Como montar uma loja de roupas e não falir na tentativa?

Quer empreender no mercado da moda? Saiba como montar uma loja de roupas e enfrentar os desafios iniciais desta jornada!

Mulher escolhendo uma roupa e analisando como montar uma loja de roupas

Você sonha em abrir seu próprio negócio na área da moda, mas não sabe como montar uma loja de roupas

Sabemos que empreender pode ser um processo bastante desafiador, mas não precisa desistir do seu objetivo por isso! Ter o seu próprio negócio de venda de roupas é uma excelente oportunidade de trabalhar com o que você gosta.

Vamos compartilhar algumas dicas para você começar do zero e se preparar para enfrentar os principais obstáculos. Confira!

Como montar uma loja de roupas do zero?

Confira as melhores dicas abaixo para abrir seu negócio do zero!

Pesquise o mercado regional

Antes de abrir uma loja de roupas, é necessário entender como está o mercado na área que pretende atuar. 

Verifique se o mercado está em alta, em declínio ou estagnado, descubra seus principais concorrentes e tente reunir o máximo de informações do setor. 

Essa pesquisa aprofundada de mercado ajuda a descobrir: 

  • como fazer um planejamento mais efetivo;
  • quais são as especificidades do setor;
  • o que já foi testado por outras marcas e não funcionou (e o porquê);
  • o que está dando certo e pode ser adaptado para a sua loja;
  • quais são as principais tendências;
  • entre outros dados valiosos para quem está começando.

Descubra o seu nicho

Existem diversas possibilidades para quem quer abrir uma loja de roupas e é fundamental definir o seu foco no início da jornada para direcionar melhor os esforços e ter mais assertividade nas ações.

Você pode abrir uma loja para um público variado e selecionar algumas marcas para trabalhar ou escolher um nicho mais específico e vender apenas produtos para um público. Veja algumas opções:

  • loja de roupas infantis;
  • loja focada apenas em roupas e acessórios femininos;
  • loja direcionada para o público masculino;
  • loja de moda plus size;
  • loja de roupas e acessórios para bebês.

Outra possibilidade é escolher um segmento e vender apenas produtos específicos, como roupas de praia, lingerie, esportes ou pijamas, por exemplo. 

Esta escolha deve ser baseada em alguns fatores, como a situação do mercado (que você entenderá ao realizar o passo anterior), a demanda dos consumidores e, claro, os seus próprios interesses. 

Conheça o seu público

Após definir quem é o público que a sua loja atenderá, está na hora de entender tudo sobre essas pessoas!

Entenda seus comportamentos, interesses, desejos e demandas para saber exatamente como a sua loja de roupas pode entregar exatamente o que elas procuram

Neste momento, também é importante analisar a concorrência para ver se há algo que os clientes estão buscando, mas eles não oferecem. Estes pontos fracos dos concorrentes podem acabar se tornando o diferencial da sua loja!

Compreenda também o tipo de abordagem preferido do público para direcionar melhor as suas estratégias de marketing e vendas e atrair as pessoas para o seu negócio.

Escolha uma localização assertiva

Caso você decida montar uma loja de roupas física, a escolha do local é muito importante. 

Comece definindo os bairros e regiões que despertam o seu interesse. Lembre-se também de pesquisar qual é o investimento financeiro necessário para abrir um negócio naqueles locais — neste momento você já consegue riscar algumas opções e se planejar melhor.

Depois, estude as pessoas que frequentam aquelas regiões, prestando atenção em:

  • Como elas chegam até o local? Transporte público, a pé, de carro?
  • Quais são as lojas concorrentes na região?
  • Quais outras lojas e serviços existem no bairro? Escolas, academias, empresas?

Esse último ponto ajuda a identificar quem são as pessoas que transitam normalmente pela região. Se você quer vender roupas fitness, nada melhor do que montar uma loja perto de uma academia, não é? 

Se o foco é o público infantil, já imaginou como pode ser interessante abrir um negócio perto de escolas para já aproveitar o trânsito de pais e atrair a clientela?

Não se esqueça da sua personalidade

Os passos anteriores são imprescindíveis para quem quer abrir um negócio e não desperdiçar recursos, nem tempo. No entanto, também são mais genéricos, ou seja, servem para todas as pessoas que querem empreender.

Fazer pesquisa de mercado, definir o nicho, conhecer o público e escolher a localização são ações práticas para montar a sua loja, mas o que vai diferenciar o seu negócio da concorrência é a sua personalidade.

O que pode acontecer nos primeiros meses?

Os primeiros meses, após montar uma loja do zero, geralmente são os mais desafiadores, afinal, será o primeiro contato com um novo empreendimento. 

Por mais que você tenha se esforçado bastante na etapa de planejamento, sempre há imprevistos (positivos e negativos) ao começar um negócio próprio.

Pensando num cenário ruim:

  • a loja pode não atrair a quantidade de clientes necessária inicialmente;
  • a relação com sócios e fornecedores pode ser mais complicada do que você imaginava; 
  • o mercado pode passar por alguma crise ou transformação exatamente nesse período; 
  • um concorrente pode abrir uma loja bem próxima da sua e dividir a atenção com o seu estabelecimento;
  • a burocracia pode ser maior do que parecia etc.

Mas coisas boas também podem acontecer, como as vendas superarem as suas expectativas ou você atrair um público interessante que nem imaginava que se interessaria pela sua loja. 

Se você tiver se preparado adequadamente antes de abrir a sua loja, será mais fácil enfrentar o que vier nesses primeiros meses. Mesmo que seja algo ruim, você terá mais segurança para agir e resolver o problema. 

Como não falir na primeira tentativa?

Apesar de imprevistos e crises serem possíveis em qualquer mercado e a qualquer momento, existem algumas ações que você pode adotar para minimizar as chances de prejuízos e, o pior, falência. 

O importante é controlar o que está sob o seu alcance para garantir que todo o esforço direcionado para montar a sua loja de roupas não será em vão.

Controle o budget disponível

Para começar, foco nas finanças! Entenda qual é a sua realidade financeira e qual é o budget disponível para iniciar o empreendimento.

Ao planejar a abertura da loja, é essencial fazer projeções financeiras confiáveis e realistas, e não apenas contar com a sorte.

Também é importante controlar todas as despesas da loja para não gastar mais do que pode e se endividar na primeira tentativa.

Não desista nos primeiros meses

Por mais que os primeiros meses sejam mais cansativos, lembre-se sempre das suas motivações e do seu objetivo principal.

Você montou a sua loja de roupas porque quer trabalhar com moda? Por que adora trabalhar com o público e com vendas? Ou por que pesquisou bastante e descobriu que é um mercado lucrativo? 

Não importa o que motivou você a tomar esta decisão, mantenha este pensamento sempre com você para conseguir manter o foco mesmo quando as coisas não seguirem como você planejou. 

Empreender é desafiador? Sim! Mas também é uma forma de traçar o seu próprio caminho, trabalhar segundo os seus valores e ainda ser a pessoa responsável por gerenciar o seu tempo e a sua rotina. 

Não se esqueça disso ao enfrentar as primeiras (nem as próximas) dificuldades.

Recolha insights de profissionais do mercado

Já pensou em procurar profissionais que trilharam o mesmo caminho antes de você para se inspirar em suas trajetórias, descobertas, falhas e conquistas?

Claro que toda experiência tem as suas particularidades, mas você vai se surpreender ao conversar com essas pessoas e descobrir que, na maioria das vezes, elas passaram pelos mesmos problemas e tiveram receios muito parecidos com os seus.

Esta troca de informações e experiência é excelente para aprender sobre o mercado, evitar erros que outras pessoas já cometeram, encontrar motivação e ainda criar um senso de comunidade. 

Você verá que, mesmo que esteja empreendendo sozinho, há muitas pessoas às quais recorrer para deixar essa jornada um pouco mais tranquila.

Não tenha medo de arriscar

Falamos bastante sobre a importância do planejamento para ter segurança nas decisões do seu negócio, certo? No entanto, às vezes escolher um caminho mais arriscado, porém promissor, é a melhor coisa que você pode fazer para ter sucesso e se destacar no mercado. 

Mas isso não significa que você deve se jogar em qualquer oportunidade que aparecer ou apenas seguir a sua intuição.

Quando surgir uma oportunidade mais arriscada, analise atentamente todas as possíveis consequências (boas e ruins) e defina se vale a pena seguir aquele caminho.

Realize campanhas de marketing

O marketing deve acompanhar o seu negócio em todas as etapas, mas neste início ele é ainda mais importante. Afinal, como as pessoas vão descobrir a sua loja se você não investir em divulgação? 

Construa campanhas interessantes e atrativas para oficializar o lançamento da sua loja de roupas, atrair clientes e começar a construir a imagem da sua marca no mercado.

Mesmo que inicialmente o orçamento para essas ações seja limitado, não deixe o marketing de lado. Use as suas campanhas para mostrar para instigar o interesse do público e mostrar as vantagens de consumir os produtos que você vende.

Aposte no online para montar uma loja de roupas

O mercado lojista já estava migrando para o online antes da pandemia de coronavírus, buscando adaptar-se ao cenário de transformação digital e inovação.

Contudo, com o isolamento social e as demais mudanças ocorridas devido à Covid-19, em 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 75%!

Por isso, ao montar uma loja de roupas, considere abrir no formato virtual ou oferecer também esta opção para seus clientes — não deixe de lado a opção de expandir para as redes sociais, como o Instagram.

Ao apostar no online, você conta com alguns benefícios por: 

  • precisar investir menos inicialmente;
  • conseguir alcançar um público mais diversificado;
  • não ter que alugar ou comprar um espaço muito grande, apenas para estoque;
  • ter a comodidade de trabalhar de onde estiver, entre outros.

Continue aprendendo como montar uma loja de roupas!

Após conferir essas dicas, você já sabe como montar uma loja de roupas do zero e se preparar para os primeiros desafios desta nova jornada? Ótimo! 

Mas agora não é hora de largar o aprendizado. Uma das características mais importantes para quem quer empreender e abrir seu próprio negócio é o interesse e a disponibilidade de continuar aprendendo.

Curtiu saber como montar uma loja de roupas? Então, para oferecer o melhor serviço para seus clientes e se destacar da concorrência, que tal buscar ainda mais conhecimento? Conheça agora mesmo os cursos da categoria Moda e Beleza da Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.