Como melhorar a leitura? Domine essa habilidade com 7 dicas

Confira dicas sobre como melhorar a leitura e absorver ainda mais o conteúdo.

blogAprenda_como melhorar a leitura

Como melhorar a leitura? Domine essa habilidade com 7 dicas

Ler é algo que está na essência de nós, humanos, não é? Essa habilidade é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. 

É graças à leitura que nos comunicamos, que aprendemos e que expandimos nossa compreensão de mundo. 

A tecnologia tem feito com que lêssemos mais.

Seja por causa dos aplicativos de envio de mensagens ou pela flexibilidade dos livros digitais cada vez mais presentes no mercado. 

Seja como for, a leitura, ainda que básica, precisa ser sempre aprimorada. E como melhorar a leitura? A gente te ajudará. 

Como melhorar a leitura? Confira 7 dicas

A leitura é algo que precisa ser sempre aprimorado. Não apenas com a sua prática, mas com alguns métodos que facilitarão o entendimento e até mesmo a sua forma de escrever, facilitando a leitura de quem o ler. 

Além disso, é pela leitura o principal meio de estudo para muita gente. E a sua melhor compreensão passa por uma leitura correta. E melhor. 

Por isso, as 7 dicas abaixo te ajudarão a saber como melhorar a leitura e ter, também, mais facilidade nos estudos. 

1. Leia em voz alta

Quando você lê em voz alta, se escutará também. 

Fazendo isso, você consegue entender melhor o que está lendo, graças a entonação, as pausas e até mesmo o seu ritmo. 

Além disso, essa é uma maneira eficaz de memorizar o que você está estudando, o que é ótimo para a eficácia de um aprendizado. 

Isso porque, quando usamos mais sentidos, o cérebro absorve as informações que está recebendo. 

Quando lemos, apenas, usamos apenas a visão. Quando fazemos isso em voz alta, usamos também a audição. 

Por isso, leia em voz alta, principalmente se estiver estudando. 

2. Utilize algum guia visual

Sabe quando você está em uma linha, pula para a de baixo e pensa: “Espera, eu já li isso!”. Você recomeçou o mesmo trecho anterior. Acontece muito! 

Para evitar isso, use um guia visual, um objeto que você usa para direcionar na leitura. Uma caneta ou um lápis, por exemplo. 

Ele ajuda a compreender o que você lê, principalmente se gostar de ler mais rápido, já que terá menos tempo para divagar. Sem falar que essa “falta de quebra da linha” que o olho faz perder toda a dinâmica da leitura, não é? 

O lápis e a caneta ainda permitem que você interaja com o texto que está lendo, marcando trechos e palavras importantes.

Marque aquelas que você não sabe o significado ou os trechos que precisam de uma revisão. Dessa forma, você terá uma leitura mais ativa e que permitirá aprofundá-la quando achar necessário. 

3. Leia sem distrações e barulhos

A distração é improdutiva em qualquer cenário. 

Não será diferente com sua leitura. Como melhorar a leitura se o cachorro late ao seu lado, se a televisão está ligada no volume máximo ou se o seu irmão escuta música alta?

Não dá.

Procure ler em espaços tranquilos, como uma biblioteca. Pode ser em seu quarto, só com você, de porta fechada. Se gostar de sair de casa, vá para um parque ou uma praça. 

Algumas pessoas gostam de usar música para “abafar” outros barulhos do dia a dia. Se for o seu caso, escolha músicas calmas, que você já conheça e que não chame sua atenção quando estiver lendo. 

4. Escreva com suas próprias palavras o que leu

Essa dica é clássica para quem está estudando para uma prova. Essa é uma forma de entender melhor as disciplinas e, depois, revisar de maneira mais eficiente. 

Anote aquilo que achar interessante, mas desde que seja com o que você entendeu. Reproduzir apenas não acrescenta muito. 

Faça com suas palavras uma explicação para o “você do futuro”, que revisará o material depois ou que tornará a ler depois.

Sempre é bom lembrar que a escrita é uma ótima forma de memorizar aquilo que você está estudando. Pode parecer improdutivo, já que o processo de escrever é mais lento que a leitura. 

Mas seu cérebro será melhor exercitado e reforçará mais o que está lendo. 

5. Crie o hábito de ler com frequência

Leia sempre! 

Quando tiver com um tempo, pegue seu livro e comece a ler, mesmo que sejam poucas páginas. Por isso, esteja sempre com ele por perto. 

Tenha sempre ele à disposição para quando estiver com esse tempo livre, seja no almoço, no ônibus para a escola ou no trabalho ou naquelas viagens de férias, que seja.

A frequência de leitura tornará você cada vez mais “íntimo” com as palavras e facilitarão a compreensão delas. 

6. Tenha um objetivo

Você pode ler porque precisa passar em um concurso. Ou para o Enem. Talvez queira apenas passar o tempo e a leitura é a melhor forma de se fazer isso. 

São inúmeros os motivos para o qual você pode começar a ler e em todas elas, você pode criar objetivos para serem atingidos durante a leitura. 

Pode ser um capítulo ou uma quantidade de páginas. Estabeleça uma meta para que você possa atingir durante um período de tempo. E não pare até chegar lá. 

Isso ajuda a motivar e continuar a leitura sem distrações. Você conseguirá ser mais produtivo e ler mais, por mais tempo. 

Se você está estudando, essas metas precisam estar claramente estipuladas em seu plano de estudo. 

Isso porque essas metas estarão relacionadas com o seu desempenho como um todo. Por isso, não deixe de traçá-las!

Ah, e se você quiser se motivar ainda mais, dê prêmios para si mesmo. Bateu uma meta de leitura, se dê um presente. 

7. Destaque palavras-chave

Lembra quando você leu sobre usar canetas ou lápis para guiar sua leitura? Você também viu que usar eles possibilita que se marque trechos também.

Aqui, vale reforçar que você pode marcar algumas palavras que são mais importantes para o conteúdo. Você consegue compreender melhor a ideia de determinada leitura. 

Além disso, você consegue fazer um mapa mental do conteúdo. E isso será ótimo caso esteja estudando para alguma prova. 

Mapa mental é aquela técnica de revisão que possui um tema central que se correlaciona com outros subtemas, criando uma grande rede de conceitos e o entendimento de um todo do conteúdo. Para quem estuda, é ótimo. 

Ler é entender o texto!

Você sabe e leu aqui que essa ação é inerente à nossa comunicação. Saber como melhorar a leitura significa que você compreende melhor o que lê. 

Mas também ao aprendizado. A leitura é algo que ressignifica aquilo que aprendemos e entendemos do mundo. 

Por isso, essas dicas te ajudarão a não só ser mais produtivo e rápido, mas sim, compreender melhor aquilo que você lê. 

E lembre-se que a leitura é aprimorada com a prática. Quanto mais você lê, mais você melhora a sua leitura. 

Por isso, nunca pare de ler. 

Agora, se você está procurando mais dicas para estudar mais em menos tempo, não deixe de ler nosso artigo especial sobre como otimizar os estudos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.