Quais são as 10 principais dicas para cuidar da saúde

Confira 10 dias imperdíveis que vão te ajudar a cuidar da saúde do corpo e da mente!

Cuidar da saúde - uma médica falando para a sua paciente sobre as melhores dicas

Confira dicas imperdíveis que vão te ajudar a cuidar melhor da saúde do corpo e da mente!

Cuidar da saúde é algo que deveria ser essencial para pessoas de todas as idades. Porém, infelizmente, muitos acabam negligenciando vários sinais do corpo, o que pode gerar problemas sérios no futuro.

Não basta ir ao médico uma vez por ano. Para cuidar da saúde de verdade, é preciso estar atento a diversas medidas preventivas, que vão te ajudar a se preparar melhor para o surgimento de doenças.

Por isso, neste artigo, vamos trazer 10 dicas práticas que vão te ajudar a cuidar da saúde da forma correta, sem deixar de lado nenhum aspecto. Veja abaixo!

1. Faça check-ups periodicamente

O primeiro passo para cuidar bem da saúde é fazer check-ups de forma periódica. É muito importante fazer aquela “bateria de exames” ao menos uma vez por ano. 

A maior parte das doenças crônicas, que nos acompanham ao longo dos anos, são assintomáticas. Muitas delas são identificadas em um simples exame de sangue. Um exemplo são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Para quem já tem alguma doença específica, é necessário checar com o médico a quantidade de check-ups que devem ser feitos, que certamente exige mais do que uma consulta por ano.

2. Consuma alimentos naturais nas refeições

A prevenção de doenças é tão importante quanto os tratamentos em si. Para cuidar da saúde corretamente, é preciso tomar cuidado com a manutenção do nosso corpo. Isso envolve o que chamamos de dieta balanceada.

Para manter a saúde em dia, é necessário comer alimentos naturais em todas as refeições do dia, evitando alimentos ultraprocessados. 

Busque uma alimentação regulada, com consumo de verduras, frutas e legumes diariamente. Assim, seu corpo terá todos os nutrientes que precisa para funcionar bem.

3. Faça exercícios periódicos

O corpo é como uma máquina. Para continuar funcionando bem, ele precisa de manutenções regulares. Os exercícios físicos são uma forma de fazer isso.

Para cuidar da saúde, também é muito importante fazer exercícios físicos diariamente. Além de fortalecer o corpo, você ganha mais resistência e reduz o estresse do dia a dia. Ou seja, é uma prática que faz bem para a saúde física e mental.

Tente fazer ao menos 30 minutos de exercício diariamente. Pode ser academia, natação, atletismo, ciclismo… o importante é ter acompanhamento médico e fazer uma atividade que te ajude.

📝 Exercícios para fazer em casa: 9 dicas para malhar em qualquer lugar

4. Tome ao menos 2L de água por dia

O corpo humano é constituído de algo entre 60% e 70% de água. Isso mostra como a substância é importante para o nosso corpo, ajudando a transportar nutrientes e eliminar toxinas do organismo.

Para cuidar da saúde, é recomendado que toda pessoa beba ao menos 2 litros de água por dia. Em alguns casos, essa quantidade pode variar de acordo com a constituição corporal de cada pessoa, por isso, é importante consultar um médico.

Essa medida ajuda a manter o corpo hidratado e saudável, evitando doenças causadas pelo baixo consumo de água, como problemas renais.

Para consumir a quantidade certa de água, tente introduzir uma garrafa d’água na sua rotina, levando-a para todos os lugares. Isso facilita o consumo, especialmente quando esquecemos da nossa hidratação.

5. Cuide da sua saúde íntima

Outra medida importante para cuidar de si é se preocupar com a saúde íntima. Muitas pessoas têm medo, ou até mesmo vergonha, de falar sobre esse assunto e, inclusive, de se consultar. Isso é extremamente prejudicial.

As mulheres precisam ir ao ginecologista regularmente, para cuidar da saúde íntima e garantir que todos os órgãos estão em pleno funcionamento. O mesmo vale para os homens, que devem frequentar o urologista.

É preciso perder o medo de buscar atendimento nessa área. Diversas doenças graves são tratáveis quando identificadas precocemente. Ter acompanhamento médico salva vidas.

6. Faça atividades para aliviar o estresse

Cuidar da saúde física é importante, mas isso não significa que temos que deixar a saúde mental de lado. O estresse pode provocar várias doenças. Quando não é tratado, pode gerar problemas que duram a vida toda.

É muito importante fazer atividades que aliviam o estresse do dia a dia. Como vivemos em um mundo cada vez mais estressante, com rotinas cada vez mais abarrotadas, é necessário reservar um tempo para relaxar, semanalmente.

Atividades como yoga e meditação são ótimas para isso, assim como os esportes. O lazer também tem o seu papel no alívio do estresse, que não deve ser ignorado.

7. Regule o seu sono

Você está dormindo bem? Um dos principais problemas na modernidade é a insônia, que afeta pessoas de todas as idades e contextos.

Dormir mal pode trazer diversas doenças a longo prazo. Além disso, prejudica bastante a qualidade de vida, já que ficamos com a sensação de cansaço constante.

É recomendado que toda pessoa durma ao menos 8 horas por dia, sem interrupções. Caso tenha dificuldade em dormir, mesmo com tempo disponível, consulte um médico para tirar dúvidas.

8. Não esqueça da sua saúde mental

A ansiedade e a depressão são doenças cada vez mais comuns em nossa sociedade. Com uma rotina atarefada, muitas vezes, as questões de saúde mental acabam negligenciadas.

Muitas pessoas nem percebem que estão com alguma doença mental, vivendo com problemas sem saber a causa exata. 

Por isso, em primeiro lugar, busque o diagnóstico por meio do apoio de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras. Com o acompanhamento correto, você consegue melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde mental.

9. Não deixe de consultar especialistas antes de qualquer decisão

Agora, vamos trazer uma dica que vale para todos os outros tópicos deste texto: busque aconselhamento médico!

Existem diversos conhecimentos úteis na internet, que podem te ajudar a conhecer mais sobre o seu próprio corpo. Porém, nada substitui o trabalho de quem se especializa no tratamento de doenças e no cuidado com a saúde.

Portanto, é fundamental ter uma rede de médicos especialistas, para as áreas mais importantes para você, buscando o atendimento sempre que preciso. Deixar de ouvir a opinião de quem entende do assunto nunca é uma boa escolha.

10. Aprender mais sobre o seu corpo, é pensar na saúde!

Para cuidar da saúde, precisamos saber como o nosso corpo funciona. Nesse sentido, estudar se torna algo fundamental, um cuidado que atinge o físico e o mental, e que te ajuda a ter uma vida mais saudável e feliz.

Muitos cursos podem te ajudar a entender melhor sobre o funcionamento do corpo, os esportes e seus benefícios para a saúde de uma forma geral. 

No nosso Marketplace, você encontra diversos conteúdos nessa linha, que exploram os conhecimentos científicos do corpo, indo além do lugar comum.

Saiba mais sobre o seu corpo e aprenda a cuidar melhor da saúde!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.