Controle emocional: entenda por que esta soft skill é tão importante e como impacta no seu dia a dia

Ter controle emocional é saber gerenciar as emoções e agir de forma consciente e assertiva. Saiba como neste conteúdo!

Controle emocional

Para ter mais qualidade de vida e construir relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis, é essencial ter controle emocional

Saber lidar com as emoções ajuda a tomar decisões melhores, evitar conflitos e viver com mais tranquilidade. Principalmente em tempos de incertezas, crises e mudanças, essa habilidade se torna ainda mais valiosa. 

Saiba mais sobre essa importante soft skill e descubra como controlar melhor as suas emoções!

O que é controle emocional?

Controle emocional não é a capacidade de não sentir emoções negativas ou intensas, nem mesmo ignorá-las quando aparecem. Saber controlar as emoções é, na verdade, controlar a reação a cada uma delas.

Não é evitar que apareçam, mas sim saber o que fazer quando surgirem e experienciá-las de forma assertiva e saudável.

Pessoas com controle emocional conseguem não agir impulsivamente quando sentem uma emoção intensa, seja positiva, seja negativa. Por isso, não são tomadas por animação, frustração, raiva, estresse ou quaisquer outras emoções. 

Controle emocional é se permitir sentir, mas sem deixar que as emoções ocupem todo o espaço ou gerem reações exacerbadas e impensadas.

Essa habilidade é associada à inteligência emocional, também extremamente importante para quem quer se destacar na carreira e usufruir de uma vida pessoal mais consciente e satisfatória.

Por que essa soft skill é tão valorizada? 

As soft skills são as habilidades comportamentais, sociais e emocionais, associadas à personalidade das pessoas. 

Enquanto as hard skills são as habilidades técnicas, aprendidas em cursos, aulas e treinamentos, as soft skills são desenvolvidas ao longo da vida, por meio das experiências pessoais.

Empatia, resiliência, flexibilidade, criatividade e pensamento crítico são exemplos dessas competências, que têm sido cada vez mais valorizadas principalmente pelo mercado de trabalho. É aqui que o controle emocional se encaixa.

Pessoas capazes de controlar as emoções têm mais facilidade para se adaptar às situações, conseguem construir relações mais saudáveis com a equipe, além de se comunicarem com mais transparência e empatia. 

Tudo isso é fundamental para um bom desempenho profissional e de produtividade e, consequentemente, para contribuir para os resultados dos negócios. 

Quais as vantagens de desenvolver o controle emocional?

Observar as próprias emoções e aprender a gerenciá-las é um processo muito vantajoso, apesar de desafiador. 

Listamos algumas das vantagens de desenvolver o controle emocional para você perceber como vale a pena investir nisso e melhorar a sua interação com as pessoas, com as situações e com você mesmo. 

Confira!

Melhorar o relacionamento com colegas

Desenvolver essa habilidade é o primeiro passo para não agir impulsivamente, nem reagir a situações de forma desproporcional, seguindo apenas o calor da emoção. Isso ajuda a construir relacionamentos mais tranquilos, sinceros e menos conflituosos.

Sabe aquelas discussões acaloradas e brigas desnecessárias no ambiente de trabalho só por que um colega discorda do outro ou por uma situação banal?

Com um bom controle emocional, você consegue se posicionar com mais assertividade, autenticidade e empatia. Assim, diminui esses atritos com colegas, líderes, clientes, e também com familiares e amigos.

Encarar melhor mudanças repentinas

Outra vantagem de saber gerenciar as emoções é conseguir se adaptar melhor às mudanças, mesmo as inesperadas.

Essa capacidade é fundamental não só em tempos de crise, quando as coisas se transformam de forma abrupta e rápida, mas em todos os outros cenários. Afinal, os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e é muito melhor saber lidar com eles de forma saudável em vez de se deixar tomar por emoções negativas, não é?

Controlar as emoções nesses momentos ajuda a ter mais clareza para pensar e buscar soluções para os problemas.

Saber o seu limite emocional

Como dissemos, controle emocional não é se esconder ou evitar as emoções, mas sim enfrentá-las e gerenciá-las para ter uma vida melhor.

Ao fazer isso, você terá um entendimento mais amplo sobre quais são os seus limites e o que precisa fazer para se manter em equilíbrio.

Ser uma pessoa com controle emocional não é aceitar tudo ou gerenciar toda e qualquer emoção com perfeição, ok? Todos nós temos limites e precisamos reconhecê-los para saber a hora de nos afastar e evitar prejuízos para as pessoas ao nosso redor e para nós mesmos.

Ter mais empatia 

Ao se conectar com as suas emoções, fica mais fácil ter empatia e compreender as ações e reações das pessoas.

Além disso, como você não agirá de forma impulsiva, terá mais tempo para absorver informações, observar o contexto e conversar com outros envolvidos na situação, quando for o caso, para entender os diferentes pontos de vista e, somente após isso, agir.

Ter mais autoconhecimento

O autoconhecimento é imprescindível para quem quer desenvolver o controle emocional e vice-versa.

Essas duas habilidades se complementam e realmente precisam caminhar lado a lado para facilitar a identificação e organização das emoções. 

Dessa maneira, você terá mais facilidade para entender como cada situação afeta as suas emoções e como você lida com cada uma delas.

Afinal, como ter controle emocional?

Aprender a controlar as emoções é um processo muito individual, afinal, cada pessoa vivencia os sentimentos de uma forma diferente. Situações que geram raiva em algumas pessoas, podem não despertar nenhuma emoção em outras.

Assim como é comum que algumas pessoas se emocionem e sintam muita felicidade ao se depararem com algum acontecimento, enquanto outras não se sentem positivamente afetadas por ele.

Mas existem algumas ações que podem ser incorporadas à rotina para você saber como são as suas emoções, ao que elas respondem e como você pode gerenciá-las melhor para ter uma vida mais plena. 

Confira quais são elas a seguir!

Tire um momento para respirar

Incluir práticas de meditação e respiração no dia a dia é uma forma de melhorar a concentração, dominar as respostas corporais e não permitir que as emoções dominem suas respostas e ações.

Você pode fazer isso apenas quando sentir uma emoção mais intensa ou realmente criar o hábito de reservar um momento diário para essa pausa, o que trará resultados mais duradouros e a longo prazo.

Permita-se sentir distintas emoções

As emoções consideradas negativas, como raiva, inveja, tristeza e frustração, precisam ser sentidas e vivenciadas para não se tornarem maiores do que realmente são.

Por isso, é fundamental acolher esses sentimentos sem julgamento ou culpa, para identificar o que cada um deles desencadeia e descobrir como lidar melhor com cada situação.

Isso serve também para as emoções positivas, que, do mesmo modo, devem ser experimentadas de forma consciente e acolhedora.

Observe as situações antes de agir

Aumentar o tempo de resposta também é um passo importante para ter mais controle emocional. 

Resistir aos impulsos e esperar um pouco antes de agir ou tomar alguma decisão ajuda a esfriar a cabeça, em casos de muita agitação ou nervosismo, e a ponderar melhorar a situação.

Nesses momentos, pode ser positivo retomar a dica da respiração e apenas observar o que está acontecendo com atenção e da maneira mais neutra possível. Isso ajuda a direcionar os pensamentos, enxergar novas possibilidades e ter mais tranquilidade para responder às situações.

Se preciso, procure ajuda profissional

Desenvolver o controle emocional exige bastante auto-observação e coragem. Afinal, você terá que encarar suas vulnerabilidades, limites, características, experiências e muitos outros fatores pessoais.

Reforçamos que o processo é extremamente vantajoso! Ao controlar as suas emoções, você evitará situações desconfortáveis, como reações impulsivas, descontroles diante de situações contornáveis, discussões desnecessárias, arrependimentos e culpas. 

Mas, para tornar esse processo mais leve e ter um direcionamento sobre como se observar e se preparar para acolher suas emoções, contar com ajuda profissional pode ser um ótimo caminho.

Busque pessoas qualificadas para guiar essa jornada de autoconhecimento e desenvolver essa habilidade comportamental tão importante.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal conferir mais dicas para evoluir as suas habilidades? Confira o artigo sobre desenvolvimento pessoal e saiba como potencializar as suas competências!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.