Como montar um closet no quarto? + Como se especializar na área!

Descubra como fazer um closet no quarto para ter mais praticidade e organização na rotina e, quem sabe, até mesmo trabalhar nessa área!

Uma garota aprendendo como montar um closet no quarto

Se você ainda associa closet a mansões ou apartamentos luxuosíssimos, está na hora de mudar de ideia! Hoje, cada vez mais pessoas estão descobrindo que fazer um closet no quarto pode ser uma ótima ideia para manter as roupas organizadas e facilitar a rotina.

Por isso, mesmo que você more em um imóvel pequeno, sem um cômodo específico para montar o seu closet, dá para criar o cantinho ideal para você se arrumar e montar looks estilosos.

Quer descobrir como? Continue a leitura e confira as dicas para ter um guarda-roupa inteligente e prático!

Por que fazer um closet no quarto?

Se você adora assistir programas e realities shows sobre casa e decoração, já deve ter visto closets maravilhosos, com milhões de sapatos e tantas roupas que nem cabem em uma única imagem, certo? 

Mas não é obrigatório ter um armário recheado como o de estilistas, modelos e influenciadoras para montar o seu closet. Independentemente da quantidade de peças que você tem, criar esse espaço no quarto é uma forma de: 

  • manter o cômodo mais organizado;
  • guardar as roupas do jeito adequado;
  • facilitar o dia a dia;
  • criar um espaço privativo para você se produzir;
  • evitar compras desnecessárias;
  • aproveitar melhor as peças que você já tem;
  • gastar menos tempo para conseguir o visual desejado.

Além de todos esses motivos, incorporar o closet ao quarto também pode funcionar como decoração, deixando o ambiente ainda mais chique e personalizado.

Afinal, como montar um closet no quarto?

O tamanho do closet depende do espaço disponível no seu quarto e da quantidade de coisas que você tem. 

Outros fatores também devem ser considerados, como as condições de iluminação e ventilação do local e o restante da decoração. 

Esses detalhes vão guiar a escolha pelo formato do closet, material adequado, uso ou não de portas, inclusão de janelas, necessidade de cabides, araras, sapateiras ou acessórios semelhantes.

Após definir essa parte mais estrutural, o seu closet estará pronto para receber suas roupas, sapatos e acessórios. 

Para garantir a praticidade e organização, pontos fundamentais para esse projeto dar certo, confira as dicas que separamos!

Separe um espaço suficiente para as roupas

O mais importante é ter o espaço adequado para caber todas as suas roupas, sem que, para isso, você tenha que amassá-las ou empilhar peças em excesso. 

Caso não tenha uma área muito ampla para o closet, use caixas organizadoras, nichos, prateleiras, cabides e outros recursos para verticalizar o ambiente e deixá-lo prático e organizado.

O closet pode ser no formato de um armário, geralmente em materiais como MDF, com portas e gavetas, num modelo de arara com rodinhas ou separado do restante do cômodo apenas por uma cortina. 

O importante é otimizar o espaço e aproveitá-lo ao máximo.

Separe as roupas por cor

A separação por cor ajuda a facilitar a busca por itens específicos, além de deixar o closet mais organizado visualmente.

Essa divisão também é uma aliada na hora de montar os looks, afinal, você terá uma visão mais clara das peças de cada cor, podendo montar combinações mais rápidas — excelente vantagem para os dias mais corridos, principalmente.

Reserve um espaço exclusivo para os sapatos

Ao elaborar o projeto do seu closet, não se esqueça dos sapatos! O ideal é criar um espaço exclusivo e com tamanho suficiente para guardá-los sem amontoar os pares, assim você evita sujeiras, estragos e bagunça.

Se não puder incluir prateleiras que caibam todos os seus pares, uma boa opção é organizá-los em sapateiras, cestos ou no chão, abaixo das roupas. 

Deixe um canto para os acessórios

Ao fazer o seu closet no quarto, separe também um espaço especial para os acessórios, como joias, bijuterias, cintos e cachecóis. 

Alguns itens podem ser guardados em pequenas organizadoras, porta-joias ou necessaires. Outros, como gravatas, cintos, colares maiores e bolsas, podem ser pendurados em araras, cabides ou em ganchos e suportes para parede.

Coloque itens pessoais para deixar o closet a sua cara

Como estamos falando de um closet montado no quarto, que tal deixar esse espaço com o seu estilo e personalidade?

Você pode separar alguns acessórios para transformá-los em parte da decoração e deixar o seu closet ainda mais bonito. 

Para isso, escolha suportes decorativos, com design diferenciado e cores combinando com o ambiente. Usar fotos e objetos decorativos, como quadros e lembranças de viagens, também podem fazer a diferença no closet. 

No entanto, escolha itens menores e que ocupem pouco espaço, afinal, o principal objetivo é ter o máximo de espaço possível para as suas roupas.

Como se especializar na área?

Se só de pensar em montar o seu closet já surgem milhões de ideias e você adoraria passar o dia fazendo esse tipo de projeto, trabalhar na área pode ser uma boa opção. Já pensou nisso?

Você pode se especializar para oferecer um serviço completo para seus clientes, como organização e otimização de closet.

Serviços de personal organizer (organização pessoal), consultoria de imagem e estilo e closet cleaning (limpeza/organização de closet) são algumas das possibilidades. Criar um curso online também pode ser uma ótima opção para trabalhar na área ou apenas compartilhar o seu conhecimento e paixão pela moda.

Ao se especializar e atuar nessa área, você pode ajudar as pessoas a: 

  • avaliar as roupas que têm;
  • organizá-las de um jeito prático e adequado ao estilo pessoal e à rotina;
  • doar e vender o que não usam;
  • fazer compras mais acertadas;
  • saber como usar cada uma das peças;
  • diversificar o visual;
  • investir em peças curingas e muito mais.

Resumidamente, você consegue contribuir para que mais pessoas criem um guarda-roupa inteligente e saibam como fazer um closet no quarto para terem mais praticidade no dia a dia, sem abdicar do estilo.

Assim como em todas as outras profissões, trabalhar com moda e estilo exige a busca constante por conhecimento. 

E, mesmo se a sua intenção for apenas montar o seu próprio closet, aprender mais um pouco sobre moda nunca é demais, certo? Então descubra como combinar cores de roupas para montar looks estilosos e harmônicos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.