Como fazer skin care? Os melhores passos para uma pele saudável

Fazer skin care é fundamental para ter uma pele mais bonita e saudável. Mas você sabe qual é a rotina ideal? Descubra!

Uma mulher se cuidando e aprendendo como fazer skin care

A preocupação com a saúde e a beleza da pele não é de hoje, mas a pandemia de Covid-19 intensificou o interesse das pessoas em fazer skin care e criar uma rotina de cuidados com o rosto. 

Entre fevereiro e abril de 2020, inclusive, o termo skin care teve um aumento de 66% nas buscas realizadas no Google. Mas é importante ter atenção a alguns pontos antes de comprar vários produtos e iniciar a sua rotina, pois cada pele tem uma necessidade e o uso incorreto pode até mesmo causar efeito contrário ao desejado.

Saiba como fazer skin care do jeito ideal para ter uma pele sempre bonita e saudável!

Antes de tudo, o que é skin care?

Skin care é um termo em inglês que significa “cuidado com a pele” e, no Brasil, é usado para nomear a rotina de tratamento e cuidado principalmente com a pele do rosto. 

Esta rotina deve ser feita com cosméticos adequados para o resultado que se deseja, além de ser importante também ter o acompanhamento de dermatologistas para garantir a eficácia e segurança dos produtos usados.

Quando aliado a outros hábitos saudáveis — como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular — o skin care ajuda a manter a pele hidratada, protegida e limpa. 

Como manter uma rotina?

Uma das principais dúvidas de quem começa a fazer skin care é em relação à regularidade. Inicialmente, parece difícil manter uma rotina de cuidados com a pele, mas com alguns minutinhos por dia já é possível seguir um processo completo, sabia?

O importante é saber:

  • o que a sua pele precisa;
  • em quais horários cada produto deve ser usado;
  • quais são os produtos ideais;
  • e quais os métodos mais indicados para a sua pele.

Depois de definir esses pontos, você pode começar a encarar essa rotina como um momento de autocuidado e relaxamento para começar e terminar o dia bem.

Como fazer skin care? Um guia prático!

Confira os cuidados necessários para começar a fazer skin care e tratar a sua pele com toda a atenção que ela merece!

Primeiro, faça uma boa seleção de produtos

Selecionar produtos de qualidade é essencial para garantir não só bons resultados, mas também a segurança da sua rotina.

Por isso, pesquise bastante antes de comprar cada um deles e, preferencialmente, conte com a ajuda de profissionais para indicar o melhor tratamento para a sua pele.

E não se preocupe: hoje já é possível encontrar muitas marcas boas e acessíveis no mercado, graças à popularização do skin care e o interesse crescente em produtos que melhoram a aparência da pele, evitam o envelhecimento precoce e o aparecimento de acnes e cravos.

Descubra para qual fase do dia é o skin care

Quem não precisa tratar questões específicas, como manchas, excesso de oleosidade e acne, costuma seguir uma rotina com praticamente os mesmos passos de manhã e à noite, adicionando apenas o filtro solar na rotina diurna.

Esta rotina mais básica inclui limpar, hidratar e proteger a pele. 

No entanto, uma rotina completa pode exigir cuidados diferentes de manhã e à noite para incluir outros produtos, como antioxidantes e tratamentos específicos, que muitas vezes têm ativos que não podem ser expostos ao sol.

Sendo assim, estes são os passos mais indicados:

Rotina diurna

  • limpeza da pele;
  • séruns com antioxidantes, como a vitamina C;
  • cremes específicos para a área dos olhos;
  • hidratação;
  • proteção solar.

Rotina noturna

  • retirada da maquiagem, se for o caso, e limpeza da pele;
  • tônico;
  • tratamentos (máscaras e séruns com ácidos, ativos e vitaminas);
  • hidratação.

Em alguns casos, o tratamento deve vir por último, logo após a hidratação. Por isso, é sempre importante conferir as indicações de cada produto e as orientações de profissionais.

Além desses passos indicados para a rotina diária, a esfoliação e outras formas de tratamento, como máscaras de argila, podem ser incluídas semanal ou quinzenalmente, dependendo das características da sua pele.

Descubra as necessidades da sua pele

Saber qual é o seu tipo de pele e o que ela precisa em cada momento é fundamental para fazer um skin care completo e eficiente.

Os tipos de pele são:

  • seca;
  • mista;
  • oleosa;
  • sensível;
  • normal.

Esta identificação ajuda na escolha dos produtos mais adequados para manter a saúde da pele em dia. Muitas vezes, é exatamente o uso errado de produtos que pode estar causando o ressecamento, a oleosidade em excesso ou até mesmo as espinhas que tanto incomodam você.

Mantenha a pele sempre hidratada

A hidratação é um dos passos mais importantes da rotina de skin care, inclusive, em peles oleosas. A diferença nessa etapa está na textura e no tipo de produto. 

Nas peles mais oleosas, o ideal é usar hidratantes mais leves, como as opções em gel ou os séruns. Já as peles mais ressecadas, precisam de um creme mais potente as pessoas com peles sensíveis devem evitar hidratantes com substâncias que possam causar irritações e alergias.

Aposte nos antioxidantes

Os produtos com ação antioxidante ajudam a combater os radicais livres e, assim, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele e a tratar os primeiros sinais da redução de colágeno, como as linhas de expressão e as rugas. 

Alguns também atuam suavizando os danos causados pela poluição, exposição ao sol e estresse. 

Nunca se esqueça do protetor solar

Assim como a hidratação, o protetor solar não pode ficar fora de uma rotina de skin care. Você sabia que, além de ser um produto importante para prevenir doenças como o câncer de pele, também contribui para uma pele mais viçosa e radiante? 

Esse produto também é um dos responsáveis por proteger a pele do envelhecimento precoce, evitar manchas e acne causada pelo sol e potencializar a hidratação. 

Além disso, muitas opções também funcionam como verdadeiros tratamentos para clarear a pele ou até mesmo como aliadas da maquiagem, ajudando a disfarçar manchas, poros e olheiras, como é o caso dos protetores solares com cor.

Que tal aprender com profissionais como fazer skin care?

Fazer skin care não precisa ser um sofrimento, mas também não pode ser um processo realizado de qualquer jeito, sem atenção e cuidado redobrado com os produtos escolhidos.

Por isso, muitas vezes é mais seguro e até mesmo mais prático, contar com profissionais para orientar os seus primeiros passos. 

Os cursos online podem contribuir bastante nesse momento, pois você pode assistir às aulas no conforto da sua casa, pagando valores geralmente mais acessíveis do que os cursos físicos, e no horário que preferir!

Assim, criar uma rotina de cuidado com a pele será ainda mais tranquilo do que você imaginava, não é? 

Conheça os cursos de Moda e Beleza disponíveis na Hotmart e comece hoje mesmo a cuidar mais de você e da sua pele! 

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.