Como combinar cores de roupas? Confira dicas para não errar!

Sempre quis saber como combinar cores de roupas para criar looks harmônicos e estilosos? Descubra com as nossas dicas neste conteúdo!

imagem de uma mulher com expressão de dúvida sobre como combinar cores de roupas segurando dois cabides; na mão direita, um cabide com uma blusa azul; na mão esquerda, um cabide com uma blusa laranja.

Escolher a roupa ideal para cada ocasião pode se transformar num verdadeiro desafio! Saber como combinar cores de roupas, acertar nos acessórios e se vestir adequadamente dependendo do evento é uma arte. 

Mas temos uma boa notícia: se vestir bem não precisa ser assim tão difícil, sabia?

Vamos compartilhar algumas dicas para você montar looks harmônicos e usar o seu estilo para transmitir exatamente a imagem desejada. Confira!

Conheça o círculo cromático

Para começar, vamos falar de uma das ferramentas mais importantes para quem quer entender mais sobre combinação de cores: o círculo cromático.

Ele é dividido em 12 cores: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias:

  • primárias: amarelo, vermelho e azul;
  • secundárias: laranja, verde e roxo;
  • terciárias: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.

círculo cromático

Conhecer o círculo e entender a relação entre essas cores é a base para montar looks com roupas que combinam entre si e também com o ambiente, que pode ser mais formal, divertido, casual ou romântico.

Outro conceito importante é o de cores quentes e frias, termos muito comuns no mundo da moda. 

As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, estão relacionadas ao fogo, então transmitem uma energia mais calorosa e alegre. Já as cores frias são mais associadas à tranquilidade e ao equilíbrio, como o azul, roxo e verde. 

Como combinar cores de roupas e nunca mais errar

Agora que você já conhece o círculo cromático, veja como usá-lo no dia a dia para acertar na escolha de roupas!

Looks monocromáticos

Foto: Reprodução/ VIVALUXURY

Os looks monocromáticos são montados usando uma única cor como base. Neste caso, nem precisa de círculo cromático, basta definir uma cor e escolher as peças para se vestir!

Esse tipo de visual costuma ter um resultado muito elegante, ideal para ocasiões mais formais e até profissionais. Cores menos chamativas podem ser um bom início, se ainda estiver com receio de se jogar num look monocromático amarelo ou num tom de vermelho bem vibrante!

Para equilibrar o visual, você pode usar acessórios mais discretos e em tons neutros. Outra boa dica é misturar texturas, tecidos e materiais para criar um efeito ainda melhor. 

Uma saia ou calça com material mais encorpado pode cair super bem com uma blusa ou top mais leve e delicado, por exemplo.

Cores análogas, ou tom sobre tom

Foto: Reprodução/ @natmosca

Cores análogas são vizinhas no círculo cromático, como rosa e vermelho, laranja e amarelo, e verde e azul.

Usá-las juntas ajuda a criar um visual mais colorido e com um contraste interessante, principalmente se o seu objetivo é ousar um pouco mais.

Outra forma de usar as cores análogas é por meio dos acessórios. Você pode montar um look verde monocromático e compor com um sapato azul ou usar joias e bijuterias azuis. 

No entanto, caso decida usar peças com cores análogas, os acessórios mais neutros ou seguindo os mesmos tons das roupas são os mais indicados para manter o equilíbrio e a harmonia.

O tom sobre tom também é uma possibilidade para criar combinações diferenciadas e inovar no estilo!

Escolha diferentes tons de uma única cor e componha o seu look brincando com estas nuances para ter um resultado mais dinâmico.

Cores complementares

Foto: Reprodução

Já as cores complementares são opostas no círculo cromático e, assim, misturam cores quentes e frias. 

O resultado é um look ainda mais ousado, com um visual chamativo e muitas vezes imprevisível. Uma das misturas possíveis é de roxo com amarelo: nada básico, não é mesmo?

Combinação em triângulo

Foto: Reprodução / Isabella Fiorentino

A combinação em triângulo gera looks ainda mais coloridos, já que mistura três cores com a mesma distância no círculo cromático — por isso recebe esse nome geométrico.

Essa combinação geralmente é usada em situações mais casuais e informais, pois criam looks bem despojados. Claro que isso não é uma regra, mas é sempre importante ter atenção ao ambiente e ao tipo de evento para o qual está se vestindo para saber como equilibrar as cores e conquistar o efeito desejado.

Com uma roupa na combinação em triângulo, uma coisa é certa: você chamará a atenção com a sua ousadia fashion e criatividade.

Combinando a cor dos acessórios com a roupa

Foto: Reprodução

Até agora, falamos muito sobre como combinar roupas, mas os acessórios também podem ser excelentes complementos para montar o look perfeito.

Se até o momento você segue um estilo mais básico, pode ser difícil ousar de primeira com um look colorido e vibrante. 

Mas se essa é à sua vontade, que tal começar diversificando os acessórios para fazer as combinações? É só utilizar as mesmas associações usadas para as roupas para garantir um visual harmônico.

Use os acessórios para testar combinações de cores análogas, complementares ou até mesmo em triângulo. 

Sapatos, cintos, colares, brincos, pulseiras, echarpes, cachecóis… existem muitos acessórios que ajudam a dar vida e aquele toque estiloso para o visual. 

E se está difícil desapegar das peças neutras, em cores como preto, branco e cinza, não tem problema! Estas cores são bastante apropriadas para ambientes profissionais, além de serem básicas, fáceis de combinar e atemporais.

Você pode adicionar toques de cor pelos acessórios até se acostumar com a ideia de brincar com as diversas combinações e começar a se vestir de forma cada vez mais variada.

Use a moda como ferramenta para se sentir bem e se comunicar

Conhecer o círculo cromático e saber como combinar cores de roupas são apenas alguns caminhos para você se sentir mais confortável para usar o estilo a seu favor.

A moda pode ser usada de várias maneiras diferentes, mas o importante é que ela seja um instrumento para você se sentir bem independentemente da ocasião. 

O objetivo não pode ser apenas seguir regras, mas sim conhecê-las para saber as que fazem sentido para você e, no caso das que não fazem, saber como quebrá-las e, ainda assim, conquistar um visual harmônico, estiloso e com a sua personalidade!

Se a moda é um assunto que você adora, temos mais um conteúdo incrível para você continuar mergulhando nesse universo. Acesse o nosso post que explica o que é e como funciona o seletíssimo ramo da alta costura!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.