Designer de sobrancelhas: como trabalhar nesta área

Já pensou em trabalhar como designer de sobrancelhas e contribuir para a autoestima dos seus clientes? Descubra como atuar na área!

Imagem de uma pessoa arrumando as sobrancelhas com um Designer de sobrancelhas.

Se você tem interesse em trabalhar na área de estética, já pensou em ser designer de sobrancelhas? 

A profissão está em alta no mercado e cada vez mais pessoas recorrem a esses profissionais em busca de um olhar mais harmônico.

Além de ser uma carreira com muitas oportunidades, também é uma possibilidade de contribuir para a autoestima dos clientes e usar o seu talento para deixar as pessoas ainda mais bonitas e satisfeitas com o que veem no espelho.

Saiba mais sobre a atuação como designer de sobrancelhas e descubra se esse é o caminho ideal para você! 

O que é o design de sobrancelhas?

A sobrancelha é considerada a moldura do rosto, por isso, as pessoas estão sempre buscando formas de deixá-la mais harmoniosa e em um formato que não só combine com o rosto, mas valorize o formato, o olhar e a aparência.

E o design de sobrancelha serve exatamente para isso. 

Com técnicas específicas e muita habilidade manual, profissionais da área identificam o formato ideal para cada fisionomia e modelam os fios seguindo esse desenho. 

O que um designer de sobrancelhas faz?

O designer de sobrancelhas é a pessoa que, por meio das técnicas de design aprendidas, ajuda as pessoas a alcançarem o resultado estético desejado na região. 

O trabalho pode ser feito com materiais diferentes, dependendo da especialidade do profissional, como linha, pinça, henna e navalha.

Por muito tempo, o público-alvo era formado praticamente só por mulheres. 

No entanto, homens têm demonstrado cada vez mais interesse em procedimentos estéticos e em formas de aumentar a autoestima e cuidar da aparência — o que faz com que também sejam um público interessante para designers de sobrancelhas.

Mas os profissionais dessa área não trabalham apenas aplicando métodos e modelando os fios. Também é importante entender o cliente e saber quais são as suas expectativas e desejos. 

Muitas vezes, as pessoas contratam o serviço de design de sobrancelhas em busca de resultados muito específicos, como consertar falhas nos pelos, rejuvenescer a aparência, ressaltar o olhar… 

É papel do designer de sobrancelhas entender essas demandas e ter empatia para encontrar uma solução que una os seus conhecimentos sobre formatos ideais e fisionomias ao desejo dos clientes.

Quanto ganha um designer de sobrancelhas?

Segundo as pesquisas do site Glassdoor, a média salarial de designers de sobrancelhas no Brasil é de R$ 1.377,00 por mês.

No entanto, esse valor pode variar bastante, dependendo da formação profissional, experiência na área, especialização, região em que atua e muitos outros fatores.

Quais são as oportunidades para um designer de sobrancelhas no mercado?

As tendências de formato das sobrancelhas mudam bastante ao longo dos anos, assim como acontece com praticamente tudo no mundo da estética, beleza e moda.

Por isso, em cada época há áreas específicas que começam a ter uma demanda mais alta e os profissionais precisam acompanhar essas transformações para encontrarem novos clientes e ampliarem suas atuações.

Com a busca crescente por profissionais que consigam definir espessura, formato e até mesmo a cor ideal para os fios da sobrancelha, não faltam oportunidades para quem quer trabalhar nesse ramo.

Essas são algumas das possibilidades:

  • trabalhar em salões de beleza, clínicas de estética e SPAs;
  • oferecer o serviço de forma autônoma, investindo no marketing pessoal;
  • ensinar o que sabe para formar novos profissionais;
  • unir o design de sobrancelhas a outras especializações, como micropigmentação;
  • e muitas outras. 

Quais são as qualidades que um designer de sobrancelhas precisa ter?

Para trabalhar na área, uma das qualidades fundamentais é habilidade manual. Afinal, designers de sobrancelhas precisam ter precisão e firmeza na hora de retirar os pelos. 

No entanto, há algumas outras qualidades essenciais para trabalhar na área, encantar clientes e ter uma carreira promissora. Confira!

1. Atenção aos detalhes

O trabalho de design de sobrancelhas é bem artístico, por isso, a atenção aos detalhes é importante. 

Profissionais da área devem conseguir observar todo o conjunto, mas também ter um olhar minucioso para todos os detalhes e características do rosto dos clientes para entregar o melhor resultado possível.

2. Boa comunicação

Como dissemos antes, o trabalho de design de sobrancelhas também consiste em conversar com as pessoas, entender seus desejos e objetivos ao contratar aquele serviço.

Muitas vezes, o que buscam é muito mais do que apenas um procedimento estético. É comum que queiram se sentir mais bonitas e com a autoestima elevada após o serviço.

Por isso, se quer atuar na área precisa ter boas habilidades de comunicação não só para se posicionar e conversar com clientes, mas também para escutá-los e saber o que querem e como você pode ajudá-los.

3. Estar em constante atualização 

Por ser uma área em constante transformação, os designers precisam acompanhar as tendências, novidades e técnicas em alta para aperfeiçoarem o trabalho e entregarem sempre o que há de melhor no mercado para seus clientes.

Cursos e treinamentos são as melhores maneiras de se atualizar e ainda fazer networking.

4. Atitude profissional

Essa é uma qualidade exigida em praticamente todas as carreiras, mas não podemos deixá-la de fora aqui. 

Ter uma atitude profissional é olhar para o seu negócio com seriedade, investir em conhecimentos, instrumentos e aperfeiçoamento constante. 

É, também, oferecer uma excelente experiência para os clientes, saber se posicionar no mercado e valorizar o seu trabalho.

5. Pontualidade

A pontualidade é essencial para transmitir uma boa impressão para seus clientes e manter a sua rotina organizada.

Ninguém merece agendar um serviço, chegar na hora e ter que esperar muito tempo para ser atendido, não é? No início, se tiver dúvidas sobre o tempo gasto para cada cliente, tente marcar as sessões mais espaçadas, com um intervalo entre cada agendamento para garantir que não se atrasará.

Conforme for evoluindo na profissão, você fará o trabalho com mais facilidade e agilidade, entenderá quanto tempo gasta em cada tipo de serviço e, assim, poderá organizar melhor os horários.

Como virar um designer de sobrancelhas profissional?

A profissão de designer de sobrancelhas está em alta, por isso, muitas pessoas têm investido nesta carreira para realizarem o sonho de trabalhar na área da estética e contribuir para o bem-estar das pessoas. 

Se você se identificou com a profissão e tem as qualidades necessárias, pode começar a se preparar hoje mesmo!

Para iniciar a sua jornada no mundo do design de sobrancelhas, o primeiro passo é buscar conhecimento. Estudar bastante, conhecer as variadas técnicas e possibilidades de atuação.

Na Hotmart, temos várias oportunidades de aprendizagem para quem quer entrar para esse mercado promissor. Conheça os cursos de design de sobrancelha disponíveis e invista na sua carreira!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.