Como fazer moldura de quadro: 7 incríveis ideias DIY

Quer saber como fazer moldura de quadro para decorar a casa ou ganhar dinheiro com as suas criações? Confira 7 ideias DIY!

Imagem de uma pessoa fazendo uma moldura de quadro.

Os quadros são uma das melhores maneiras de decorar paredes, personalizar cômodos e dar vida para cada cantinho. Por isso, que tal aprender como fazer moldura de quadro para deixar as artes que escolheu ainda mais bonitas?

Decorar a casa é um processo muito gostoso, mas pode ficar ainda melhor se você colocar a criatividade para trabalhar e fizer algumas peças artesanais! Já pensou nisso?

Saiba mais sobre o papel das molduras na decoração e veja o passo a passo para fazer as suas!

Por que aprender a fazer molduras de quadros?

Se você já comprou uma pintura, quis pendurar uma foto ou desenho e teve que buscar a moldura perfeita — do tamanho certo e combinando visualmente —, sabe como isso pode ser difícil.

Além disso, nem sempre dá para encontrar algo que combine com o restante da decoração ou até mesmo com a imagem emoldurada.

Ao fazer as suas próprias molduras, você evita esse problema. Você vai conseguir deixar o ambiente mais decorado, mais bonito e acolhedor com molduras feitas especificamente para cada quadro.

E você não precisa fazer apenas para decorar a sua própria casa! 

Também dá para fazer molduras para presentear outras pessoas ou até mesmo para vender e gerar renda com essa atividade. 

Como escolher as melhores molduras para quadros?

Falamos muito sobre o papel decorativo das molduras, mas elas não servem só para isso. Elas também ajudam a dar mais suporte para os quadros e a evitar danos por sujeira, vento e luminosidade. 

Alguns quadros podem ter apenas a moldura e nenhuma proteção na frente. Mas, no caso de fotografias e pinturas, as molduras com tela de vidro são ideais.

Além de mostrarem toda a beleza da arte, protegem bem as imagens e são fáceis de limpar. No entanto, se o quadro for ficar em um cômodo muito iluminado, escolha um vidro antirreflexo.

No caso das molduras, a escolha também depende do tipo de quadro. Cores, tamanho e ambiente influenciam bastante nessa hora.

Fotos e artes com cores intensas ganham ainda mais destaque com molduras sutis e neutras. 

Preto, branco, marrom e bege são algumas das cores mais tradicionais para molduras, pois combinam com ambientes variados e ajudam a compor o estilo sem chamar mais atenção do que a arte.

Mas um quadro mais minimalista, apenas com uma frase ou um desenho com cores mais claras, pode combinar bastante com uma moldura colorida e trabalhada, principalmente se o cômodo tiver um toque mais alegre e chamativo na decoração.

Quais materiais são necessários para fazer molduras de quadro incríveis?

As molduras podem ser feitas com materiais diferentes, como papel, papelão, MDF, madeira e crochê. Dependendo do material escolhido, serão necessárias algumas ferramentas específicas.

Papel e papelão são boas opções para quem quer algo mais prático, apesar de não terem uma durabilidade tão alta. Contudo, um dos pontos positivos é não precisar de materiais muito complicados, apenas:

  • papel;
  • tesoura ou estilete;
  • régua ou fita métrica;
  • lápis;
  • cola (branca ou quente) ou fita crepe.

Já as molduras de madeira são mais resistentes e ajudam a dar um visual mais elegante, mas exigem uma mão-de-obra mais pesada e mais materiais, como:

  • cola para madeira;
  • lixa;
  • pregos;
  • ripas de madeira;
  • tinta;
  • pincel;
  • martelo;
  • régua ou fita métrica;
  • serra.

Se escolher uma opção mais artística, como crochê ou com decoração feita de miçangas e pedras, você também terá que providenciar esses artefatos antes de começar. 

Lembre-se também de comprar as tintas para pintar suas molduras, se quiser alguma cor específica.

7 ideias de molduras para quadros

1. Moldura de papelão

As molduras de papelão combinam bastante com quadros descontraídos, com mensagens ou imagens mais divertidas, alegres e joviais. Elas também são ideais para quadros menores.

Além disso, ficam muito mais leves e, se você não puder furar a parede, poderá usar apenas fita dupla-face.

Esse é um dos tipos mais fáceis de fazer, pois você terá apenas que medir o tamanho das laterais, recortar o papelão e unir as partes com cola ou fita crepe. 

Depois que a moldura estiver montada, é só pintar com a cor escolhida, esperar secar e colocar a ilustração que será exibida no seu novo quadrinho!

2. Moldura de papel

As molduras de papel têm basicamente os mesmos benefícios da opção de papelão, no entanto, exigem alguns cuidados por serem mais maleáveis.

Para que a moldura fique no formato desejado, você pode usá-la para encapar pedaços de isopor. O isopor ajudará a estruturar a moldura sem pesar o seu quadro.

Se quiser uma moldura branca, será ainda mais fácil! Mas o papel também pode ser pintado para você ter quadros coloridos e diversificados.

3. Moldura de MDF

MDF é um material muito comum em molduras e pode ser usado com a cor natural ou pintado.

O processo de produção é um pouquinho mais complexo do que o de papel, pois você terá que comprar os pedaços do tamanho certo ou cortar em casa.

Depois que tiver com as peças prontas, é só colar com uma cola adequada para o material, pintar (se quiser), preencher com a arte escolhida e pregar ou colar na parede.

4. Moldura de madeira

Essa é uma das molduras que exigem mais habilidade e tempo, principalmente se você não encontrar os pedaços de madeira já cortados do tamanho certo.

Nesse caso, você terá que serrar os pedaços comprados e lixá-los antes de montar a moldura. Não se esqueça de cortar as pontas de cada lado para que elas se encaixem.

Depois é a hora de colar as laterais e esperar secar.

Se a madeira comprada for de alta qualidade, você pode manter a moldura com a cor natural — ideal para ambientes e decorações mais rústicas. Se a cor não estiver do seu agrado, é só pintar com a tinta escolhida e, se quiser um visual mais brilhante, finalizar com verniz.

5. Moldura com miçangas

Se você quiser uma moldura bem personalizada e colorida, pode usar algumas miçangas na sua moldura. Elas podem ser coladas apenas para dar mais cor e textura, ou formar desenhos e padrões.

Tudo vai depender da sua habilidade artística e do que combina com a sua casa — ou com o pedido do cliente!

6. Moldura de crochê

Se você domina a arte do crochê, que tal usar essa habilidade para fazer lindas molduras de quadros, espelhos e outros artigos decorativos?

O ideal é escolher ilustrações, frases ou desenhos minimalistas, ou seja, com poucos detalhes, para não carregar muito visualmente.

7. Moldura de tecido

Você também pode aprender como fazer moldura de quadro usando tecidos variados. 

Para conseguir uma boa estrutura, você pode apenas costurar um tecido mais grosso e usá-lo como moldura, ou encapar molduras de MDF, madeira e isopor com o material que quiser.

Aperfeiçoe as suas habilidades!

Viu como fazer moldura de quadro pode ser uma ótima ideia para exercitar seu lado criativo, decorar a casa e, quem sabe, ainda ganhar dinheiro?

Uma boa maneira para começar bem, evitar os erros mais comuns e fazer molduras profissionais é buscar conhecimento. 

Assim, você poderá ter muitas novas ideias e fazer peças cada vez mais elaboradas e atrativas! 

Ficou com interesse em aprender a emoldurar quadros com ainda mais qualidade e técnica? Veja os cursos para criar molduras de quadros disponíveis na Hotmart e aprimore suas habilidades!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.