Descubra como fazer meditação na sua casa e também em outros espaços

Saiba como fazer meditação onde estiver para reduzir estresse e ansiedade, melhorar a concentração e o autoconhecimento!

Homem fazendo meditação na sala da sua casa - como fazer meditação

Quer encontrar uma forma de relaxar, reduzir o estresse e ainda melhorar a sua concentração? Então você precisa saber como fazer meditação para incluir essa prática na sua rotina.

Além de ser uma atividade com muitos benefícios para a saúde física e mental, ainda tem a vantagem de poder ser realizada em casa — o que é essencial em tempos de pandemia ou para quem sempre prefere o conforto do próprio lar.

Saiba mais sobre essa atividade e veja como começar a praticar hoje mesmo, de onde estiver!

Quais os benefícios da meditação?

Meditar é um processo com muitas vantagens, principalmente para quem consegue adotar esse hábito diariamente ou, pelo menos, com regularidade e consistência.

Confira alguns dos principais benefícios que você pode usufruir ao incluir a meditação na rotina.

Redução do estresse

Por ser uma prática voltada para o relaxamento, um dos benefícios é a redução do estresse. A meditação é um momento para respirar, se esquecer dos problemas e desacelerar os pensamentos, o que ajuda bastante a aliviar as tensões.

Controle da ansiedade

O mesmo acontece com a ansiedade. Ao meditar, você aprende a observar suas emoções e pensamentos, o que ajuda a entender melhor o que está causando os sintomas da ansiedade e, consequentemente, a criar formas para lidar melhor com essas questões.

Potencialização do autoconhecimento

Esse processo de auto-observação e de contato com os próprios sentimentos também contribui para o autoconhecimento

Por isso, é comum que as pessoas praticantes de meditação se tornem mais conscientes sobre seus limites e suas emoções, o que pode ajudar a fortalecer a inteligência emocional e melhorar a qualidade de vida.

Redução de vícios

Os benefícios citados anteriormente já são positivos para quem tem hábitos considerados não saudáveis ou vícios. No entanto, a meditação pode impactar de outras formas, direcionando a atenção de quem pratica para o presente e ajudando a reconhecer o sofrimento e, assim, encará-lo de outra forma.

Maior foco nas atividades

Você já deve ter reparado que é comum as pessoas incentivarem a prática de meditação ou mindfulness para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho profissional. 

Isso acontece porque meditar ajuda a melhorar a qualidade do sono e aumentar a concentração, afinal, é um processo que leva ao relaxamento. 

Como o seu corpo e a sua mente estarão mais descansados, você terá mais energia para focar nas suas atividades não só profissionais, mas também no que você gosta de fazer como lazer, nas suas relações, nos estudos…

Afinal, como fazer meditação em qualquer lugar?

Você tem dúvidas sobre como fazer meditação sem frequentar um estúdio especializado ou sendo uma pessoa agitada e com uma agenda cheia?

Separamos algumas dicas para você se preparar e preparar também o ambiente para começar a meditar aos poucos, até descobrir o que funciona para você e para a sua rotina.

Encontre um lugar tranquilo e silencioso

Estar num local adequado é fundamental para aproveitar a prática e conseguir se concentrar na meditação.

Meditação na praia

Por isso, escolha um ambiente silencioso, arejado e tranquilo. Se for meditar em casa, evite salas ou espaços onde há outras pessoas no momento e explique para seus familiares sobre a importância de ter esse momento reservado para a prática. Assim, você evita interrupções e distrações.

Desligue-se do mundo 

Principalmente nas primeiras práticas, é comum ter dificuldade para se concentrar na atividade e se desligar de tudo o que está acontecendo ao seu redor. Mas algumas mudanças no ambiente podem ajudar. 

Se possível, mantenha o celular afastado durante a meditação ou no silencioso. Desligue também as notificações para não se distrair e evite ambientes onde há outros aparelhos ligados, como televisão ou aparelho de som. 

Nessa hora, nada de pensar em notícias, acontecimentos ou compromissos. É hora de se desligar do que acontece lá fora para focar em você e na sua prática.

Tenha máxima concentração

Não tem como fazer meditação sem aprender a controlar a respiração, que deve ser profunda e lenta. 

Inclusive, a ação de focar em como você está respirando durante a prática é uma ótima maneira de direcionar a atenção, parar de pensar em outras coisas e realmente se concentrar.

Escolha uma posição confortável

A posição de lótus é provavelmente a mais comum para a meditação. Para fazê-la, você deve se sentar com as pernas cruzadas, colocando os pés em cima das coxas contrárias (pé esquerdo sobre coxa direita; pé direito sobre coxa esquerda). A coluna deve estar ereta e a posição deve ser confortável para o seu corpo.

Caso sinta algum incômodo ou dificuldade para se manter assim, não tem problema. A meditação pode ser feita em outras posições e só você poderá perceber como se sente em cada uma delas. 

Preste atenção à forma como o seu corpo reage, perceba se há alguma dor e escolha uma forma prazerosa. Lembre-se que, neste momento, toda distração deve ser evitada. Se escolher uma posição complicada ou desafiadora demais, pode ser difícil se concentrar no que realmente importa.

Quais materiais são necessários?

Para meditar em casa você não precisa de nenhum equipamento complexo, caro ou profissional. No entanto, alguns materiais e acessórios ajudam a deixar a prática ainda mais completa, confortável e relaxante.

Tapete

Como as pessoas geralmente fazem meditação sentadas no chão, o tapete é bastante usado para deixar o solo mais acolchoado e evitar dores, principalmente se a prática for longa.

Se quiser investir nisso, você pode adquirir um tapete de yoga ou qualquer outro apropriado para a prática de atividades físicas. Também é possível usar um tapete decorativo, uma toalha ou uma almofada maior. O importante é que ofereça conforto e estabilidade.

Um som reconfortante 

Os sons também ajudam a criar o ambiente ideal para a atividade, principalmente os mais tranquilos. Evite músicas altas ou barulhos muito agitados, e priorize os mantras ou barulhos de natureza, como de chuva, ondas do mar ou pássaros cantando ao fundo.

Plantas sempre por perto

Mesmo que você more em um apartamento, pode criar um cantinho com alguns vasos e plantas pendentes. 

Além de deixar a decoração mais personalizada e aconchegante, poderá usufruir das boas energias das plantas e manter um contato maior e mais próximo com a natureza.

Aromas agradáveis

Para que a meditação se torne um verdadeiro momento de autocuidado, dedique-se para deixar esse hábito ainda mais acolhedor e convidativo.

Usar aromas para potencializar a concentração, relaxar e aumentar o bem-estar é uma forma de fazer isso.

Óleos essenciais com características calmantes, por exemplo, são ótimas opções para você usar em difusores pessoais ou de ambiente na hora da meditação. As velas também podem ser usadas, mas, nesse caso, escolha produtos com cheiros mais naturais e leves e tome cuidado para usá-las com segurança.

Com essas dicas, você já sabe como fazer meditação em qualquer lugar e pode começar a praticar por pelo menos alguns minutos diariamente. 

E não desanime se no início parecer muito difícil se concentrar e aproveitar todos os benefícios da prática. Meditar é um processo de constante aperfeiçoamento e autoconhecimento, portanto, tenha paciência e respeite os seus processos — pode ter certeza de que valerá a pena.

Para deixar esse momento ainda melhor, que tal aprender a usar os óleos essenciais na meditação e na sua rotina? Descubra o que é a aromaterapia e comece a usar os aromas a seu favor!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.