Escritório em casa: 8 dicas para tornar o home office mais confortável

Você trabalha de casa e quer deixar seu home office mais confortável? Confira 8 dicas para montar um escritório em casa perfeito.

Trabalhar de casa já é uma realidade comum para muita gente. E apesar das vantagens tentadoras de poder ter mais conforto e liberdade de ficar onde quiser, montar um escritório em casa é essencial!

Querendo ou não, o ambiente de trabalho precisa ser um local que ajude o profissional a se concentrar e que seja adequado para a saúde dele.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas para você montar um escritório em casa. Não somente para organizar um espaço bonito e com a sua cara, mas também que contribua com seu desempenho e que tenha muito conforto.

Vem conferir!

Dicas para montar seu escritório em casa

Veja quais são nossas 8 dicas para transformar um espaço em sua casa em um escritório perfeito para o home office:

1. Escolha o espaço ideal

Escolher o espaço ideal é uma etapa estratégica para garantir que você não terá incômodos, nem distrações, enquanto estiver trabalhando.

Se você não tiver um quarto específico para transformá-lo em escritório, procure um local da casa tranquilo. Algumas sugestões são: um cantinho do seu próprio quarto, varanda ou debaixo de escadas.

Evite trabalhar na sala ou na mesa de jantar pois é importante separar o espaço de trabalho do espaço de lazer. Como quem trabalha em casa passa muitas horas no mesmo local, essa divisão é necessária para você poder relaxar após trabalhar.

2. Defina os móveis e itens indispensáveis

Você não vai precisar de muitos móveis para montar um escritório ideal. O mais importante é a mesa ou escrivaninha na altura certa e uma cadeira própria de escritório, que seja confortável.

Na hora de escolher a mesa, avalie se você precisa de espaço para armazenar materiais de trabalho. Caso precise, existem opções de mesas que já vêm com gavetas e espaços de armazenamento.

escritório em casa - imagem de uma escrivaninha em formato de L com uma luminária e um notebook

Fonte: Pinterest

Se o espaço que você escolheu não tem boa iluminação, pense também que pode ser necessário comprar uma luminária.

Outros itens que podem ser necessários são: suporte de laptop, apoio para os pés e organizadores.

3. Aposte em organizadores

Como comentamos na dica anterior, se você precisar organizar seus materiais de trabalho, pense em como fará isso. Será que somente as gavetas da mesa serão suficientes?

Pode ser que prateleiras e caixas sejam mais eficientes para você visualizar os materiais. Dependendo da quantidade, um armário pode ser a melhor solução.

Para não deixar nada espalhado na mesa, conte com cestos e porta canetas também.

escritório em casa - imagem de uma mesa escrivaninha com duas prateleiras de cada lado e objetivos organizados nas prateleiras

Antes de ir às compras, faça uma lista e um projeto para não esquecer de nada e conseguir montar o escritório completo com mais facilidade.

Lembre-se que um espaço organizado é um dos principais fatores que contribuem para a concentração e a produtividade!

4. Pense na sua ergonomia

A ergonomia diz respeito à adaptação do escritório para prevenir problemas à saúde e facilitar a rotina de trabalho home office.

Para obter um posto de trabalho ergonômico, a mesa precisa ter uma altura de aproximadamente 72 a 75 cm, que fique logo abaixo da altura do cotovelo.

O monitor do computador precisa estar alinhado à altura dos olhos.

A cadeira precisa ter encosto e braços e ser ajustável, para que o profissional escolha a altura adequada para apoiar os pés no chão.

Se não for possível apoiá-los no chão, a melhor solução é providenciar um apoio para os pés.

escritório em casa - ilustração de uma mulher sentada à uma escrivaninha com indicações e sugestões para manter a ergonomia no home office

Fonte: Atec

5. Garanta que o espaço tenha iluminação adequada

A iluminação também é muito importante para o bom desempenho no trabalho. Por isso, se possível, escolha um espaço que tenha boa iluminação natural.

Não há nada mais agradável do que a luz do dia. Além disso, essa é uma ótima maneira de economizar em eletricidade.

No entanto, caso não seja possível para você trabalhar em um ambiente com luz natural, ou se seu horário de trabalho é mais na parte da noite, invista em iluminação artificial adequada.

O ideal é que a luz venha de cima e aponte diretamente para a área de trabalho. Portanto, use luminárias de mesa altas e com a tonalidade de luz amarela neutra para não incomodar as vistas.

escritório em casa - imagem de uma escrivaninha com um notebook e, ao lado do aparelho, uma luminária apontando para cima da área de trabalho

6. Personalize o escritório

Uma das melhores coisas de trabalhar em casa é que você pode montar seu escritório do seu jeito.

Então, aproveite essa oportunidade para deixar seu cantinho aconchegante, confortável e com sua identidade.

Personalize seu escritório com itens de decoração e com cores que te agradam. Aposte em quadros, flores, plantas e objetos. Mas cuidado para não deixar o ambiente sobrecarregado, nem com muitas distrações.

Para quem faz muitas reuniões ou grava vídeos, optar por criar um cenário na parte de trás pode ser muito benéfico. Nesse caso, a criatividade não tem limites, use e abuse para criar um lindo ambiente!

escritório em casa - imagem de um home office com paredes pintadas de preto e quatro quadros dispostos na parede ilustrando um exemplo de decoração e personalização do escritório em casa

7. Coloque algumas plantas

Já falamos sobre usar plantas para a decoração, mas queríamos dar um foco especial a elas pois são super importantes para tornar o trabalho mais leve.

Além de deixarem seu escritório em casa mais bonito, ter plantas possibilita maior bem estar e produtividade.

De acordo com uma pesquisa da Nasa, existe uma série de plantas que purificam o ar, deixando seu ambiente mais agradável!

escritório em casa - imagem de uma escrivaninha de trabalho com diversos vasos de plantas

8. Crie uma rotina para aproveitar o escritório!

Por fim, de nada adianta ter um escritório lindo, confortável e ergonômico em casa se você não tem uma rotina para utilizá-lo adequadamente.

Falamos muito sobre a importância de otimizar o local de trabalho para aumentar a produtividade e o bem-estar. Mas para que isso realmente funcione, a rotina é parte importante no home office.

Portanto, comece a semana organizando suas tarefas. Separe o horário de trabalhar, o de cuidar da casa e o de descansar.

Identifique seu momento de maior produtividade para defini-lo como seu horário de trabalho!

Afinal, não é só porque trabalhar em casa permite maior flexibilidade que seu dia a dia pode ser todo desregulado. Organização é a chave para que tudo funcione muito bem, inclusive a qualidade do seu trabalho.

E aí, gostou dessas dicas?

Veja mais dicas para trabalhar em casa em nosso post sobre trabalho home office!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.