Como fazer uma redação passo a passo: dicas para arrasar!

Quer saber como fazer uma redação para arrasar em provas, concursos ou apenas se comunicar melhor pela escrita? Confira as nossas dicas!

como fazer uma redação - mulher sentada escrevendo uma redação e usando um notebook

Saber como fazer uma boa redação é muito importante para estudantes que querem se sair bem no ENEM e em vestibulares. Mas não é só para isso que serve essa habilidade!

Escrever bem e dominar as técnicas de redação pode ser bastante útil para ter um bom desempenho em concursos públicos, provas e trabalhos acadêmicos, projetos profissionais e também na vida pessoal.

Afinal, saber se comunicar bem por meio da escrita pode ajudar nas relações pessoais e abrir portas no mercado de trabalho, principalmente em um mundo cada vez mais digital.

Quer aprender a escrever melhor em provas, concursos e testes? Então confira as nossas dicas para arrasar na redação!

Como fazer uma redação passo a passo

Muitas pessoas pensam que, para fazer uma boa redação, é necessário ter um certo dom para a escrita.

Claro que talento nato e interesse pelas palavras pode facilitar o processo e torná-lo até mais prazeroso. 

No entanto, mesmo quem não tem muita afinidade com a escrita pode desenvolver essa habilidade seguindo alguns passos antes, durante e depois da construção do texto.

Primeiro: mantenha-se informado!

Para conseguir escrever bem e usar bons argumentos no seu texto, você precisa saber bastante sobre o assunto que será abordado.

Por isso, principalmente no caso de redações com foco em ENEM e vestibular, é fundamental manter os seus conhecimentos atualizados. 

Leia notícias, acompanhe os acontecimentos do país e do mundo e busque sempre se aprofundar nos temas que estão em alta para saber como escrever sobre cada um deles de forma completa e organizada.

Para deixar essa tarefa mais agradável e conseguir realmente transformá-la em um hábito, escolha o meio de comunicação que mais se encaixa na sua rotina.

Hoje é possível ver as notícias pelas redes sociais, por newsletters, sites, televisão, rádio, podcasts… Escolha os seus formatos preferidos e acompanhe o que está acontecendo por aí para ter mais material para as suas redações.

Lembre-se de não apenas receber as notícias, mas também pensar sobre elas, pesquisar mais informações, quando necessário, e tentar sempre entender os argumentos por trás de cada ideia. 

Esse exercício vai ajudar a organizar os seus pensamentos e preparar o seu cérebro para o momento de se posicionar por meio da escrita.

Reflita sobre o tema

Antes de começar a estruturar o seu texto, pense e reflita sobre o assunto que será trabalhado.

Em redações do gênero dissertativo-argumentativo, que é o mais comum em provas e concursos, você vai precisar usar argumentos e se posicionar.

Se começar a escrever sem fazer essa reflexão, você corre o risco de se perder no meio do caminho e acabar transmitindo ideias confusas ou deixando argumentos importantes fora do seu texto.

Por isso, entenda primeiro o tema que será abordado e reflita bastante sobre o que você sabe sobre aquilo, qual é a sua opinião e quais são os argumentos que podem enriquecer a redação e transmitir as ideias com coerência para os leitores.

Planeje a estrutura da redação

Uma boa redação precisa seguir uma linha de raciocínio com introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Essa estrutura serve para que o leitor consiga acompanhar e compreender o que está sendo dito pelo autor do início ao fim.

Faça esse esboço inicial do texto já incluindo o que precisa ser abordado em cada parte, assim você terá um direcionamento mais completo na hora de escrever. 

Veja o que precisa ser considerado em cada etapa do texto:

  • introdução: você deve apresentar o assunto e mostrar qual será a abordagem utilizada no texto;
  • desenvolvimento: essa é a hora de apresentar os argumentos que você selecionou para justificar e defender o seu posicionamento; 
  • conclusão: no fim da redação, você precisa retomar as ideias centrais e, se for a proposta da atividade, apresentar a solução sugerida de forma objetiva e coerente com o que foi defendido ao longo do texto.

Nesse momento de estruturação também é importante verificar atenciosamente a proposta da redação. 

Veja qual é o gênero e o objetivo daquele texto, quais são as orientações, se há especificações sobre o que deve ser feito e o que não pode ser incluído etc. 

Não coloque ideias genéricas

Frases feitas, clichês e ideias generalizadas devem ser evitadas. 

Além de prejudicarem a qualidade do seu texto, elas não contribuem para a defesa dos argumentos e para transmitir o seu posicionamento sobre o tema trabalhado. 

Na maioria das vezes, elas servem apenas para preencher palavras e não acrescentam relevância ao texto. No caso de redações para provas, principalmente, cada palavra importa. 

Por isso, em vez de apenas escrever opiniões como “fazer tal coisa é ruim”, mostre o porquê por meio de dados consistentes e argumentos confiáveis.

Desenvolva a introdução

A introdução é a sua chance de chamar a atenção do leitor e mostrar a importância do que será abordado no restante do seu texto.

Essa parte deve ser bem objetiva e concisa, no entanto, deve contextualizar as pessoas sobre o tema e já engajá-las na leitura para que tenham interesse em continuar.

Aqui você não precisa apresentar os seus argumentos ainda, apenas introduzir o assunto deixando claro qual é a ideia principal que você vai desenvolver no restante da redação.

Pense nos argumentos

Na maioria das vezes, existem vários argumentos diferentes que podem ser usados para defender um posicionamento.

No entanto, as redações costumam ter um limite de tamanho tanto para facilitar a correção quanto para garantir a objetividade do texto.

Por isso é tão importante pensar nos argumentos antes de começar e definir quais são os mais fortes e adequados para defender a sua ideia.

Para não perder nenhuma inspiração, uma boa prática é registrar frases, pensamentos e fatos antes de iniciar a redação. 

Não se preocupe com coerência ou gramática nessa hora. Apenas anote tudo que você conseguir pensar sobre o tema de forma livre.

Assim você evita que uma excelente ideia se perca e consegue ter uma visão bem ampla de tudo o que pode abordar. 

Depois, com mais calma, analise tudo o que registrou, escolha os argumentos ideais para construir a sua redação e veja a melhor maneira de apresentá-los.

Faça uma boa revisão antes de passar a limpo

O processo de redação deve ser sempre seguido de uma revisão atenta.

Na hora de escrever, muitas vezes nos empolgamos com o desenvolvimento das ideias e deixamos passar alguns erros ou formulamos frases sem tanta atenção à estrutura.

Para não ter que ficar pausando a sua produção para revisar e corrigir esses detalhes, você pode escrever de forma contínua e deixar a revisão para o final, quando já tiver conseguido concluir as ideias.

Após terminar o texto, releia tudo o que escreveu prestando atenção aos detalhes.

Nesse momento, é essencial conferir a grafia das palavras, identificar e corrigir erros gramaticais e garantir que todos os trechos estão seguindo as normas cultas da língua portuguesa.

Além disso, confira se a redação tem uma sequência lógica e se há frases que podem ser ajustadas para melhorar a coesão do texto. 

Verifique também se você usou os conectivos corretos e adequados, se há frases contraditórias ou palavras repetidas que devem ser retiradas. 

Faça uma última revisão como se fosse um leitor do seu texto: veja se os seus argumentos são realmente convincentes e se as ideias apresentadas estão fazendo sentido. 

Depois dessas revisões, é só passar a limpo para finalizar a sua redação.

Pratique e estude para escrever cada vez melhor!

Ninguém aprende como fazer uma redação do dia para a noite. 

Escrever é um exercício que exige bastante prática e estudo, pois existem muitas técnicas e detalhes que devem ser observados para que um texto transmita a mensagem desejada.

Principalmente no caso de redações para provas, também é importante conhecer as diferentes estruturas textuais, saber apresentar e defender argumentos e, claro, dominar as regras gramaticais e ortográficas.

E a melhor maneira de arrasar na sua redação é não parar de aprender e treinar.

Confira os cursos de redação disponíveis na Hotmart e aprimore as suas habilidades de escrita!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.