Como fazer um canal no YouTube pelo celular de forma descomplicada

Aprenda como fazer um canal no YouTube pelo celular e comece a criar seus vídeos e compartilhar o que você sabe com outras pessoas!

No Brasil, as pessoas têm consumido cada vez mais os conteúdos em vídeo, o que é uma excelente oportunidade para quem quer compartilhar o que sabe na internet. Se esse é o seu caso, que tal descobrir como fazer um canal no YouTube pelo celular — de forma simples e rápida?

Vamos mostrar os passos que devem ser seguidos para colocar o seu canal no ar usando o seu aparelho que, apostamos, é um dos dispositivos que você mais usa no dia a dia! Acertamos?

Então continue a leitura para tirar de vez esse projeto do papel e assumir o seu lado YouTuber!

Por que montar um canal no YouTube pelo celular?

O que mais costuma impedir as pessoas de montar um canal no YouTube são exatamente os primeiros passos, então, por que não simplificar?

Em vez de obrigatoriamente recorrer ao computador ou tablet, você pode usar o seu celular que provavelmente já está com você ou, pelo menos, facilmente ao seu alcance.

Além de usar o celular para criar o canal, você também pode gerenciar seus vídeos e resultados pelo aparelho de onde estiver.

Mas se ainda está na dúvida se realmente vale a pena investir seu tempo nisso, saiba que são mais de 2 bilhões de pessoas usando a rede social ativamente no mundo! 

Ou seja, se você quer compartilhar conteúdo de qualidade para impactar uma audiência específica, esse é o lugar ideal!

youtube celular

Afinal, como montar um canal no YouTube pelo celular?

Você só saberá os resultados do seu projeto depois de colocar o canal no ar e compartilhar os primeiros conteúdos. Então, vamos às dicas práticas para você começar a gravar seus vídeos o quanto antes!

Saiba qual é a sua paixão

Antes de entrar no YouTube e fazer o seu canal, é importante entender o que é necessário para manter o canal no ar e ter bons resultados, além de definir o tipo de conteúdo que você vai publicar na rede social.

Para começar, lembre-se de que você tem que se sentir confortável para falar na frente das câmeras — ou pelo menos com disposição para encarar esse desafio e se acostumar com essa exposição aos poucos.

Se você sente que está pronta ou pronto para isso, ótimo! Então é o momento de definir as suas paixões, ou seja, os temas que você vai abordar e o que você quer compartilhar com o mundo. 

Essa reflexão vai ajudar não só no direcionamento da produção de conteúdo, mas também na definição do nome do seu canal e na estratégia de divulgação.

Descubra o seu nicho

Após definir o que você vai abordar, descubra quem são as pessoas que se interessam por esses assuntos e que serão o seu público-alvo.

Descobrir e definir o nicho é fundamental para ter resultados ainda melhores com o seu canal e saber exatamente com qual perfil você está falando em cada vídeo. 

Nesta etapa, foque em entender: 

  • o que essas pessoas gostam; 
  • quais tipos de conteúdo mais consomem; 
  • quais são suas principais dores e dúvidas;
  • como interagem nas redes sociais etc.

Toda informação sobre a sua audiência será valiosa para construir um relacionamento duradouro e positivo com as pessoas que você deseja alcançar com seus conteúdos.

Faça uma conta na plataforma pensando no nome do canal

Para criar o seu canal no YouTube, acesse o site e faça login com a sua conta do Google.

Depois, clique no avatar ou na sua foto e em “Criar um canal”. 

Agora, é o momento de escolher o nome do canal. Como você já terá definido o tipo de conteúdo e o nicho, pense em um título que será atrativo e facilmente compreendido pelo público. 

Evite palavras técnicas ou muito difíceis, que podem afastar as pessoas ou não transmitir exatamente a mensagem que deseja. O ideal é que, ao ter o primeiro contato com o nome do seu canal, o público já compreenda do que se trata.

Prepare um cenário

Com tudo definido, agora é hora de começar a gravar! O cenário é uma parte essencial dos vídeos, por isso, escolha um ambiente com boas condições de iluminação e áudio. 

Você também pode preparar um cenário personalizado, com itens decorativos e temáticos, de acordo com a proposta do canal.

O importante é criar um ambiente adequado para a gravação, sem ruídos, luz forte ou muito fraca, que podem atrapalhar a qualidade do conteúdo e prejudicar a experiência do público.

Tenha periodicidade

Não dá para apenas criar um canal no YouTube, pelo celular ou de qualquer outra forma, e publicar de forma irregular, com vários meses de distância entre um vídeo e outro.

Se você quer ter resultados expressivos com o seu canal, o ideal é manter uma certa periodicidade e se planejar para postar conteúdos novos constantemente. Isso ajuda não só a agradar às pessoas que acompanham o seu canal, mas também os algoritmos da plataforma.

Uma possibilidade é criar o hábito de postar sempre no mesmo dia da semana, assim, a sua audiência já saberá quando terá conteúdo novo e você consegue organizar melhor a sua rotina.

Tenha criatividade

Trabalhar com produção de conteúdo, independentemente do formato, exige bastante criatividade. 

Afinal, é importante diversificar os materiais, pensar em novos temas e abordagens e desenvolver assuntos que realmente conversem com o público e consigam o engajamento das pessoas.

Por isso, comece desde já a alimentar o seu lado criativo consumindo conteúdos, buscando inspirações e referências e, o principal, produzindo conteúdo! 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não dá para ficar esperando a criatividade chegar. Estudar bastante e praticar sempre são formas mais eficientes para ter ideias inovadoras.

Acompanhe os resultados

Para saber o que está dando certo e onde você pode melhorar, é fundamental acompanhar os resultados dos seus vídeos, individualmente, e do canal como um todo. 

O próprio YouTube oferece insights sobre alcance dos vídeos, número de curtidas, comentários, visualizações e outras métricas. Use esses dados para otimizar seus conteúdos e deixar o seu canal cada vez melhor e mais atrativo.

Que tal aprender com especialistas?

Você aprendeu como criar um canal no YouTube pelo celular e descobriu que, na verdade, não tem praticamente nenhuma diferença para o computador, certo? 

O que muda é a praticidade de usar o aparelho que já usamos diariamente para iniciar a sua jornada com produção de conteúdo para a plataforma! E como a criatividade é um dos pontos mais importantes, que tal começar a buscar inspiração hoje mesmo?

O Marketplace da Hotmart é o lugar perfeito para você aprender com especialistas nos temas que você quer abordar ou em assuntos que podem ajudar na criação do seu canal, como empreendedorismo e marketing digital. 

Acesse o Marketplace e confira a quantidade de conteúdos disponíveis para o seu desenvolvimento!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.