O que é consumo consciente e como podemos praticar no dia a dia?

Conheça os benefícios de adotar novos hábitos mais conscientes na sua rotina!

blogAprenda_consumo-consciente

Você sabe o que é consumo consciente? Grande parte dos recursos naturais do planeta, que usamos para nossa sobrevivência, são esgotáveis. Ou seja, nossa reserva de água potável, alimentos, minerais e combustíveis fósseis pode se extinguir a qualquer momento.

No ritmo de crescimento da economia mundial, o consumo excessivo desses recursos está criando um cenário alarmante. Desde 1970, a gente consome mais do que o planeta consegue renovar. Em 2019, atingimos uma marca histórica de exploração de recursos naturais.

E esse déficit não para de crescer. Segundo projeções de especialistas, a qualidade de vida pode começar a diminuir por volta de 2030, se medidas imediatas não forem tomadas em relação à forma que consumimos.

A maioria das pessoas não têm nem consciência de que simples ações do dia a dia podem estar contribuindo para o esgotamento dos recursos da Terra.

E foi nesse cenário de alerta e desinformação que o consumo consciente ganhou espaço para tentar mudar o rumo dessa crise global.

Entenda a seguir o que é consumo consciente e como praticá-lo!

O que é consumo consciente?

O consumo consciente é o ato de pensar no impacto do que consumimos e repensar como podemos reduzir, reciclar e reutilizar recursos com o propósito de viver de forma mais sustentável.

Mais do que uma simples moda, o consumo consciente é uma tendência super importante para o planeta. Mas também, é capaz de gerar impactos positivos, tanto financeiros quanto de bem-estar, na vida de quem o adota.

Para que serve?

A principal proposta da adoção de um consumo consciente é colaborar para o desenvolvimento sustentável do mundo. Isto é, diminuir os impactos do consumo excessivo de recursos do planeta.

Mas esse conceito leva consigo também questões sobre ética, responsabilidade social, autocontrole e saúde financeira.

Consumir de forma consciente significa abrir mão de produtos supérfluos, não comprar por impulso, evitar o desperdício, compartilhar, estudar mais, ter solidariedade, entre outras ações.

Qual a sua importância?

Como você já viu, a forma que consumimos atualmente é insustentável.

Grandes organizações, empresas e governos já reconhecem a necessidade de tomar medidas para o bem do planeta.

O consumo consciente é uma das formas que cada pessoa pode usar para fazer a diferença no dia a dia. E, dessa forma, ajudar a reverter a situação alarmante que nos encontramos.

Quais são os benefícios de aderir ao consumo consciente?

Mudar seus hábitos de consumo só trará coisas boas para o planeta e para você, veja só!

  1. Menos desperdício: já que você vai pensar melhor antes de fazer compras e de gastar os recursos naturais.
  2. Menos poluição: ao fazer escolhas sustentáveis, como: usar sacolas retornáveis, não consumir produtos industrializados, entre outras; você estará contribuindo diretamente para a redução da poluição.
  3. Diminuição do sofrimento animal: hábitos sustentáveis, como optar por uma alimentação mais natural, também contribuem para a diminuição do sofrimento animal em massa.
  4. Menos desperdício de água e energia: ao repensar seu uso desses recursos importantíssimos e escassos, você perceberá que pode ajudar a evitar o desperdício com simples ações no dia a dia.
  5. Redução do desmatamento: quanto mais pessoas criarem consciência de que consumir menos e melhor é uma ação necessária, mais impacto terá na diminuição do desmatamento.
  6. Economia: o simples fato de pensar, planejar e estudar mais antes de comprar qualquer coisa, já irá fazer uma diferença em sua vida financeira, possibilitando maior controle de gastos e mais dinheiro para gastar no que realmente importa.
  7. Bem-estar e saúde: o consumo compulsivo afeta milhares de pessoas. É um mal da sociedade atual que pode ser combatido com a difusão do consumo consciente. A partir do momento que consumir se torna um ato consciente, é possível perceber o que realmente é importante para sua saúde e felicidade.

Como podemos praticar o consumo consciente?

Agora que você já sabe o que é o consumo consciente e quais são seus benefícios, é hora de saber como adotá-lo na prática e começar a fazer a diferença!

Compre somente o necessário

Refletir sobre o que você compra é uma das principais ações do consumo consciente. Pare para analisar se você realmente precisa de tudo que compra.

Será que poderia deixar de comprar algo supérfluo? Tudo que você compra em alimento é consumido, ou uma parte vai para o lixo?

Depois de analisar o que realmente é necessário, comece a planejar-se antes de comprar.

Faça listas de compras para, quando você for ao supermercado ou à uma loja, não se perder e acabar comprando o que não era preciso naquele momento.

Aqui se aplica aquela frase clichê: menos é mais. Seu bolso e o planeta agradecem!

Reutilize o que der

Muitas vezes nem percebemos, mas boa parte das coisas que compramos podem ser reutilizadas.

Um exemplo comum são potes de vidro, eles podem muito bem ser reutilizados e tornarem-se porta alimentos, vasos de plantas ou até material para artesanato.

Para criar um hábito, reflita antes de jogar as coisas no lixo. Pense se aquilo pode servir para alguma coisa, se não para você, quem sabe para outras pessoas.

É uma ação tão simples, mas que tem um impacto enorme para o planeta!

Procure itens de consumo baixo de energia

Até comprar eletrônicos, eletrodomésticos e lâmpadas pode ser uma ação mais cautelosa.

Se você quer ser um consumidor consciente, comece a ler mais detalhes sobre esses produtos antes da compra. Avalie os selos do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel) para saber quanto de energia os produtos gastam.

Então, opte pelos que consomem menos energia. A economia na conta de luz e nos gastos vai ser significativa se você adotar esta prática em sua vida.

Além de, claro, contribuir para o desenvolvimento sustentável do mundo!

Aprenda a reciclar

Reciclar o lixo é uma ação que todos deveríamos fazer. Infelizmente, no Brasil, não existe tanto incentivo para práticas de reciclagem. Mas com um pouco de informação e dedicação, cada um consegue fazer sua parte.

O primeiro passo para aprender a reciclar é saber o que pode ser reciclado e como fazer o descarte correto de cada item.

Depois, é preciso encontrar um centro de reciclagem na sua área. Consulte aqui os postos de reciclagem perto de você!

E, por fim, estude como se dá a coleta seletiva no local onde você mora para realizar a reciclagem de maneira correta.

Compre de produtores locais

Quanto mais compramos de produtores locais, mais estamos valorizando a vida em sua forma mais simples e sustentável.

Isso fomenta a economia local, ajuda pequenos produtores e traz mais qualidade de vida, já que os alimentos são mais frescos e os produtos feitos de forma personalizada e não em massa, como os produtos industrializados.

Tenha uma alimentação mais natural

Já associando à ação anterior, quando você opta por comprar alimentos naturais em feiras locais, e orgânicos, inclusive, o benefício não é só para o planeta. Hábitos sustentáveis fazem bem para a saúde!

Comer mais vegetais e grãos é uma forma de ter mais qualidade de vida ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o meio ambiente e diminuir os prejuízos da produção industrial.

Leia rótulos sempre

Saber do que os produtos são compostos e suas informações, antes de comprá-los, é uma atividade essencial que consumidores conscientes devem adotar.

Criar o hábito de ler rótulos permite identificar as origens de um produto, saber se ele pode ser reciclado, identificar componentes químicos contidos e avaliar sua duração.

Com essas informações, é possível tomar decisões mais acertadas de compras, que sejam benéficas para sua saúde física e financeira e para o planeta.

Identifique hábitos prejudiciais

O consumo consciente não diz respeito somente a hábitos de compra. Hábitos de consumo do dia a dia também podem ser prejudiciais, como o consumo excessivo de água e energia.

Para reverter os hábitos prejudiciais, adote iniciativas, como:

  • tomar banhos mais curtos;
  • fazer a reutilização da água;
  • apagar as luzes quando sair de um ambiente;
  • tirar aparelhos da tomada quando não estão em uso;
  • utilizar mais transporte público, bicicleta e, se for usar carro, dar caronas.

Essas são apenas algumas das várias atitudes positivas que você pode adotar enquanto consumidor consciente. Quanto mais você for se acostumando com a ideia e repensando suas ações, mais sustentáveis se tornam seus hábitos diários!

Faça doações

Ao invés de jogar roupas, móveis ou outros bens duráveis e reaproveitáveis no lixo, doe para quem precisa!

Além de reduzir o lixo e ajudar o meio ambiente, você também vai estar fazendo um ato de solidariedade, ajudando outras pessoas.

Crie sua própria horta em casa

Se for possível para você, uma ótima ação de cuidado com o planeta e com sua saúde e bem-estar é ter uma horta caseira.

Você também vai economizar nas compras, além de ter mais praticidade.

Alguns alimentos são muito fáceis de serem plantados em casa, até mesmo em pequenos vasos você consegue plantar alguns temperos, se não tiver um quintal.

Além de uma atitude consciente, ter uma horta em casa pode ser um hobbie incrível, até para fazer em família!

Não pare de aprender e se conscientizar

O consumo consciente requer aprendizado constante. Se atualizar e se especializar nos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável do planeta faz parte desse estilo de vida.

Acesse esta lista de cursos sobre o meio-ambiente e explore as diversas possibilidades de expandir seu conhecimento e se tornar um consumidor cada vez mais consciente!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.