuras, reparando em aspectos como perspectiva, proporção, cores etc.

Dominar o básico é fundamental para quem quer aprender sozinho e aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

3. Use os materiais que você já tem

Se o que está impedindo que você comece a praticar é a falta de material, não se preocupe com isso inicialmente! 

Você pode começar com o que já tem, mesmo que seja apenas materiais básicos, como folhas em branco e lápis de cor. Nesse momento inicial, o mais importante é descobrir as técnicas, aprimorar os traços e desenvolver a segurança para criar desenhos cada vez mais elaborados.

Quando se sentir mais confiante e puder investir em novos materiais, faça isso! Mas, até lá, não deixe que isso seja um empecilho e comece logo a desenhar com o que tem.

No âmbito digital, os materiais que você vai precisar são bons programas de criação e edição de imagens, como Adobe Premiere, Photoshop e Illustrator.

4. Compre um sketchbook

Sketchbook é um caderno com páginas em branco para desenhar e é muito usado por pessoas da área criativa, que precisam de um espaço para praticar e criar suas artes.

Como no início você vai precisar praticar bastante (spoiler da próxima dica!), ter um sketchbook é essencial para manter todos os desenhos reunidos e acompanhar a sua evolução.

Este caderno também funciona como um incentivo para você desenhar toda vez que tiver um tempinho livre. Leve-o com você sempre que possível — afinal, nunca sabemos quando é que a inspiração vai aparecer.

5. Comece a praticar

Praticar é o segredo para desenvolver qualquer nova habilidade.

Principalmente no início, quando ainda estamos nos familiarizando com os processos, técnicas e ferramentas, a prática é a melhor forma de aperfeiçoamento.

Com o seu sketchbook em mãos, pratique regularmente. 

Se possível, inclua alguns minutos especificamente para o desenho no dia a dia. Colocar a prática como um compromisso na agenda ajuda a manter a frequência e levar o processo ainda mais a sério.

6. Tenha disciplina para treinar

A disciplina serve tanto para treinar regularmente quanto para continuar estudando e se desenvolvendo. 

Afinal, além de praticar, você também terá que criar uma rotina de estudos para se aprofundar na parte teórica sobre técnicas, estilos e materiais usados em cada tipo de desenho.

É importante não deixar as dificuldades de iniciante impedirem a conquista do objetivo. Para ajudar a manter o foco e realmente se dedicar à prática, você pode estabelecer metas e se comprometer a alcançá-las.

Estabeleça também um período, como estudar e praticar o desenho diariamente por 1 ano. Assim, você consegue organizar melhor a sua rotina e separar o tempo necessário para aprender a desenhar.,

7. Pesquise por referências

As referências são ótimas fontes de inspiração e também ajudam a direcionar a prática.

Por isso, acompanhe e estude artistas que usam as técnicas que você admira para entender como eles desenham. 

Quando sentir que está preparado, comece a reproduzir o que estudou para identificar o que aprendeu, o que ainda precisa ser aperfeiçoado e também para começar a criar o seu estilo.

A internet é uma grande fonte de referências, seja para tentar copiar, seja para se inspirar. Lembrando que, caso copie o desenho de algum artista, isso deve ser apenas para treino, e não para divulgação.

8. Desenhe coisas diferentes

Uma das grandes vantagens de aprender a desenhar sozinho é a de que você pode se sentir à vontade para transpassar os pensamentos e ideias para o papel sem qualquer tipo de julgamento.

E sabemos que aprender a desenhar pode se tornar um processo encantador, principalmente se você gostar mais de uma técnica do que outra. Que tal treinar também outras técnicas e desenhos diferentes?

Desta maneira, você poderá desenvolver um novo traço, formas e até mesmo um estilo diferenciado para a sua arte.

9. Se preciso, estude a anatomia humana

Se você tem interesse em fazer desenhos humanizados, que retratam seres humanos em detalhes, com uma estética realista, é importante buscar conhecimentos complementares.

Um deles pode ser o estudo da anatomia humana. O corpo humano é muito complexo e cheio de detalhes. Partes que parecem simples, pelo menos à primeira vista, podem estar repletas de particularidades que só são encontradas por meio do conhecimento.

Portanto, se você pretende desenhar pessoas, estudar as formas dos órgãos humanos, a sua movimentação e seu funcionamento, pode te ajudar a ser um artista mais completo.

10. Aprenda a aceitar as críticas

Nosso trabalho, por melhores que sejam, acabam sofrendo diversas críticas ao longo da vida.

E a melhor forma de lidar com esse tema é aprender a escutar esses comentários com bastante atenção.

Afinal, por mais que alguns feedbacks não sejam o que estamos esperando, nem sempre eles podem ser levados de maneira negativa. 

Muitas vezes, ao receber uma crítica sobre um trabalho, é possível que você também tenha opiniões e pontos de melhora no seu trabalho, o que podem se tornar determinantes na busca do aperfeiçoamento da sua técnica. 

Se você não levar todas as críticas para o lado pessoal, o processo de aprender a desenhar certamente se tornará mais prazeroso.

11. Aprenda com quem é expert!

Outra forma de aprender a desenhar do zero é buscar especialistas na área. 

Pela internet, é possível encontrar diversos cursos online ministrados por professores incríveis, que dominam desde o básico, até técnicas muito avançadas na área.

Buscar um curso online de desenho pode ser uma forma de introdução, pois, vai te ajudar a ter uma base técnica para desenhar com mais qualidade.

📝 Como comprar curso online na Hotmart? Descubra nosso Marketplace

Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer e explorar diferentes estilos, especialmente em cursos mais avançados, em que os professores mostram produções autorais.

12. Aposte em cursos para aprender mais rápido

Se você quiser aprender a desenhar e buscar a melhor performance nos seus trabalhos, investir em cursos focados no que você deseja aprender pode acelerar ainda mais os seus resultados.

Por mais que seja possível aprender conceitos e técnicas de maneira autodidata, buscar novos conhecimentos através dos cursos é fundamental para você que deseja ganhar destaque e viver da sua arte.

No entanto, se quiser acelerar o seu desenvolvimento ou contar com a ajuda de pessoas capacitadas e experientes, que tal fazer um curso online de desenho?

Assim, você terá acesso a dicas de especialistas para aprender mais rápido e de um jeito prático.  Ao estudar online, você ainda tem a vantagem de poder assistir às aulas quando quiser e continuar sendo a única pessoa responsável por guiar o seu ritmo e aprendizado. 

Além disso, os cursos online costumam ser uma das melhores opções para quem deseja aprender uma técnica específica de maneira mais rápida por diversos motivos, como:

  • Valores acessíveis para a compra do curso;
  • Acessos a qualquer hora do dia;
  • Tempo determinado para ver e rever todas as aulas;
  • Possibilidade de tirar dúvidas em grupos de alunos;
  • Ter contato com uma comunidade exclusiva de profissionais que buscam a mesma coisa que você.

Como escolher os cursos de desenho?

Se você busca melhorar sua técnica, gosta de criar ou está em busca de uma renda extra, aprender a desenhar sozinho pode ser uma excelente experiência. 

Isso porque, se você decidir focar nos estudos, certamente levará os conhecimentos para trabalhos, como para sua vida pessoal, já que podemos considerar os desenhos como uma terapia. 

Porém, é fundamental que você siga praticando constantemente seus traços e não deixe de buscar por novos conhecimentos deste mercado, principalmente se o objetivo for o de ganhar dinheiro com esse trabalho. 

Por isso, cursos são uma ótima ferramenta para continuar aprendendo de forma constante. Quer começar a aprender a desenhar sozinho agora mesmo? Conheça as opções disponíveis na Hotmart!


Este post foi originalmente escrito em novembro de 2020 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.