Como conseguir emprego sem experiência? Aprenda com essas dicas!

Está a procura da primeira oportunidade profissional? Confira nossas dicas para conseguir um emprego sem experiência!

blogAprenda-como-conseguir-emprego-sem-experiencia

Está começando na carreira agora e não sabe como conseguir um emprego sem experiência prévia? Nós temos dicas valiosas para você!

Por mais que muitas empresas já exigem experiência necessária para conquistar a vaga, é possível se destacar no mercado e conseguir o seu próprio espaço, por mais que você nunca tenha feito isso antes.

Hoje, recrutadores estão mais de olho nos conhecimentos de um potencial candidato do que em experiências anteriores.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a como dar esse primeiro passo em busca do primeiro emprego.

Como procurar emprego sem experiência?

Se você está em busca do primeiro emprego e ainda não tem a experiência necessária que o ambiente corporativo costuma exigir, será necessário desenvolver algumas habilidades ao longo do tempo.

Apostar em uma rede de contatos e cursos na área são algumas formas de conseguir essas habilidades e mostrar o que sabe, mesmo que você nunca tenha trabalhado formalmente na área pretendida.

O que dizer na entrevista?

A entrevista também costuma ser um dos pontos de maior apreensão de quem deseja conseguir um emprego sem experiência. 

Entretanto, uma das melhores formas de lidar com essa situação é transpassando seriedade e sinceridade. 

Comunique ao seu entrevistador que aquela é a sua primeira experiência na área e demonstre outras características para se destacar no mercado.

Sendo assim, deixe transparecer outras qualidades suas como a boa conversa, a convivência e a vontade de aprender e somar no time. 

A honestidade, em muitos casos, pode contar muitos pontos a seu favor para conseguir uma oportunidade no mercado.

É possível conseguir emprego sem experiência?

Todos os profissionais atuantes no mercado de trabalho atual já passaram por esse momento, sem exceção.

Em algum ponto da vida, todos nós já estivemos no lugar de alguém que nunca tinha tido contato com o cargo ou que simplesmente precisava conquistar o seu espaço no universo corporativo. 

Por isso, não se sinta reprimido ou intimidado com outros candidatos. 

Muitas vezes, recrutadores acabam preferindo justamente pessoas que nunca tiveram contato com o trabalho para evitar possíveis vícios de trabalho e para conseguir trilhar uma carreira interna dentro da organização.

E, mesmo que tenhamos preparado esse artigo com diferentes dicas para te ajudar a lidar com a situação e conseguir resultados melhores de maneira mais rápida, confie em sua intuição.

Certamente, você conseguirá alcançar a vaga tão sonhada, por mais que não tenha experiência em determinado assunto.

Quais são as principais habilidades que o mercado procura?

Para você que está buscando emprego sem experiência, entender o que o mercado de trabalho procura em um candidato já pode ser considerado um ponto positivo.

Hoje, as empresas procuram muito pessoas com um perfil proativo e capaz de agregar valores como empatia, capacidade de trabalhar em equipe e que traga novidades para a equipe.

Então, está de olho em algumas vagas? Olhe principalmente as habilidades extracurriculares que está na descrição da vaga, e seguindo as dicas abaixo, você estará mais pronto para conseguir seu primeiro emprego.

Dicas para conseguir um emprego sem experiência

Nada melhor do que conseguir colocar em prática todos os ensinamentos para se destacar e conseguir o seu primeiro trabalho, não é mesmo?

Conheça abaixo algumas ideias que selecionamos para te ajudar durante esse processo.

1. Crie um portfólio independente

Por mais que sites de empregos peçam que você crie um portfólio nas páginas para facilitar a candidatura, ter um espaço próprio onde você consiga expor seus trabalhos faz a diferença.

Mas como criar um portfólio? Se você já trabalho como freelancer anteriormente ou fez parte de um trabalho voluntário, pode colocar um resumo de como foi essa experiência e os resultados obtidos.

Isso é importante para mostrar que você é “preparado” para o mercado digital e é capaz de suprir a demanda dos contratantes mesmo sem ter uma experiência formal no mercado de trabalho.

2. Procure trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são excelentes para enriquecer o currículo e aprender um pouco mais sobre a dinâmica de trabalho na prática.

Algumas organizações não governamentais acabam disponibilizando vagas de aprendizado com foco no desenvolvimento pessoal e na liderança dos membros. 

Entre algumas das principais instituições de trabalho voluntário do mundo atual, podemos destacar a AIESEC.

Através do trabalho de gestão e intercâmbio (seja ele voluntário ou empresarial), acabam se tornando uma excelente porta de entrada para jovens recém formados terem um primeiro contato com o trabalho como o conhecemos atualmente.

3. Faça networking

Uma das melhores formas de conseguir um emprego sem experiência é estreitar laços com pessoas no mundo corporativo e começar a desenvolver o networking desde cedo.

Podemos dizer que não somente nessa fase da sua vida, mas durante toda a sua jornada de trabalho, criar boas relações e estreitar laços profissionais podem se tornar determinantes na carreira de qualquer pessoa.

Por isso, busque aprender sempre que possível, compareça aos eventos da sua área e se mostre humilde para aprender com outras pessoas que demonstrem o interesse em te ajudar nessa jornada.

Além disso, invista e dê cuidado especial para seu perfil no LinkedIn, mostrando que está atualizado sobre o mundo atual.

Isso tudo pode fazer a diferença na sua carreira ao longo do tempo, não somente na busca do primeiro trabalho.

4. Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Se você está buscando uma oportunidade de ingressar no universo corporativo, não abra mão de adquirir novos conhecimentos, mesmo que eles não sejam ensinados na universidade.

A demonstração de interesse, inquietação e curiosidade são determinantes para uma pessoa que busca emprego sem experiência.

Principalmente para jovens que precisam começar a trabalhar ou pessoas que tomaram a decisão da transição de carreira. 

Investimentos em pós-graduação ou até mesmo cursos livres complementares podem se tornar um grande diferencial em busca da sua oportunidade de trabalho. 

5. Invista em redes sociais, como o Linkedin

Já falamos acima, mas não custa reforçar. Atualmente, as redes sociais são uma das principais ferramentas de divulgação de trabalho e busca por oportunidades. 

Além de acompanhar as principais tendências deste universo, redes como o Linkedin podem ser fundamentais para te ajudar a conseguir um emprego sem experiência, até mesmo trabalhos como freelancer.

Essas mídias ainda são responsáveis por te ajudar a receber informações sobre treinamentos gratuitos e vagas disponíveis dentro da sua área de atuação. 

Por isso, busque seguir empresas e profissionais que tenham relevância com o seu nicho de mercado para ganhar espaço diante da concorrência. 

6. Aposte em cursos

Para quem está buscando um emprego sem experiência, apostar em cursos extracurriculares é fundamental.

Por mais que já tenhamos abordado de maneira mais rasa anteriormente, esses detalhes podem fazer a diferença diante de outros candidatos que buscam a mesma vaga que você. 

Com o avanço das aulas online, é possível se capacitar de maneira simples e descomplicada, investindo em cursos acessíveis e que podem te ajudar no longo prazo como uma complementação das suas atividades. 

O grande segredo dos bons profissionais de hoje em dia está em não se deixar acomodar, buscando sempre aprender novos conhecimentos. 

Quer começar agora a se especializar com os cursos de tutores renomados? Só clicar no banner abaixo!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.