Como trabalhar de home office? Dicas para encontrar sua vaga!

Já parou para pensar em como trabalhar de home office pode ser vantajoso? Saiba mais sobre o tema e veja onde encontrar vagas remotas!

como trabalhar de home office - freelancer trabalhando em casa e usando telefone

Você vive se perguntando como trabalhar de home office e onde encontrar a vaga ideal? Este post vai ajudar a tirar as suas dúvidas!

Com a pandemia, muitas pessoas experimentaram o trabalho remoto, gostaram e agora procuram oportunidades para seguir nesse formato. Empresas se transformaram para adotá-lo temporariamente ou até mesmo de forma fixa, fechando escritórios e reestruturando todos os seus processos.

Mas o trabalho home office pode ser feito de muitas formas diferentes e, para que seja realmente eficiente e saudável, os profissionais precisam ter alguns cuidados na hora de planejar a rotina. Confira o nosso post e descubra como trabalhar sem sair de casa!

Quais os tipos de trabalho home office?

Várias profissões podem ser exercidas no regime home office, principalmente as que dependem basicamente apenas de computador e internet.

No entanto, há 3 tipos diferentes de trabalho home office:

  • 100% remoto: nesse modelo, a empresa não tem escritório, nem requer que seus funcionários estejam em determinado local para exercer suas atividades. O trabalho pode ser totalmente feito em casa ou em ambientes adequados, como coworkings;
  • Híbrido: nesse caso, o trabalho é – ou pode ser  – feito tanto em casa quanto no escritório da empresa;
  • Freelancer ou autônomo: trabalhos como freelancer ou autônomo costumam oferecer mais liberdade para os profissionais, que podem prestar serviços trabalhando em casa ou de onde estiverem.

Como funciona o trabalho remoto?

A rotina de um profissional que trabalha remotamente pode variar bastante de acordo com o cargo e a empresa.

No caso de um emprego totalmente remoto, muitas empresas decidem dar mais flexibilidade para os funcionários fazerem seus próprios horários, desde que entreguem o que é necessário. 

Mas também há empresas que preferem monitorar o tempo de trabalho e garantir que todos estejam atuando no mesmo período. Isso pode ser feito por meio de softwares de registro de ponto virtual, por exemplo.

Já o profissional freelancer tem mais liberdade para decidir como, onde e quando vai trabalhar. 

Não é necessário seguir um padrão rígido, nem horários preestabelecidos, mas é essencial ter bastante organização para não perder prazos e dar conta de tudo!

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa?

Quando comparado com o presencial, o trabalho de home office tem vantagens e desvantagens. 

Para saber se esse formato é realmente o ideal para você, é importante conhecer os prós e contras e analisar quais são as suas prioridades.

Vantagens

  • Menos tempo no trânsito: você não gasta tempo com trânsito para ir e voltar do trabalho;
  • Mais qualidade de vida: com mais tempo, você pode se dedicar a projetos pessoais que estão na gaveta, hobbies, atividades físicas ou até descansar mais;
  • Rotina mais flexível: na maioria das vezes os profissionais têm mais flexibilidade para escolher os melhores horários para trabalhar;
  • Contato com a família: em vez de passar a maior parte do dia com os seus colegas de trabalho, você vai poder ter mais tempo com a família e amigos;
  • Economia: além de não gastar com transporte, você também economiza com alimentação, já que comer em casa é bem mais barato e ainda pode ser mais saudável;
  • Autonomia: trabalhar de home office significa ter mais liberdade e autonomia para organizar a rotina de acordo com as suas preferências e horários mais produtivos.

Desvantagens

  • Solidão: trabalhar em casa, principalmente se você mora sozinho, pode ser um pouco mais solitário já que não há a interação física  – apesar de hoje existirem várias plataformas para amenizar essa distância, como Zoom e Google Meets;
  • Dificuldade para criar rotina: ter mais autonomia pode trazer algumas dificuldades para estabelecer horários de trabalho e seguir uma rotina;
  • Distrações: barulhos da rua, conversa com outros moradores, televisão e celular podem tirar o foco e prejudicar a produtividade;
  • Ambiente inadequado: nem sempre nossas casas e apartamentos têm o espaço adequado para montar um escritório ergonômico, silencioso e com boa iluminação,
  • Problemas de conexão: internet estável é fundamental para o sucesso do trabalho remoto, mas em casa pode ser mais difícil garantir a velocidade e estabilidade necessárias.

Onde procurar vagas para trabalhar em casa?

Encontrar uma vaga remota pode ser mais fácil do que você imagina!

Existem várias plataformas online que conectam empresas e profissionais que buscam empregos em home office ou oportunidades como freelancer para trabalhar sem sair de casa.

Veja algumas possibilidades!

LinkedIn

Por ser uma rede social profissional, o LinkedIn é excelente para quem está buscando novas oportunidades.

Além de fazer a ponte entre profissionais e empresas com vagas abertas, também é um espaço interessante para fazer networking e aprender mais sobre o mercado de trabalho e a sua área de atuação.

Ao buscar vagas na rede social, basta digitar a palavra-chave relacionada, como “Analista de Marketing”, e clicar no filtro “Remoto” para que a rede social selecione apenas vagas de home office.

Workana

A Workana é uma plataforma da América Latina que conecta profissionais autônomos a oportunidades de trabalho remoto e freelancer em categorias como TI, conteúdo, marketing, design, entre outras.

Negócios de todos os tamanhos e empreendedores usam o site para encontrar pessoas com o talento necessário para desenvolver projetos profissionais, principalmente em áreas criativas.

Trampos.co

No Trampos.co os profissionais conseguem encontrar as mais variadas vagas de emprego, estágio ou freela. 

Escreva “trabalho remoto” ou “home office” no campo de busca “onde quero trabalhar” para ver apenas as vagas de trabalho remoto.

Fiverr

A plataforma online global Fiverr é conhecida principalmente por oferecer serviços a partir de cinco dólares. 

Os valores mais acessíveis acabam sendo um grande diferencial para os clientes, por isso essa pode ser uma boa opção para quem quer desvendar o universo do trabalho remoto e freelancer. 

Upwork

Ao usar a Upwork, você terá acesso a milhares de oportunidades de empresas de todo o mundo e também em diversas categorias. 

Por ser uma plataforma americana, os pagamentos são feitos em dólar, o que pode ser uma grande vantagem!

Dicas para se preparar para trabalhar em casa

Separamos algumas dicas para você saber como trabalhar de home office com organização e produtividade!

Crie uma rotina

Você não precisa ter uma rotina engessada quando trabalha em casa, mas é importante seguir uma certa ordem. 

Diferenciar um dia livre de um dia de trabalho ajuda o seu cérebro a entender que está na hora de focar. 

Por exemplo, você pode fazer isso acordando sempre no mesmo horário e se arrumando para trabalhar  – ou seja, tirando o pijama e trocando por uma roupa que dê um pouco mais de ânimo para as atividades. 

Encontre a rotina que faz sentido para você e tente segui-la durante a semana para criar hábitos saudáveis de trabalho remoto.

Tenha um espaço adequado

Lembre-se de que, assim como num escritório, você vai passar muitas horas sentado, provavelmente na frente do computador.

Para conseguir se concentrar e prevenir problemas por má postura, é fundamental ter um espaço adequado e confortável.

Se possível, invista em uma boa cadeira, uma mesa com tamanho e altura adequados e materiais que contribuam para a ergonomia, como suporte para notebook e apoio para os pés.

Além disso, tente manter todas as suas ferramentas de trabalho organizadas no mesmo ambiente para não perder tempo buscando o que precisa ou procurando algo que não está no local certo.

Faça pausas regulares

Não é porque você trabalha em casa que deve trabalhar o dia inteiro sem intervalos.

Assim como no trabalho presencial, as pausas são essenciais tanto para a sua saúde quanto para o seu rendimento.

Aproveite esse tempo para recuperar as energias tomando um café, alongando o corpo ou fazendo um carinho nos seus bichinhos de estimação. 

Trabalhe em local silencioso

Nem sempre isso é possível, principalmente se você mora em uma região barulhenta ou com crianças, por exemplo.

No entanto, tente escolher o local mais silencioso da casa para montar o seu escritório e conseguir se concentrar sem interrupções.

Respeite seus horários

Lembra que falamos de criar uma rotina?

Ter um horário estabelecido para trabalhar é fundamental para você não se perder no tempo e acabar trabalhando mais do que o seu corpo e a sua mente suportam.

Estabeleça horários e, depois, respeite-os. Assim, você poderá aproveitar todas as vantagens do home office sem prejudicar a sua saúde física e mental!

Garanta que a infraestrutura seja adequada

Uma internet estável e com boa velocidade é uma das melhores amigas de quem trabalha em casa, por isso, é importante garantir que o plano contratado é suficiente.

Mas, além da conexão, outras tecnologias e equipamentos podem ser necessários, como um computador mais potente, fone de ouvido para reduzir os barulhos indesejados, softwares e aplicativos necessários para o trabalho, entre outros.

Verifique tudo o que precisa para que o trabalho seja feito de forma efetiva e com o mínimo de interferência.

Prepare-se para trabalhar sem sair de casa

Agora que você já sabe como trabalhar de home office pode ser o caminho para ter mais liberdade, autonomia e flexibilidade na sua rotina, ficou interessado em adotar esse estilo de trabalho?

Para entrar para o time das pessoas que trabalham sem sair de casa, não deixe de organizar bem o seu espaço para trabalhar com qualidade e saúde.

Confira também o nosso post com dicas para você montar o seu escritório em casa e ter um home office mais confortável!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.