Como empreender do zero? As melhores dicas para 2022

Neste artigo, descubra como empreender já no início de 2022!

Uma mulher aprendendo a como empreender por meio de cursos online

Comece 2022 com tudo! Saiba como empreender do zero e inicie sua trajetória como empresário(a)!

Empreender não é algo fácil de fazer. Habilidades de gestão não são conquistadas da noite para o dia. Muitas pessoas nem sequer possuem essa aptidão. Entretanto, quem tem esse espírito empreendedor pode ter muito sucesso na carreira.

Ser o seu próprio chefe é algo muito atrativo. Traz mais liberdade, mas também exige muita responsabilidade. Porém, para construir seu espaço no mercado, é preciso estudar muito e se esforçar diariamente para fazer o negócio dar certo.

Neste artigo, vamos te ajudar nessa jornada. Além de explicar como empreender do zero, vamos trazer as melhores dicas sobre o assunto.. Saiba mais abaixo!

Por que os brasileiros estão empreendendo cada vez mais?

O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no Brasil. Seja pela dificuldade em encontrar empregos formais, ou pelo desejo de “ser o próprio chefe”, as pessoas estão buscando alternativas para criar negócios próprios.

É o que mostra o Mapa das Empresas, pesquisa quadrimestral do Ministério da Economia, que registrou a abertura de mais de 1,4 milhão de empresas no último quadrimestre de 2021. 

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, esse número representa um aumento de 26,7% na abertura de empresas. 

Além do desejo de ser o próprio chefe, outra coisa que motiva os brasileiros na busca pelo empreendedorismo é a facilidade. Hoje, está muito mais fácil se tornar um empresário, seja como MEI, ME, ou qualquer outra categoria.

Como empreender em 2022? As melhores dicas

Em um cenário favorável, entender como empreender com qualidade é fundamental. Com a chegada do ano de 2022, as pessoas estão em busca de novas oportunidades de crescimento e criar um empreendimento do zero pode ser algo interessante.

Por isso, separamos as principais dicas de como empreender em 2022, para você começar o seu negócio com o pé direito, quanto antes.

Preparamos dicas que servem para qualquer tipo de empreendimento, que vão te ajudar em todas as etapas do processo. Confira!

1. Saiba o que você faz de melhor

O primeiro passo para montar uma empresa de sucesso é saber investir naquilo que você faz de melhor. Não adianta olhar para o mercado em busca “do que dá dinheiro” se você não domina a atividade.

Portanto, se ainda está na dúvida sobre o seu modelo de negócio, pense em fazer aquilo que você já obteve sucesso em sua profissão, ou algum hobbie que possui muita afinidade.

Conhecer o mercado por dentro é uma habilidade fundamental, que dá muito mais credibilidade para empresários que estão começando.

2. Conheça o seu público-alvo

Todo mercado tem um público-alvo específico e é o seu dever encontrá-lo. Quem tenta falar com todo mundo, no fim das contas, acaba não falando com ninguém.

Uma boa forma de conhecer o seu público-alvo é promover entrevistas, pesquisas de mercado e até mesmo enquetes online, para entender melhor o perfil da sua audiência.

Assim, você consegue criar uma comunicação direcionada, com anúncios voltados para quem realmente se interessa pelo seu negócio.

3. Descubra por qual meio oferecerá seus serviços

Você vai abrir uma empresa física, ou sua atividade será feita majoritariamente online?

Hoje, muitas empresas funcionam de forma totalmente digital. Por outro lado, alguns negócios exigem um espaço físico para acontecerem em sua totalidade.

Seja como for, é importante definir como será a sua prestação de serviços, por quais canais ele será oferecido e como será a jornada do cliente ao entrar em contato com a sua marca.

4. Monte um planejamento de riscos

Todo empresário precisa estar preparado para as adversidades. Portanto, montar um planejamento de riscos bem estruturado é algo fundamental para que você consiga lidar melhor com os problemas do dia a dia.

Monte um planejamento que engloba todos os possíveis aspectos de risco de um negócio, considerando questões jurídicas, financeiras, ambientais, de reputação e de fornecimento.

Tenha uma solução em mente para cada problema. Pode ser algo mais complicado, como a dificuldade de fornecimento de um material específico, até algo mais corriqueiro, como a saída de colaboradores.

5. Faça um planejamento financeiro para os primeiros meses

Os primeiros meses de um negócio são sempre os mais difíceis. Por isso, é muito importante construir um planejamento financeiro bem estruturado.

É importante entender qual será o capital inicial, as despesas, recursos e receitas previstas para os primeiros meses de atividade da sua empresa.

Com a largada inicial bem planejada, você vai conseguir manter o sucesso com mais facilidade no decorrer do tempo.

📝 Como economizar dinheiro para realizar sonhos?

6. Tenha os conhecimentos de Marketing Digital 

O marketing sempre foi e sempre será a alma do negócio. Apesar de ser um clichê, essa frase faz muito sentido. Portanto, é muito importante estudar os conceitos do marketing digital para iniciantes.

Hoje, o marketing acontece majoritariamente no ambiente online. Por isso, é fundamental ter domínio das estratégias de marketing de conteúdo, automação e tráfego pago.

Assim, você vai conseguir produzir anúncios direcionados para o seu público-alvo, aumentando as chances de conversão em vendas. 

7. Avalie o mercado onde atuará

Antes de entrar de cabeça em um mercado, é preciso conhecê-lo perfeitamente. Assim, você não só se prepara para eventuais desafios, mas também fica de olho nas oportunidades que podem surgir.

Executar uma pesquisa de mercado pode te dar essa visão global que é muito bem-vinda. É assim que você vai entender quem são os seus principais concorrentes e potenciais parceiros, construindo uma posição estratégica para a sua empresa no mercado.

Também é essencial estar por dentro das principais novidades e inovações do seu mercado, para que sua empresa já comece seguindo as tendências de sucesso.

8. Produza conteúdo para as redes sociais

Saber se comunicar é algo muito importante para as empresas. Se as pessoas estão nas redes sociais diariamente, os negócios que querem ter relevância também precisam estar.

Por isso, é muito importante estruturar uma equipe de comunicação que vai oferecer uma forte presença digital para a sua marca, destacando aquilo que ela tem de melhor.

Produza conteúdo diariamente, com fotos e vídeos impactantes, para atrair a atenção do seu público-alvo. Destaque as principais características do seu produto e da sua marca, criando uma estratégia de comunicação que atinge todas as frentes principais.

Dica Extra: esteja sempre à frente e atualizado!

Por fim, deixamos uma dica extra: se atualize! O mercado de trabalho está sempre em transformação e os empresários precisam acompanhar essas mudanças.

Uma boa forma de estar sempre atualizado(a) é buscar conhecimento na internet e nas redes sociais. Diversos cursos online podem te ajudar a desenvolver habilidades novas, sejam elas de gestão, comunicação, marketing ou as famosas soft skills.

Conheça agora os cursos online de gestão empresarial e carreira do nosso Marketplace, que vão te ajudar a dar o primeiro passo como empreendedor em 2022! 

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.