Curso de culinária: aprenda e lucre com o hobby

Aprenda a escolher um bom curso de culinária e saiba como lucrar com o seu hobby favorito!

curso de culinária

Aprenda a escolher o curso de culinária certo para você!

Para quem gosta de cozinhar, fazer um curso de culinária pode ser algo extremamente importante para desenvolver receitas melhores e mais criativas.

Aprender mais sobre estilos de cozinha, técnicas e receitas diferenciadas é útil tanto para quem tem interesse apenas em cozinhar no dia a dia, quanto quem espera desenvolver habilidades mais profissionais.

Neste artigo, vamos te ajudar a encontrar um bom curso para o seu perfil, destacando também as possibilidades de transformar esse hobby em renda extra. Confira abaixo!

Por que fazer um curso de culinária?

Se você já cozinha diariamente, deve estar se perguntando: “por que eu devo fazer um curso de culinária?”. Para muitos, cozinhar não é tão difícil. Tem muita gente que se destaca no almoço de família ou no jantar com os amigos, sem ter feito um curso anteriormente.

De fato, a parte prática é fundamental para o sucesso como cozinheiro (a), mas não é tudo. Um bom curso de culinária não funciona apenas como um livro de receitas. 

O ideal é que ele traga conhecimentos complementares, que vão desde técnicas que otimizam o trabalho até dicas de como gerir um negócio do ramo da gastronomia.

Portanto, fazer um curso de culinária é fundamental para buscar um refinamento, até mesmo para quem já tem intimidade com a cozinha. É um embasamento teórico que te ajuda a criar pratos melhores e mais versáteis.

Como aprender com o curso de culinária perfeito?

Antes de começar um curso de culinária, é preciso estabelecer alguns critérios para escolher o modelo certo para você. Existem muitos cursos no mercado e nem todos podem atender os seus objetivos.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, você precisa definir o que busca, para escolher o curso com assertividade. Você quer trabalhar com confeitaria? Cozinhar em restaurantes? Abrir uma hamburgueria?

É bom ter em mente que não existe o curso perfeito. Existe aquele que se encaixa melhor com o que você deseja.

Além de definir o estilo de curso que quer para si e quais habilidades pretende desenvolver, você precisa considerar alguns critérios importantes antes de começar a estudar. Vamos falar sobre eles em seguida!

1. Encontre cursos bem-avaliados

O primeiro passo é encontrar um curso online bem avaliado, independentemente de preço, segmento e carga horária. 

Pesquise por notas, avaliações, críticas e comentários de quem já fez o curso. É importante não só avaliar a pontuação do curso no meio digital, mas também conferir se tudo o que foi prometido foi cumprido.

Outra ação importante é avaliar a trajetória de quem está ministrando o curso. Cheque o currículo do professor e veja quais são os trabalhos que ele desenvolveu, restaurantes em que trabalhou e reputação no mercado, de uma forma geral.

2. Peça indicação de amigos que já realizaram o curso

Você conhece alguém do ramo da gastronomia? Se sim, considere a opinião dessa pessoa sobre os cursos que está considerando fazer.

Quem trabalha com cozinha geralmente sabe diferenciar um bom curso de culinária do ruim. Além da avaliação, também é importante pedir aos amigos indicações de cursos e formas alternativas de adquirir esse conhecimento.

Às vezes, um curso que não estamos considerando pode acabar sendo o que mais vai contribuir para o seu objetivo, portanto, é importante estar sempre aberto para as possibilidades.

3. Esteja preparado para sair da zona de conforto

No começo deste texto, falamos que você precisa ter foco nos objetivos para escolher o curso, mas isso não significa se fechar para outras práticas. Se você só faz um estilo de prato, acaba caindo na zona de conforto rapidamente.

Por isso, uma dica é tentar explorar pratos diferentes daqueles que você está habituado a fazer. Por exemplo, se você já é muito bom em confeitaria e faz ótimos bolos e doces, que tal explorar mais pratos salgados?

É claro que todo cozinheiro se especializa em algo, mas ter um conhecimento global te faz um chef mais completo. Mostra que você é versátil e sabe comandar a cozinha em todas as frentes.

4. Aplique os ensinamentos no dia a dia

A parte teórica é fundamental, mas sem prática, não chegamos a lugar algum. Durante o curso, é importante que você coloque suas novas habilidades à prova, diariamente.

Uma boa forma de aplicar seus ensinamentos no dia a dia e testar se o seu desenvolvimento está sendo positivo é cozinhar para pessoas próximas. 

Teste novas receitas, técnicas e ingredientes naquele almoço da família no domingo. Surpreenda seu parceiro com novos pratos, convide os amigos para provar o que você está fazendo.

Mais do que testar, você precisa pedir um feedback sincero das pessoas ao seu redor. Escute opiniões e veja o que está ótimo, o que está quase bom e o que realmente precisa melhorar. Assim, é possível entender melhor as falhas e limitações, para buscar sua evolução.

Como transformar os ensinamentos em renda?

É como falamos acima: fazer um curso de culinária pode te ajudar a explorar a gastronomia profissionalmente e transformar seu hobby em uma fonte de renda. Felizmente, existem dezenas de formas em que você pode fazer isso.

Existe um mundo de possibilidades para quem sabe cozinhar e os bons cursos te preparam para esse tipo de decisão. 

Ao finalizar um curso de culinária, você pode:

  • abrir o próprio negócio, mesmo que ao nível regional;
  • trabalhar na cozinha de um restaurante;
  • atuar em uma padaria, café ou confeitaria;
  • trabalhar na cozinha de hotéis e pousadas;
  • produzir salgados ou doces para festas.

É por isso que um curso de culinária precisa ir além dos ensinamentos de como cozinhar. Deve explorar formas de gerir um negócio de gastronomia, para preparar os alunos para as possibilidades da profissão.

Seja para buscar uma renda extra ou para mudar de carreira, é fundamental buscar o conhecimento adquirido em um curso de culinária. Hoje em dia, contamos com diversas opções pela internet, com preços justos e ótimo custo-benefício.

Qual o melhor local para achar o curso de culinária? 

Agora, é hora de colocar a mão na massa e escolher o melhor curso de culinária para você. E a Hotmart pode te ajudar nessa parte!

No nosso marketplace, você encontra cursos de culinária voltados para diversas práticas e especialidades. Dá para aprender a fazer hambúrguer, sorvete, massas, pratos internacionais, doces e muito mais!

Faça agora o seu curso de culinária na Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.