O aprendizado online é eficaz? Confira o que é e suas vantagens!

Descubra tudo sobre o aprendizado online, suas principais características e como aproveitar o melhor deste formato de ensino.

blogAprenda_Aprendizado-Online

O aprendizado online é um dos modelos de educação que mais cresce no mundo. Afinal, a internet definitivamente mudou a nossa forma viver!

Muito do que se fazia antigamente de maneira presencial, hoje é perfeitamente realizado remotamente. Trabalho home office e ensino à distância são dois exemplos que ilustram bem essa nova realidade. 

O aprendizado online não é só um jeito eficaz de se capacitar, mas uma necessidade para quem tem a rotina agitada. 

Mas será que há perdas de aprendizado nessa modalidade de educação? A vantagem seria apenas a possibilidade de estudar quando e onde quiser? 

Como tudo que tem um aspecto de novidade, o aprendizado online também é cercado de tabus e desconfianças. 

Então, confira do que se trata essa modalidade de ensino neste guia completo!

O que é aprendizado online?

Não há segredos em explicar o termo: é o ensino realizado de maneira online. Ou seja, virtual. Alguns outros termos também se aplicam nessa classificação, como ensino a distância (EAD) e e-learning. 

Você não precisa estar presencialmente em uma escola ou em uma instituição de ensino. O professor e as matérias vão até você, via internet. 

Muitas instituições apostam seriamente nessa modalidade, que, em muitas delas, já é o principal produto oferecido por essas escolas. 

E se a tecnologia proporcionou essa opção, que só aumentou nos últimos anos, devido a pandemia de Covid-19, muitas outras escolas com modelo tradicional, se viram na necessidade de aplicar o ensino online a seus alunos e garantir o ensino remoto.

O que antes era uma tendência que poucas instituições seguiam, hoje o aprendizado online veio realmente para ficar.

Tipos de aprendizagem online

Apesar de parecer, o ensino online não é um formato único. Na verdade, como quase tudo na internet, ele é flexível e pode apresentar variações na forma em que é aplicado.

Os formatos de aprendizagem online são classificadas de duas maneiras: assíncronas e síncronas. Nomes um pouco difíceis de entender, mas com significados bem mais simples. 

Assíncronos

Ensino assíncrono é aquele em que aluno e professores não estão juntos ao mesmo tempo. Esses formatos, portanto, dão mais liberdade a pessoa que queira aprender de forma online. 

São fóruns, emails, blogs, aulas gravadas, materiais em PDF, etc. São diversos os formatos que você, com certeza, já viu ou mesmo consumiu algum. 

Síncronos

Por outro lado, os formatos síncronos são realizados ao vivo, quando professor e aluno interagem entre si

Por isso mesmo, exigem horários fixos para todos os envolvidos que estejam na aula. São ótimos formatos para que se possa tirar dúvidas, mesmo que sejam menos flexíveis. 

A videoconferência é um exemplo de aprendizado síncrono. Muito usada por universidades, que por meio de plataformas como Google Meet ou Teams e Zoom, conectam alunos e professores para as aulas. 

Existem ainda os webinars, salas de bate-papo e até mesmo o Whatsapp. Muitos dessas formas, ainda que sejam síncronas, podem ser disponibilizadas no formato assíncrono, perdendo, claro, a sua característica de ser um momento de o aluno tirar suas dúvidas. 

É um formato eficaz?

O primeiro fator a ser considerado é que as aulas presenciais são o formato mais tradicional e, ainda assim, muito eficaz.

Por outro lado, o formato online de aprendizado tem apresentado ótimo resultados em institutos que se baseiam nele. Isso significa que mais gente tem feito cursos online e gostado. 

Isso se deve, certamente, ao seu caráter flexível, possibilitando ao aluno de ter a opção de escolher quando e onde estudar. 

Com essa contenção de alunos participando e um formato adequado ao que se é estudo e a particularidade de cada pessoa sendo respeitada, o ensino online é sim uma forma eficaz de ensino.

Claro, sempre respeitando também pedagogia, didática e tudo aquilo que se promove um ensino de qualidade. 

Quais são os principais recursos para quem estuda online?

Não dá para falar de qualidade se não pensarmos em recursos para se ter um aprendizado online. 

Por ser um formato muito adaptável, o ensino online requer também recursos que facilitem a flexibilidade do aluno. 

Eles variam muito de acordo com o instituto de ensino. Alguns, inclusive, podem oferecer recursos que também as aulas tradicionais utilizam, como livros impressos. 

Porém, o mais comum realmente são aqueles digitais. Algumas ferramentas bem populares são:

  • Vídeos (aulas, conferências, palestras, webinars)
  • Ebooks
  • Fóruns de discussão
  • Quizzes
  • Bate-papos em aplicativos de mensagens instantâneas

Benefícios da educação online

Você leu alguns spoilers desse tópico ao longo do texto, certo? 

Bom, bem verdade que é impossível falar de online e não pensar em flexibilidade. Ainda mais se pensarmos em aula. 

E ela é a primeira que abordaremos. 

Flexibilidade para estudar quando e onde quiser

Sabe aqueles filmes adolescentes que geralmente a mãe acorda o filho cedo para ir à escola, porque o ônibus está prestes a passar e ele precisa ainda tomar o café?

Clichezão, né? Isso não existe para o aprendizado online. Você pode fazer seus horários e ainda estudar de onde quiser. 

Até porque não é só adolescentes, como os desses filmes, que buscam aprender de forma remota. Muitos profissionais procuram aulas online para se especializar em sua área de atuação. Além disso, também existem as pessoas que escolhem cursos online para aprender uma nova habilidade, como gastronomia, música, artes, idiomas, esportes, costura, entre muitos outros.

Se estiver viajando, tudo bem também. Você consegue estudar onde quiser. O que importa é ter uma boa conexão. 

Economia

Existem muitos cursos online, alguns até gratuitos.

E mesmo aqueles pagos podem ter preços mais vantajosos, já que utilizam recursos digitais. Assim, economizam em outras coisas, o que torna o valor dos cursos digitais ainda mais competitivos.

Mais oportunidades de mudanças

Digamos que você queira mudar de carreira. Nem sempre é uma decisão fácil, mas com o aprendizado online você pode fazer essa mudança de forma mais tranquila, adquirindo mais conhecimento enquanto faz a transição. 

Além de cursos voltados a essa possibilidade, você pode adequá-lo à sua nova escolha, sempre, claro, respeitando a característica de cada curso e de carreira. 

Você pode estudar mais coisas ao mesmo tempo

Se você não precisa se deslocar mais para realizar aulas presenciais, então quer dizer que você ganha tempo para se dedicar a outras tarefas. Como estudar mais. 

Realizar outros cursos e aprofundar mais em determinadas matérias, por exemplo, você consegue fazer com o tempo que “ganhou” não se deslocando. 

Maior contato com tutor

Pode parecer estranho, não é? Como assim você tem mais contato com o professor à distância?

Mas é verdade. 

O ensino a distância permite uma maior flexibilidade tanto para aluno quanto para seu professor. Isso significa que ele pode estar mais disponível também.

Além disso, você terá acesso a professores que talvez seria impossível de se ter presencialmente. Basta mandar uma mensagem na plataforma ou um e-mail para o tutor, adquirindo um contato mais próximo. Sem contar que é possível ter aulas com professores que estão em outras cidades, estados e até mesmo países.

Troca de experiência com outros alunos

Aqui também pode soar estranho, mas segue a mesma lógica dos professores. Você terá acesso a outras pessoas que talvez não teria presencialmente. 

Pessoas fazem cursos online por diversos motivos, logo você terá a experiência de conversar com vários tipos de alunos. Isso é ótimo para o networking. Se você estiver pensando em mudar de carreira, esse fator é muito valioso.

Desenvolvimento de diversas habilidades

E claro, você acaba desenvolvendo novas habilidades. Entre elas, a comunicação, a adaptação a novidades e à tecnologia. 

Além disso, o ensino a distância fará com que você tenha muita autonomia e, para isso, é preciso muita organização. 

Já que você terá contato com outras pessoas, e de maneira remota, você também terá a habilidade de se relacionar. O que é bem vantajoso! 

O aprendizado online é uma realidade que veio pra ficar

Você consegue perceber que as escolas e instituições estão praticando essa nova forma de aprender não só porque o momento exige. 

Mas porque as pessoas buscam mais por essa modalidade. 

Isso não significa que o ensino presencial está morto ou fadado a acabar. Muito menos ultrapassado. 

O aprendizado online possui muitas vantagens que, cada vez mais, as escolas e instituições estão sabendo aproveitar. O que faz ganhar o aluno, que cada vez mais busca por opções tecnológicas para poder se capacitar! 

Quer aprender uma nova habilidade online e investir em você? Confira todos os nossos cursos aqui!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.