Saiba como investir dinheiro para aumentar a renda mensal

Você sabe como investir dinheiro para ter uma vida financeira melhor, mais independente e saudável? Descubra agora mesmo!

Um homem aprendendo como investir dinheiro

Você sabe como investir dinheiro para conseguir a tão desejada tranquilidade financeira e a concretização dos seus projetos pessoais?

Não pense que fazer investimentos é algo reservado apenas para quem já tem muito dinheiro, pois todas as pessoas podem aproveitar as vantagens de entrar para o mercado financeiro e direcionar bem as suas finanças.

Se você tem objetivos que demandam o gasto de dinheiro, não deixe para depois. Descubra o que você precisa saber para começar a investir e comece a se planejar hoje mesmo!

Por que é importante investir dinheiro?

Resumidamente, investir é uma forma de se planejar para fazer o seu dinheiro render, o que pode ser feito não somente para ter uma vida financeira mais saudável, mas também para alcançar os seus objetivos, realizar sonhos e concretizar projetos pessoais e profissionais.

Muitas pessoas se sentem inseguras para fazer investimentos devido aos riscos inerentes e preferem apenas guardar dinheiro em conta corrente, poupança ou até mesmo em casa. 

Contudo, essa também é uma ação arriscada, afinal, dinheiro parado perde o poder de compra com o tempo devido à inflação. 

Então, se é para arriscar, que tal fazer isto com conhecimento, planejamento e, ainda, com a possibilidade de fazer o seu dinheiro render?

Assim você pode alcançar segurança e independência financeira, aumentar o seu patrimônio, adquirir os bens que tanto deseja e ainda construir a sua reserva para emergências.

O que dá para fazer com o dinheiro investido?

Você pode investir o seu dinheiro por diversas razões ou até mesmo sem um objetivo muito específico, apenas para ter mais segurança financeira, por exemplo.

Contudo, esse investimento é um ótimo caminho para quem quer:

  • comprar um imóvel;
  • adquirir bens de consumo com valores mais altos, como carros e motos;
  • criar ou aumentar a reserva de emergência;
  • ter mais independência financeira;
  • aumentar o patrimônio familiar;
  • realizar um curso;
  • fazer uma viagem;
  • ter mais tranquilidade na aposentadoria;
  • arcar com as despesas de educação dos filhos etc.

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Uma das maiores dúvidas de quem está começando agora é: qual é a melhor opção para investir o meu dinheiro?

Como existem muitos tipos de investimento, é importante estudar bastante para entender quais são as opções mais adequadas para os seus objetivos, prioridades e interesses.

No mundo dos investimentos, geralmente as pessoas são divididas em três perfis:

  • conservador;
  • moderador;
  • arrojado.

Conservadoras são as pessoas com menor abertura para riscos, seja por medo, seja por não ter uma condição financeira favorável no momento.

É comum que iniciantes assumam esse perfil, principalmente por não conhecerem as suas opções e preferirem algo menos arriscado, com possibilidade de resgate a qualquer momento e menos esforço envolvido. 

Os rendimentos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA, fundo de renda fixa ou Tesouro Direto, são alguns exemplos.

Além disso, nada impede que, após acumularem experiências e entenderem como funciona o mercado financeiro, assumam outro perfil e comecem a diversificar seus investimentos, buscando opções mais agressivas e, consequentemente, mais arriscadas.

Já as pessoas com perfil moderado ainda gostam da segurança dos investimentos mais conservadores, mas têm uma tolerância a riscos um pouco maior, principalmente se vislumbrarem uma boa oportunidade de rendimento.

Por fim, pessoas com o perfil arrojado são mais agressivas nos investimentos e aceitam encarar riscos, principalmente a curto e médio prazo, para conseguir resultados mais significativos futuramente.

Como investir dinheiro hoje?

Saiba como começar agora mesmo, ainda que inicialmente você possa investir apenas uma pequena parcela dos seus ganhos.

Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo

Definir objetivos divididos por prazo ajuda a entender as suas prioridades e a identificar as melhores oportunidades para alcançar cada um deles.

Alguns exemplos de objetivos de curto prazo podem ser uma viagem no fim do ano ou a compra de um eletrodoméstico novo para a casa.

Pensando em um objetivo de médio prazo, talvez você pense em trocar de carro, sair do aluguel e comprar um imóvel próprio ou fazer um curso para desenvolver novas habilidades.

Já os objetivos de longo prazo podem envolver uma aposentadoria tranquila ou o pagamento da universidade dos seus filhos, que hoje ainda são pequenos, por exemplo.

Pesquise sobre a liquidez dos investimentos

Quanto maior for a liquidez de um investimento, mais rápido você poderá resgatar o seu dinheiro. Investimentos de liquidez diária, por exemplo, podem ser retirados quando você quiser e os rendimentos serão proporcionais ao tempo em que o dinheiro esteve investido.

Por isso, se você quer começar a investir, mas sabe que pode precisar desse dinheiro em breve ou tem medo de que isso aconteça, o ideal é optar por investimentos de liquidez diária, como CDBs ou Tesouro Direto.

Diversifique os seus investimentos

Diversificar os investimentos é uma atitude bastante recomendada por ser uma forma de aumentar a segurança e evitar o risco de apostar tudo o que tem em uma única opção.

Imagine fazer um único tipo de investimento e ele sofrer algum imprevisto futuramente? Isso pode gerar prejuízos significativos para a sua vida financeira. 

Mas se o seu investimento estiver diluído, você pode até perder dinheiro nessa aplicação específica, mas ainda terá a possibilidade de lucro com os outros investimentos.

Acompanhe a Bolsa de Valores 

Crie o hábito de acompanhar a Bolsa de Valores para entender a variação de preços e saber se as ações estão valorizando ou desvalorizando. 

Esse acompanhamento pode ser feito online e em tempo real no próprio site da Bolsa de Valores ou pelo Google, aplicativos da corretora e portais de notícias.

Entenda a diferença entre renda fixa e renda variável

Fazer um investimento de renda fixa significa emprestar dinheiro para uma instituição, como banco ou governo, e receber os juros dessa aplicação.

Nesse tipo, a pessoa investidora tem maior previsibilidade e segurança, já que conhece os prazos e as taxas de rendimento ao fazer a aplicação. 

Já as aplicações de renda variável não oferecem essa previsão. Sendo assim, quem investe não sabe se vai ganhar algum dinheiro com a aplicação, nem quando isso pode acontecer. 

No entanto, podem ser vantajosos para quem busca um investimento mais arriscado e de longo prazo, desde que seja feito após análise aprofundada da situação e com a certeza de que assumir esse risco é algo viável no momento.

Tenha paciência e persistência

Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro rápido e sem esforço, e no mundo dos investimentos não é diferente. 

Investir dinheiro demanda estudo, monitoramento constante e exposição a riscos, mesmo em aplicações conservadoras.

Por isso, desenvolver a paciência, a disciplina e a persistência é tão importante para ter bons resultados ao investir, não desistir na primeira tentativa e diversificar até encontrar uma cartela de investimentos que faça sentido para a sua realidade e para os seus objetivos.

Invista na sua educação financeira

Agora você já sabe que investir dinheiro tem várias vantagens e pode ser a ação que faltava para conquistar a sua independência financeira e alcançar as suas metas. 

No entanto, continuar aprendendo sobre o mercado financeiro e desenvolvendo as suas habilidades na área é fundamental para investir bem e ter o resultado desejado. 

Para isso, conheça os cursos online de Finanças e Investimentos que vão transformar a sua relação com o dinheiro!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.