Artes marciais: descubra as melhores para você praticar

Praticar artes marciais tem muitos benefícios para a saúde física e mental. Conheça 7 modalidades e descubra a luta ideal para você!

Pessoas praticando artes marciais ao ar livre

Se você busca uma atividade física intensa, boa para fortalecer o corpo, diminuir o estresse e melhorar a sua consciência corporal, já pensou em praticar artes marciais?

As lutas são exercícios completos e cheios de benefícios para a saúde física e mental. Por isso, cada vez mais pessoas têm se matriculado em aulas de boxe, jiu-jitsu, muay thai e várias outras opções, para terem mais condicionamento físico, flexibilidade e força.

Existem várias artes marciais, cada uma com uma história e técnicas diferentes. Conheça as principais para encontrar a luta ideal para o seu objetivo! 

Como surgiram as artes marciais?

Como existem muitos tipos diferentes, é difícil traçar uma origem única das artes marciais, mas pode-se dizer que elas surgiram por uma necessidade de defesa pessoal dos seres humanos. 

No entanto, por trás do surgimento das principais artes marciais, principalmente no Oriente, há também uma filosofia que prega a não violência e a harmonia. Parece contraditório à primeira vista, não é mesmo? 

Contudo, é importante diferenciar as artes marciais de lutas geradas apenas por violência ou brigas de rua, por exemplo. Por trás dessas artes, há filosofias e tradições que devem ser conhecidas e respeitadas por todas as pessoas praticantes.

Por isso, hoje, apesar de ainda poderem ser usadas como defesa pessoal, são muito mais comuns como esporte e também como atividade cultural. 

Qual a importância no nosso desenvolvimento?

A prática de artes marciais pode gerar vários benefícios para a saúde, como:

  • coordenação motora;
  • condicionamento físico;
  • fortalecimento muscular;
  • flexibilidade;
  • agilidade;
  • controle de peso;
  • consciência corporal;
  • equilíbrio.

No entanto, não é apenas o corpo que se beneficia com essa atividade. As artes marciais também são excelentes aliadas da saúde mental e podem ajudar a lidar melhor com as emoções e a desenvolver habilidades importantes para a vida pessoal e até mesmo profissional.

Estes são alguns dos benefícios experimentados por praticantes:

  • mais disciplina;
  • autocontrole;
  • alívio do estresse;
  • melhora da autoestima;
  • aumento da concentração.

Quais são as melhores modalidades para praticar?

Com tantos benefícios, dá vontade de começar a praticar agora mesmo, não é? Confira 8 artes marciais que podem ser a sua chance de entrar para esse universo!

1. Muay Thai

No Muay Thai, os golpes podem ser aplicados em praticamente todas as partes do corpo. Por isso, a arte marcial envolve socos, chutes, joelhadas, caneladas, cotoveladas e técnicas defensivas, o que contribui para trabalhar todos os músculos em treinos intensos, dinâmicos e desafiadores.

Ao treinar essa luta de origem tailandesa, também é importante aliar com outros exercícios, como abdominais, corda e flexões, que ajudam a fortalecer e aquecer o corpo.

Para praticar, é necessário usar roupas confortáveis, que permitam os diferentes movimentos, além de equipamentos de proteção, como ataduras, protetor de boca, caneleiras e luvas.

2. Kung Fu

Já o Kung Fu é uma arte marcial chinesa bastante conhecida mundialmente. As técnicas são baseadas nos movimentos dos animais e usadas principalmente para autodefesa, ao contrário de outras modalidades que focam no ataque.

Para isso, é importante focar na concentração, no equilíbrio e canalização das energias para acertar os golpes.

Se quiser uma inspiração, existem vários filmes que abordam o kung fu, como: 

  • clássicos do ator Bruce Lee — O Voo do Dragão, Fúria do Dragão e Dragão Chinês;
  • O Mestre Invencível e O Tigre e o Dragão com Jackie Chan; 
  • e as famosas animações Mulan e Kung Fu Panda.

3. Judô

Segundo a Confederação Brasileira de Judô, a luta surgiu no Brasil devido principalmente à imigração japonesa. Hoje, já reúne praticantes em todo o país e, inclusive, é um dos esportes olímpicos.

A arte marcial é regida por um código moral baseado em oito princípios:

  • cortesia;
  • coragem;
  • honestidade;
  • honra;
  • modéstia;
  • respeito;
  • autocontrole;
  • amizade.

4. Karatê

O karatê é uma arte marcial de origem japonesa que tem diversos estilos, mas a Federação Brasileira de Karatê reconhece apenas cinco: Goju-Ryu, Shotokan, Shorin-Ryu, Shito-Ryu e Wado-Ryu.

O treino é dividido em três partes, sendo a primeira reservada para os fundamentos básicos; a segunda para uma demonstração individual de técnicas; e, por fim, o combate aplicando o que foi aprendido nas duas etapas iniciais.

5. Boxe

O foco das aulas de boxe está nos socos, que podem ser aplicados em adversários, sacos de pancada, aparadores ou até mesmo no ar.

Para garantir a intensidade dos golpes e aproveitar todos os benefícios da prática minimizando os riscos de lesão, é fundamental prestar atenção à postura, posicionamento dos pés e tipos de soco. 

Mas nem só de golpe vive o boxe. Caso decida treinar essa arte marcial, você também deverá aprender as técnicas de defesa e esquiva para se proteger e ter uma experiência completa com a luta.

6. Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu também é uma arte marcial japonesa, ideal para quem quer aumentar a força e resistência física e gastar calorias.

O objetivo da luta é derrubar a pessoa oponente e, para isso, os golpes usados não são os socos, chutes e cotoveladas muito usados em outras artes. No jiu-jitsu, o que vale são as torções, pegadas, pressões e outras finalizações que envolvem um contato ainda mais próximo com o(a) adversário(a).

7. Krav Magá

O Krav Magá, de origem israelense, foca na autodefesa em situações de perigo. 

Ao contrário das artes marciais asiáticas, não é tão pautada por uma filosofia ou código moral, mas sim em pilares que garantem o aprendizado de golpes de defesa e ataque, movimentos rápidos e facilmente aplicáveis em situações que podem surgir no cotidiano.

Ao aprender e treinar Krav Magá, é comum que as pessoas se sintam mais confiantes para enfrentar situações de risco de violência e também mais conscientes corporalmente, já que descobrem quais são os pontos do corpo mais sensíveis e como podem usar seus movimentos para reagir e se defender.

8. Capoeira

Por fim, vamos falar da tradicional capoeira. Nem sempre ela é compreendida como arte marcial, mas um dos ingredientes dessa prática é, sim, a luta, junto ao ritual que a envolve.

Essa dúvida acontece porque, diferentemente das outras artes marciais apresentadas, na capoeira você não encontra apenas pessoas aplicando técnicas de ataque e defesa. 

Realmente há um lado mais artístico, com a música dos berimbaus e palmas, mas também há a aplicação de golpes com o objetivo de derrubar a pessoa adversária. 

No entanto, na maioria das vezes o que presenciamos é uma roda de capoeira onde é feita, na verdade, uma simulação dos movimentos precisos, ágeis e até mesmo acrobáticos da capoeira, e não uma luta propriamente dita.

Saiba mais sobre artes marciais com profissionais

Aprender artes marciais é uma ótima maneira de aliviar o cansaço e o estresse do dia a dia, melhorar a sua saúde e qualidade de vida, tonificar o corpo e ainda fortalecer os músculos.

No entanto, a arte de lutar não envolve apenas dar socos, chutes e golpes. É fundamental conhecer a história, a filosofia e, claro, a técnica por trás de cada movimento. Para isso, nada melhor do que contar com profissionais com a qualificação e preparo necessários, não é?

E se você quiser aprender alguma arte marcial, mas não tem interesse em frequentar clubes e academias, os cursos online são opções práticas e seguras. Você pode acompanhar aulas completas sem sair de casa; basta seguir todas as regras ensinadas e respeitar os seus limites para evitar lesões.

Quer começar a praticar agora mesmo e já usufruir de todos os benefícios das artes marciais? 

No marketplace da Hotmart você encontra vários cursos virtuais para aprender a lutar e cuidar da sua saúde. Confira!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.