Como fazer uma monografia? Confira 5 dicas

Tem dúvidas sobre como fazer uma monografia? Confira tudo sobre o assunto e dicas para fazer a sua com calma.

blogAprenda_como fazer uma monografia

Se você está se perguntando se tem como fazer uma monografia sem estresse, este post é para você!

Por ser um trabalho que marca a conclusão do curso, é comum surgirem milhares de dúvidas sobre a sua produção e também muito receio de ser algo muito complicado e difícil.

Fazer a monografia realmente é algo que dá trabalho e exige bastante dedicação. No entanto, o processo pode ser muito menos cansativo se você se planejar e organizar todos os passos necessários para a sua conclusão.

Por isso, confira as nossas dicas para escrever a sua monografia com mais tranquilidade e finalizar o curso com a sensação de dever cumprido!

O que é uma monografia?

Monografia é um trabalho dissertativo exigido no fim da graduação ou da pós-graduação para que os alunos concluam o curso. 

A tese deve ser sobre um tema específico e relacionado à área de formação, e deve ser construída seguindo as normas da ABNT.

O projeto de uma monografia demanda muita pesquisa e é fundamental que o aluno defina bem qual será o assunto abordado e qual será a estrutura do trabalho para evitar refações e ter a certeza de que o resultado será um conteúdo completo e coerente.

Além de ter o trabalho escrito, a monografia deve ser apresentada para uma banca examinadora, que é a responsável por avaliar o domínio do conteúdo, a forma como o aluno apresenta o seu trabalho e a sua capacidade de argumentação.

Qual a diferença entre TCC e monografia?

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, que pode ser cobrado pela instituição de ensino tanto no final de uma graduação quanto de uma pós-graduação. 

Já a monografia é um tipo de trabalho de conclusão de curso e é um dos mais solicitados.

No entanto, o TCC também pode ser feito no formato de artigo científico, publicação em revista acadêmica ou até mesmo alguma atividade prática. Essa definição pode variar dependendo do curso ou da universidade.

A estrutura de uma monografia

A monografia é dividida em três partes principais: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Pré-textual é tudo que vem antes do seu trabalho, como a capa, folha de rosto, a dedicatória, os resumos, as palavras-chave, o índice e a epígrafe. 

Os elementos textuais formam a parte principal da sua monografia, que geralmente é composta por: 

  • apresentação;
  • introdução;
  • revisão de literatura;
  • fundamentos teóricos;
  • resultados;
  • desenvolvimento;
  • conclusões e recomendações.

Já a parte pós-textual contém as referências bibliográficas e os anexos que complementam o que foi apresentado ao longo do trabalho.

Como fazer uma monografia?

Conhecer todas as regras sobre a monografia é importante para conseguir aplicá-las e entregar um trabalho com a estrutura esperada.

Mas a parte mais importante é o conteúdo!

Como a monografia é um trabalho extenso e com conteúdo aprofundado, a organização é essencial para garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade do texto.

Veja o nosso passo a passo para fazer a sua monografia e bom trabalho!

1. Escolha um tema relevante

O seu trabalho precisa ser sobre um assunto academicamente relevante, por isso, esse primeiro passo é essencial!

Pesquise bastante para encontrar um assunto que faça sentido dentro da sua área de formação e sobre o qual você consiga propor reflexões valiosas. 

Verifique algumas referências antes de decidir para ter certeza que encontrará o apoio bibliográfico necessário para o desenvolvimento da sua ideia.

Contudo, lembre-se que você vai dedicar muito tempo e estudo à monografia. Por isso, além da relevância, escolha um tema que você gosta. 

Trabalhar com o que você tem afinidade é uma boa maneira de deixar o processo de produção mais prazeroso. 

2. Monte um cronograma de estudos

Além do prazo final de entrega, geralmente os alunos precisam apresentar partes do trabalho ao longo do processo para que os orientadores revisem e façam as devidas sugestões.

Se o seu curso seguir esse formato, você pode se guiar por esses prazos para montar o seu cronograma de estudos.

Registre todas as datas de entrega e o que precisa ser feito até lá. Depois, divida a produção em pequenas tarefas para conseguir encaixá-las no seu dia a dia e não perder nenhum prazo.

Você pode separar os horários por atividade: 

  • pesquisar e estudar referências;
  • escrever o conteúdo;
  • revisar para garantir que está pronto para ser entregue.

3. Faça a pesquisa com cuidado

Por ansiedade ou medo de não conseguir entregar o trabalho no prazo, é comum que os alunos sintam uma pressão para começar a escrever logo. 

Mas não se desespere!

É melhor se dedicar mais à pesquisa e ao planejamento da sua monografia antes de colocar as ideias no papel do que correr para escrever e acabar se perdendo no meio do caminho.

Quanto mais você estudar, mais domínio terá sobre o tema. Isso vai facilitar a construção do seu texto, além de evitar refações e retrabalhos.

4. Além das normas ABNT, conheça as normas da universidade

Todos os trabalhos de conclusão de curso devem seguir as normas da ABNT, por isso é tão importante conhecê-las desde o início do projeto.

Algumas normas são bem simples, como: 

  • o texto deve ser na cor preta, com a fonte Times New Roman ou Arial em tamanho 12; 
  • deve ter espaçamento 1,5 (com algumas exceções, como citações e rodapé);
  • deve ser apresentado no formato A4.

O ideal é que você escreva a monografia já seguindo a formatação adequada para, no final, apenas conferir o que precisa ser ajustado e estruturar o que exige um pouco mais de atenção, como as citações, as margens e as referências bibliográficas.

Mas, além de seguir as normas da ABNT, também fique de olho nas regras estipuladas pela universidade. 

Confira se o curso exige algo diferente para a monografia, seja em relação ao conteúdo, seja em relação ao formato, assim você evita ter surpresas na hora de apresentar o trabalho pronto.

5. Escolha sua metodologia

Além das regras de formatação do texto, a monografia deve seguir uma sequência de informações. Na introdução, você fala sobre o tema que será abordado e os objetivos gerais e específicos.

No desenvolvimento, é hora de apresentar o referencial teórico, ou seja, você precisa embasar o que está sendo dito. É aqui que você também deve explicar a metodologia escolhida para o seu trabalho.

No fim, você explica se conseguiu alcançar os objetivos listados no início da monografia e conclui o trabalho.

Para conseguir criar um conteúdo coerente, é fundamental definir a metodologia no início. Assim, você já consegue planejar a sua monografia e os passos que serão seguidos para a construção de cada um desses momentos do projeto.

Existem várias metodologias, como pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa de campo.

O importante é que a metodologia escolhida seja a adequada para você conseguir todas as informações necessárias para atingir o seu objetivo. Na dúvida, conte com a ajuda do(a) professor(a) responsável pela sua orientação.

Por que devo me preocupar tanto com a monografia?

Agora que você já sabe como fazer uma monografia, que tal começar a pensar no tema que quer trabalhar?

Se ainda não se convenceu sobre o porquê esse trabalho é tão importante, lembre-se que ele marca o fim de uma etapa e pode abrir muitas portas para a sua vida profissional. 

Afinal, é a aprovação da sua monografia que vai oficializar que você pode começar a sua carreira na profissão escolhida!

Como vimos acima, é essencial ter um cronograma de estudos para não deixar a monografia para os últimos dias. Confira nosso post com dicas para montar uma rotina de estudos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.