Desenvolvimento pessoal: saiba como evoluir as suas habilidades com dicas práticas

O desenvolvimento pessoal é extremamente benéfico, pois nos faz querer alcançar novas metas e objetivos. Confira as principais dicas!

Uma pessoa subindo na vida, procurando pelo seu desenvolvimento pessoal

Você está buscando por um desenvolvimento pessoal? Sabe por onde começar? Veja dicas práticas para dar o start!

O desenvolvimento pessoal traz como benefício o crescimento intelectual e profissional de todos nós. Por meio da prática, é possível investir em si mesmo e alcançar novos objetivos — sejam pessoais ou profissionais.

Por mais que teoricamente pareça um processo fácil, na prática é bastante desafiador, mas não impossível. Dessa forma, existem boas práticas e dicas para quem pretende ter uma melhor qualidade de vida. Você é uma dessas pessoas? 

O desenvolvimento pessoal tem 2 principais pilares: o autoconhecimento e o planejamento. Enquanto o primeiro diz sobre auto reflexão, o segundo determina os passos necessários para alcançar metas.

Quer entender um pouco mais sobre desenvolvimento pessoal, melhores dicas e também como agregar pontos positivos em distintos ambientes da sua vida? Continue a leitura para descobrir!

O que é desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal pode ser definido como um processo de potencialização de habilidades e competências para conquistar objetivos e criar condições para uma vida bem-sucedida, em todas as áreas.

Ser um indivíduo de múltiplos conhecimentos faz com que você melhore e trabalhe de forma diferente do padrão. E isso não impacta apenas nas relações pessoais, mas também:

  • na performance do trabalho;
  • no avanço da carreira;
  • no progresso intelectual;
  • no potencial individual;
  • e muito mais.

Quando um alto nível de conhecimento pessoal é alcançado, a possibilidade de se tornar protagonista da sua vida torna-se muito maior, pois você entende quais são os seus limites e também onde pretende chegar.

Além disso, esse desenvolvimento também está diretamente ligado ao conceito de autorrealização, que pode ser entendida como realização por si mesmo das possibilidades de caráter ou personalidade.

personal development woman in power

Quais são os maiores desafios durante o processo?

Esse processo de autoconhecimento também pode ser encarado como um enorme desafio, pois você precisará encarar de frente os seus pontos fortes e também os fracos.

Ou seja: exigirá de você bastante controle e foco. É aqui que entram as habilidades importantes para elevar o desenvolvimento pessoal. Elas precisam ser constantemente desenvolvidas. Assim, podemos citar:

A vontade de aprender constantemente

O desenvolvimento pessoal tem como ponto importante “sair da caixinha” e extrapolar os seus conhecimentos. Isso inclui uma capacidade constante de encarar novos desafios.

É por meio dessa vontade que você terá disposição para aprender coisas novas e estimular skills antes não acessadas ou adormecidas.

A coragem de tomar novas decisões

De primeira, algumas decisões parecem inoportunas ou até mesmo difíceis de serem tomadas, mas, nesse processo, algumas opções aparecerão. Tenha em mente que o que acontece na vida de uma pessoa começa com uma decisão.

Resumindo: se você não tiver coragem para tomar decisões, nenhuma mudança significativa será feita. E esta decisão precisa partir de você, e não de terceiros.

Quais são os pilares do desenvolvimento pessoal?

Como citado anteriormente, esse processo constante apresenta dois pilares extremamente importantes, sendo eles:

  1. O autoconhecimento: aparece com a prática da reflexão sobre as próprias ações e na implementação de novos e melhores hábitos em nossa vida.
  2. O planejamento: agora que você quer embarcar nessa aventura pessoal, é preciso traçar planos e metas.

Esse último precisa de uma atenção maior, pois indica quais são os próximos passos a serem tomados. O desenvolvimento pessoal é diferente para cada pessoa, pois cada um possui necessidades distintas.

Então, deixe bem claro quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo, quais ações precisarão ser tomadas, quais investimentos financeiros precisarão ser feitos e também outros recursos. Por fim, coloque um prazo máximo para realizar todo o plano.

Afinal, como começar a se desenvolver pessoalmente?

Agora que você já sabe o que é desenvolvimento pessoal e também quais são os seus pilares, que tal conhecer insights para colocá-lo em prática?

Abaixo, separamos 7 formas para você se autoconhecer e se desenvolver. Vamos lá?

1. Leia bons livros

A leitura diária é extremamente benéfica, seja para exercitar o cérebro ou até mesmo conhecer quais serão os próximos passos no desenvolvimento pessoal.

Existem autores específicos para cada área a ser abordada, desde a pessoal até a profissional. Procure por obras renomadas, que possuem livros bem avaliados pelo mercado.

reading some book - lendo algum livro para ter desenvolvimento pessoal

2. Faça cursos especializados

Os cursos são uma ótima forma de ampliar o desenvolvimento pessoal. Por meio desse material extremamente didático, você conseguirá ver e ouvir especialistas que guiarão o seu conhecimento.

O melhor é que existem opções online e presenciais, que também abrangem diversas áreas, desde começar a praticar o inglês do zero até abrir o seu próprio negócio.

3. Desenvolva ainda mais suas habilidades

O que você sabe fazer bem? Que tal aprimorar ainda mais essa skill? Acredite, não precisam ser ações para transformar o Planeta Terra, muitas vezes você pode impactar o seu bairro ou até mesmo uma pessoa. E não há problemas nisso.

Quando você desenvolve ainda mais as suas competências, consegue se colocar com mais potência perante suas relações pessoais e também no trabalho, adicionando essas novas habilidades no currículo, por exemplo.

4. Faça networking

O networking é fundamental para quem quer fazer novos contatos e agir perante oportunidades. É um bom momento também para você conhecer pessoas que podem acelerar o seu desenvolvimento pessoal.

Se possível, participe de rodas de conversas, fóruns e outros eventos que possam incentivar ainda mais a troca de conhecimento.

5. Inspire-se em especialistas

Para cada problema que você está enfrentando e deseja desenvolver, existe um especialista que já vivenciou situações parecidas e hoje servem como referência.

E nada melhor do que procurar e aprender com essas pessoas. Muitas vezes, elas podem estar ao seu lado ou nos cursos especializados — já citados. O importante é você saber quem é referência em uma determinada área e entender as melhores estratégias.

6. Aprenda com os seus erros

Durante o progresso de desenvolvimento pessoal, muitos acertos podem ocorrer, mas também muitos erros. 

Eles não fazem de você mais fraco, muito pelo contrário. É preciso entender as falhas para aprimorar suas skills.

Dessa forma, não deixe de registrá-los durante todo o processo e compreenda o que precisa ser ajustado e melhorado. Assim, você estará caminhando sempre para frente e nunca para trás.

hora do estudo

7. Faça atividades físicas

As práticas físicas também podem ser um incentivo para o desenvolvimento pessoal. Com elas, você pratica o autoconhecimento e entende quais são as suas barreiras físicas.

Você pode escolher aquela que combina com a sua rotina ou com a intensidade pretendida. Um bom exemplo é a Yoga, que agrega um bem-estar físico e emocional, além da sensação de superar limites.

Como evoluir constantemente o desenvolvimento pessoal?

Esse autoconhecimento, como citado, precisa ser constante. Existem novas coisas a serem apreendidas e repassadas diariamente, o que faz com que a quebra na rotina seja algo positivo.

Para continuar aprendendo sobre desenvolvimento pessoal, confira os cursos disponíveis na Hotmart e aproveite todo o potencial que há dentro de você!

Autor
carlos.paranhos

carlos.paranhos

Audience & Acquisition