Cronograma de Estudos: qual a importância e como montar o seu?

Saiba como montar um cronograma de estudos para aprender mais!

Cronograma de Estudos - uma mulher estudando na frente do computador

Aprenda a montar um cronograma de estudos e faça sua rotina de aprendizado render mais!

Estudar é algo essencial para qualquer pessoa, independentemente da idade ou da fase da vida. Precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos, para evoluir não só profissionalmente, mas também como pessoas.

Entretanto, estudar com qualidade exige organização. É comum ver estudantes se perdendo nos conteúdos, ou gastando várias horas em um tema sem aprender muita coisa. Em muitos casos, isso acontece por falta de planejamento.

Para melhorar esse aspecto, montar um cronograma de estudos é fundamental. Por isso, neste artigo, vamos explicar como você pode montar o seu cronograma, abordando a importância desse planejamento. Confira abaixo!

O que é um Cronograma de Estudos?

Em linhas gerais, um cronograma de estudos é uma espécie de planejamento que os estudantes usam para organizar o tempo em que vão passar estudando.

O cronograma de estudos também serve para que o estudante possa se organizar em relação aos conteúdos, criando uma sequência lógica para se aprofundar em cada um.

Esse tipo de planejamento precisa ser feito com muita atenção, considerando não só o tempo disponível para estudo e os conteúdos, mas também o objetivo final do estudante e seus próprios limites.

Qual a diferença entre Plano, Ciclo e Cronograma de Estudos?

Muita gente costuma confundir três termos: plano de estudos, ciclo de estudos e cronograma de estudos. Apesar de serem planejamentos similares, eles contam com algumas diferenças fundamentais.

O cronograma de estudos é um planejamento mais voltado para horas de estudo, com base nos conteúdos e no objetivo final do estudante. Ou seja, é algo mais prático, que considera horas e dias exatos.

O ciclo de estudos, por outro lado, não considera um tempo ou dia previamente definidos por calendário. 

Nesse método, com base pedagógica, você define um tempo de estudo para cada disciplina (ex: 2h para direito contábil), chamando esse período de bloco. Vários blocos, em um dia, formam um ciclo de estudos.

Por fim, temos o plano de estudos, que é um planejamento ainda maior. Ele envolve objetivos, metas e ações específicas. 

Geralmente são usados por professores na montagem das ações pedagógicas nas disciplinas, traçando diretrizes de educação, modelos de aula, entre outras definições.

Por que é tão importante durante o dia a dia de aprendizado?

O cronograma de estudos é importante para trazer mais organização na vida dos estudantes.

Hoje, vivemos em um mundo com centenas de estímulos diários, que geram muitas distrações. Sem o devido planejamento, é muito comum que as pessoas deixem de fazer uma atividade importante porque sua atenção foi capturada pela TV ou pela internet.

Um bom cronograma de estudos pode prevenir esse problema. Com horas específicas destinadas para o estudo, definidas por calendário, os estudantes podem se organizar melhor para fazer o que precisam. 

Quais são as principais vantagens?

As principais vantagens de um cronograma de estudos são:

  • maior organização da rotina e conciliação com outras tarefas;
  • aprimorar habilidades com mais facilidade;
  • aumento da concentração nas atividades diárias;
  • facilidade para visualizar a distribuição dos conteúdos/disciplinas;
  • definição de prioridades de estudo;
  • facilidade de revisão dos conteúdos estudados;
  • melhor gestão do tempo.

Como montar o seu Cronograma de Estudos?

Agora que você já sabe o que é um cronograma de estudos e quais são as suas principais características e vantagens, é hora de colocar a mão na massa!

É hora de aprender a montar o seu próprio cronograma de estudos, da forma correta, para render mais no dia a dia.

Abaixo, listamos algumas dicas fundamentais, que vão te ajudar a montar um cronograma de estudos mais organizado!

Defina os principais objetivos de estudo

Antes de pensar em horários e dias do seu cronograma de estudos, é importante definir os seus objetivos.

Você quer passar de ano na escola? Tirar uma nota alta no ENEM? Passar em uma disciplina difícil da faculdade? Finalizar o seu curso online com a nota máxima? Passar em um concurso público?

📝 Como fazer uma redação passo a passo: dicas para arrasar!

Defina sua meta, antes de começar, para poder construir um cronograma de estudos que faça sentido para o seu objetivo. Assim, você vai conseguir aproveitar melhor as suas horas de concentração.

Estabeleça uma rotina e estipule metas periódicas

Agora, é hora de criar uma rotina com base no seu objetivo pré-estabelecido. É importante que esse planejamento considere não só as horas de estudo, mas também atividades de casa, alimentação, descanso, lazer, entre outros momentos do dia.

Isso facilita não só na gestão do seu tempo, mas torna tudo mais fácil de se realizar. Se você só pode estudar 2h na quinta-feira, por exemplo, mas sabe que terá 4h disponíveis na sexta, fica mais fácil organizar quais conteúdos serão abordados em cada dia.

Além disso, é muito importante definir metas periódicas. Isso facilita no cumprimento do seu objetivo final e te dá um senso de dever cumprido e de evolução diária.

Selecione o melhor método para estudar 

Existem diversos métodos de aprendizado que podem ser encaixados no seu cronograma de estudos, sejam eles científicos ou não.

Estabelecer um método que funciona para você é importante para alcançar os resultados mais rápido de forma organizada. 

O método Pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e descansa por 5, é um dos mais conhecidos. Há também o 5AM Club, grupo de pessoas que gostam de acordar às 5h da manhã porque acreditam que o dia rende mais dessa forma.

Seja qual for o seu método de estudos, lembre-se: é importante que ele funcione para você e não somente para os outros!

Produza um calendário de estudos

Depois de definir objetivos, montar uma rotina e escolher um método, você precisa incluir tudo o que foi planejado em um calendário.

Monte um calendário com tudo o que foi definido previamente, de uma forma em que o seu dia fique cheio de compromissos, sejam eles um horário de estudo, almoço e até mesmo lazer. Não importa.

Ao ter um calendário com todas as suas ações diárias, você consegue se organizar e estudar dentro do tempo pré-determinado, criando uma rotina eficiente.

Com o cronograma pronto, como começar a estudar?

Pronto! Agora seu cronograma está finalizado e você só precisa fazer uma coisa: estudar!

Se você ainda tem dúvidas sobre métodos de aprendizado, modelos de cronogramas de estudo, entre outras particularidades voltadas para a educação, você pode buscar mais informações no nosso Marketplace!

Por lá, você encontra diversos cursos que vão te ajudar a se organizar, estudar melhor e desenvolver novas soft skills.

Aprenda a estudar melhor pelo Marketplace da Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.