O que é uma dieta vegana? Benefícios e como preparar

Você conhece todos os benefícios da dieta vegana para a sua saúde? Sabe quais alimentos estão incluídos? Confira neste conteúdo!

Uma mulher preparando uma dieta vegana

Você conhece alguma pessoa que aderiu ao veganismo e/ou adotou uma dieta vegana? O número de pessoas aderindo à alimentação vegetal tem crescido no Brasil e no mundo, transformando, inclusive, as apostas do mercado.

Pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ao IPEC, realizada em fevereiro de 2021, mostrou que 32% da população brasileira escolhe opções veganas em restaurantes e que 46% deixa de consumir carne pelo menos vez uma por semana, voluntariamente.

No entanto, mesmo com o crescimento de pessoas interessadas, ainda é comum surgirem algumas dúvidas relacionadas ao conceito e aos alimentos que fazem parte de uma alimentação vegana. 

Continue a leitura para entender melhor essa tendência e descobrir os benefícios de mudar os seus hábitos alimentares!

O que é uma dieta vegana? 

Enquanto o veganismo é um conceito mais amplo, que envolve não consumir, nem participar de atividades que envolvam qualquer forma de exploração animal, a dieta vegana diz respeito apenas à alimentação, que deve ser 100% baseada em vegetais.

O que isso significa? Que as pessoas que adotam essa dieta não consomem nenhum alimento de origem animal, como carnes, leites, ovos, queijos e mel. 

A alimentação vegana é composta basicamente por grãos, cereais, leguminosas, oleaginosas, gorduras vegetais, frutas e legumes e, quando realizada de forma equilibrada e diversificada, oferece todos os nutrientes necessários para uma vida mais saudável.

E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser extremamente variada, rica em sabores, texturas e combinações deliciosas!

É importante também diferenciar as dietas vegana e vegetariana, já que, apesar de ambas excluírem as carnes, a segunda inclui outros ingredientes de origem animal.

Quais são os principais benefícios?

Confira as principais vantagens que você pode experimentar ao adotar uma dieta vegana!

Auxilia na prevenção de doenças cardíacas

Por geralmente ter baixos níveis de colesterol, gorduras saturadas e até mesmo sódio, a dieta vegana é uma excelente aliada no combate e prevenção de doenças cardíacas.

Por isso, quando combinada a outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos, acompanhamento médico frequente, baixo ou nenhum uso de cigarros e bebidas alcoólicas, uma alimentação vegetal equilibrada pode, sim, ajudar a evitar problemas cardiovasculares.

Diminui os riscos de surgimento de câncer

Apesar de não ser o único fator relacionado ao aparecimento de câncer, a alimentação é um fator importante na prevenção. 

A eliminação dos ingredientes de origem animal da dieta e o consequente aumento da ingestão de legumes, verduras e frutas contribuem para a redução dos riscos e para uma vida mais saudável de forma geral.

Reduz os índices de açúcar no sangue

Também há estudos que apontam que uma dieta vegana tem impactos positivos na redução dos níveis de açúcar no sangue, sendo, inclusive, uma aliada na prevenção e tratamento de diabetes.

Para isso, é importante ter acompanhamento nutricional adequado para equilibrar também o consumo de proteínas, carboidratos e alimentos com alto índice glicêmico.

Ajuda a diversificar e aumentar a ingestão de nutrientes

Um dos passos mais importantes para quem quer adotar uma dieta vegana é a inclusão de novos alimentos, não somente a exclusão dos ingredientes de origem animal.

Aumentar a variedade de alimentos ajuda a deixar a dieta mais saborosa e atrativa, mas, principalmente, a diversificar os nutrientes e garantir uma alimentação completa e saudável. 

Contar com um planejamento alimentar semanal ou até mesmo mensal pode ajudar bastante. Assim, você saberá o que precisa ter na despensa para preparar as suas refeições e comprar o que precisa para manter a nova dieta.

Agrega maior conhecimento sobre a produção de alimentos

Como a maioria das pessoas não foi criada em uma família vegetariana ou vegana, a transição para uma dieta vegetal costuma ser um processo de muitas pesquisas e descobertas.

Primeiro, para saber o que faz parte desse tipo de alimentação e o que não está incluído, mas também para entender as melhores combinações, receitas e alimentos que devem ser consumidos para ter mais qualidade de vida e ingerir todos os nutrientes e vitaminas necessários.

Isso nos aproxima dos alimentos e aumenta nosso conhecimento sobre os processos de produção e o que está por trás de cada ingrediente que colocamos no prato. Você começa a entender as relações entre alimentação, saúde e sustentabilidade, e a compreender melhor as consequências do nosso atual sistema alimentar para o meio ambiente, os animais e as pessoas.

Como adotar uma dieta vegana?

Agora que você já sabe que adotar uma dieta vegana tem vários benefícios para a sua saúde, que tal descobrir como começar a transformar a sua alimentação? Confira algumas dicas!

Descubra quais alimentos estão incluídos nesta dieta

Como falamos anteriormente, uma dieta vegana é baseada somente em alimentos de origem vegetal. Portanto, produtos de origem animal não estão incluídos.

Os leites e, consequentemente, queijos e iogurtes, podem ser substituídos por versões vegetais, feitas de castanhas, coco, inhame ou aveia, por exemplo.

Já as carnes não precisam ser substituídas por carnes veganas industrializadas, sabia? Pessoas que seguem uma dieta vegana consomem suas proteínas principalmente através das leguminosas, grupo que inclui os diferentes tipos de feijão, grão-de-bico, ervilha, soja e lentilhas.

Além disso, inclua também uma variedade de:

  • grãos, principalmente integrais, como arroz, aveia, trigo e quinoa;
  • sementes (de abóbora, girassol, gergelim, linhaça e chia, por exemplo);
  • oleaginosas: como castanhas e nozes.

Aumente o consumo de frutas e vegetais

Aumentar a ingestão de frutas, verduras, tubérculos e legumes é crucial para quem quer adotar uma dieta vegana saudável, completa e nutritiva.

Por isso, busque novas formas de consumir esses alimentos, como em sucos, receitas criativas, vitaminas e pratos diferentes dos que você costuma preparar, com outros temperos, ervas e formas de preparo. 

Assim, você começa a conhecer novos sabores e também a descobrir como deixar os vegetais ainda mais gostosos e adequados ao seu paladar e rotina.

Aprenda com quem realiza a dieta no dia a dia

Todas as mudanças de hábitos exigem um esforço maior no início, até nos acostumarmos à nova realidade e termos conhecimento suficiente para escolher o que queremos adotar e o que não faz sentido para a nossa realidade.

A transição para uma dieta vegana não é diferente. Diante disso, é importante buscar informações confiáveis, contar com o apoio de profissionais da área de Nutrição e manter a curiosidade sempre alimentada com novos estudos, receitas e possibilidades.

Para fazer isso com segurança e garantia de que está consumindo um conteúdo atualizado e fundamentado, busque referências no assunto e aprenda com quem é especialista em alimentação vegetariana e vegana.

Os cursos online são boas fontes de conteúdo, principalmente por serem práticos, acessíveis e permitirem bastante flexibilidade para quem quer aprender. Se é isso que você procura, reforçamos que escolher materiais de qualidade é fundamental.

E para saber mais sobre como você pode transformar a sua alimentação e ter uma relação ainda mais saudável com a comida, confira também nosso conteúdo completo sobre educação alimentar! 

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.