Crescimento Profissional: o que fazer para alcançá-lo?

Está procurando crescer na carreira? Confira nossas valiosas para que você trace a rota rumo ao crescimento profissional!

blogAprenda_crescimento-profissional

Não importa se você começou na sua carreira agora ou se já está no mercado de trabalho a mais tempo: todo mundo deseja alcançar o crescimento profissional.

O desenvolvimento da carreira é algo constante, mas sabe-se que nem todos os profissionais dedicam tempo e recursos para realmente crescer no trabalho. Na verdade, é possível perceber boa parte das pessoas lidando com suas zonas de conforto profissional.

Se identifica? Saiba que agora é a hora de dar passos além na carreira. Confira nesse artigo dicas para começar a se desenvolver profissionalmente e crescer!

Os caminhos para o crescimento profissional

Conquistar promoções em cargo maior e ter um salário maior, esses são os desejos de muita gente. 

Para conquistar o crescimento profissional, é preciso seguir alguns passos que envolvem planejamento, estudo e muita dedicação!

Confira as dicas abaixo para traçar sua rota rumo ao sucesso na sua carreira.

Trace metas e objetivos

O primeiro passo é saber exatamente onde quer chegar. 

Começar o seu desenvolvimento profissional sem conhecer quais são as possibilidade no trabalho e na sua carreira, e o que você deseja, tornará a sua jornada mais difícil. 

Muitos desejam uma promoção. Outros, ganhar salários melhores ou até mesmo mudar de emprego. 

Seja qual for o seu desejo, tenha ele muito bem definido para que possa dar prosseguimento das estratégias de crescimento de carreira

Estude muito

O estudo é parte do desenvolvimento de qualquer carreira. Deve ser uma prática permanente e incessante! 

E quando você quer ter crescimento profissional, o melhor é procurar por cursos que podem te fazer sair do lugar em que está. Desde a pós-graduações ou cursos livres, o importante é aprimorar seu conhecimento.

Seus estudos podem focar em partes técnicas e práticas ou mesmo conceituais e teóricas. Isso dependerá sempre do que você busca para a sua carreira. Por exemplo, se almeja um cargo de liderança, é importante estudar e aprender o que é essencial para isso, como gestão de pessoas e visão estratégia.

Além disso, uma dica valiosa: estudo vai além dos cursos (que são muito valiosos). Estude com blogs, vídeos de pessoas que são referências na sua área ou qualquer outra coisa que irá alimentar seu conhecimento.

Faça networking

Uma rede extensa de contatos profissionais é sempre bem-vinda! 

Não a deixe de atualizar a sua e faça sempre uma “manutenção” dela, seja por meio de encontros profissionais, cursos ou mesmo pelas redes sociais – leia-se: use sempre o LinkedIn!

O seu networking pode ser uma boa fonte de oportunidades na carreira, então mantenha sempre contato com seus ex-colegas de trabalho, amigos de faculdade e mesmo gestores. 

Quer conquistar o emprego na empresa dos seus sonhos? Conhecer e estabelecer contato com outros profissionais da empresa ajuda na hora de pedir uma indicação.

Mas nada de adicionar as pessoas e pensar que somente isso basta. Estabeleça diálogos, participe de conversas, seja uma voz ativa. Quem não é visto, não é lembrado.

Aprenda a se comunicar de forma assertiva

A comunicação assertiva é aquela que consegue expressar exatamente o que você quer dizer. 

Seja em encontros, reuniões, palestras ou cursos tente sempre apresentar suas ideias de maneira clara e direta.

Essa característica é uma vantagem que muitos têm ao querer desenvolver sua carreira, já que agrada aos olhos de muitos gestores e até mesmo recrutadores. 

Seja flexível

Toda vez que alguém dá um passo novo rumo ao crescimento pessoal, ele é desafiado em novos cenários que, muitas vezes, não são os esperados.

Muita novidade aparecerá no caminho e a intolerância a isso não é nada bom. Esteja aberto, portanto, ao diferente e ao inesperado.  

A desculpa de que “esse é o meu jeito” ou “sempre deu certo assim” pode ser uma grande trava na sua jornada. O que deu certo para um, não pode dar para outro. Escute o que o outro tem a dizer e se der para fazer de um jeito diferente, faça!  

Trabalhe em equipe

Essa é uma “regra” social que dá muito certo no ambiente profissional. Estar em conjunto, no meio de “bandos” é uma que uma maneira de sobrevivência, mas também torna o trabalho mais gostoso! 

Ainda que você opte por ser trabalhar como autônomo, é preciso saber lidar com mais gente dividindo um trabalho. 

E quando se fala em crescimento profissional, saber trabalhar com outras pessoas, com ideias diferentes e, acima de tudo, escutar a todos é visto como uma característica de líder! 

Portanto, se aparecer um trabalho em conjunto, não se reprima e não deixe de se dedicar o seu máximo. 

Não deixe as oportunidades escaparem

Ainda que você se prepare bem para crescer profissionalmente, é muito difícil cravar quando você terá aquela chance em um novo cargo.

Então, é preciso estar atento às oportunidades que chegam até você. E não deixar escapar, ainda que falte aptidão – é nessa hora que aparece o momento de se aperfeiçoar.

Nesse sentido, esteja com as portas abertas para essas oportunidades. Ainda que não seja algo que você queira fazer, talvez seja ela a entrada para algo que deseja. Às vezes, até mesmo para ampliar seu networking. 

Atribuindo as dicas que você teve até agora, esse pode ser momento de você se mostrar a mais pessoas. 

Dê novas ideias

Para criar oportunidades – e aproveitá-las – é preciso dar novas ideias em projetos e trabalhos em equipes. 

Seja criativo ao dar soluções e mostrar como novas ideias pode ser um caminho eficiente a um determinado problema. 

Com uma comunicação assertiva – lembra dela, não é? – você consegue adquirir uma característica de pessoa sempre preparada para propor soluções inteligentes e criativas. 

Nem é preciso dizer de como isso pode ser importante para desenvolver sua carreira, certo? 

Saia da sua zona de conforto!

Um dos maiores empecilhos de realizar um crescimento profissional é a zona de conforto.

Essa característica é vista em profissionais que estão satisfeitos com o trabalho, mas que não procuram de aperfeiçoar e têm grande medo de correr riscos. 

Ter um resultado satisfatório em algo já é o suficiente. Não se aprimoram e está tudo bem. 

Pessoas que estão na zona de conforto também não possuem motivações e por isso mesmo não aspiram nada. 

Por tudo isso, esse cenário é um grande inimigo de seu desenvolvimento. Mas é difícil, até mesmo, admitir que se está em um. 

Para sair da zona de conforto, antes de mais nada é preciso identificar alguns dos detalhes que você leu acima. Ainda que, se você está pensando em crescer profissionalmente, já seja um passo importante para sair dessa estagnação. 

Seja focado e não se iniba em procurar por oportunidades diferentes e fazer algo de uma maneira distinta da que sempre fez. 

Aceite seus limites para que possa superá-los e questione-se sobre os resultados na qual você apresenta, mesmo que eles sejam satisfatórios. 

Afinal, será que esse é o melhor que você pode apresentar? O que poderia ser mudado e ter apresentado algo que também satisfaça, mas de outra maneira?

Veja o risco como uma oportunidade de desafio e de experimentar novos jeitos de enxergar o trabalho. 

E se você quer mesmo crescer profissionalmente, tenha foco. Dedique-se naquilo que deseja para poder, finalmente, sair desse lugar que é bom para você, mas que pode estar te segurando para voos mais altos! 

Esteja atento às mudanças no mercado e os acompanhe

Por tudo que você leu até aqui, é necessário estar sempre atento a tudo o que o mundo te provoca. Seja atualizações profissionais, novos contatos e relacionamentos. 

O crescimento profissional é algo realmente importante na vida de qualquer pessoas que deseja sucesso e destaque. 

Não deixe de ter isso em mente e saber sempre o que você quer para si e a sua vida profissional. Com empenho, dedicação e muito estudo, com certeza você chegará lá!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.