Estudar à distância: 9 dicas valiosas para estudar pela internet

Sente que o estudo remoto não está rendendo? Confira nossas dicas para estudar pela internet e aproveitar o máximo do conteúdo.

blogAprenda_estudar-em-casa

Estudar em casa ainda está sendo um grande desafio para você? Saiba que é possível mudar completamente essa situação com poucos passos. O segredo está na disciplina!

O ensino online é uma tendência que será cada vez mais explorada pelas instituições de ensino, professores de cursos livres e alunos — independentemente do tipo de conhecimento buscado.

Seja para um curso de graduação ou para aprender aquela nova habilidade que você tanto deseja com os chamados cursos livres, ter um espaço adequado e implementar algumas regras podem transformar completamente seu rendimento.

Está curiosos para ver como estudar pela internet pode ser sim uma grande vantagem? Continue lendo!

As vantagens de estudar à distância

Não precisar enfrentar o trânsito é uma das primeiras vantagens que vêm à mente quando o assunto é estudar à distância. 

Evitar horas de deslocamento e ter que dar apenas alguns passos do quarto para o ambiente de estudo já é uma excelente motivação!

Mas, além disso, as aulas virtuais têm os seguintes benefícios como:

  • Mais dinamismo: as aulas podem explorar recursos variados, como transmissão de vídeos, compartilhamento de links e interações com formatos variados de conteúdo;
  • Horário flexível: você pode escolher o horário melhor e mais produtivo para assistir aulas e se dedicar aos estudos;
  • Acesso a cursos de locais variados: não há barreiras geográficas para estudar em casa! Por não ter que se deslocar, você pode fazer cursos ensinados por pessoas de qualquer região do Brasil ou até mesmo do mundo.

Como estudar à distância?

Assim como nas aulas presenciais, é fundamental ter regularidade para ter qualidade nos estudos para ter bons resultados.

Afinal, você se distrai muito mais facilmente estando em casa. Aí não tem jeito: nenhum estudo rende dessa forma.

Mas, basta fazer algumas mudanças no espaço e no seu dia a dia e dar as boas-vindas ao conhecimento!

1. Reserve um espaço para estudar

Por mais que seja muito atrativo abrir o computador em cima da cama e começar a estudar ali mesmo, ter um espaço fixo e adequado ajuda bastante na concentração.

Ao estudar todos os dias em um mesmo local que seja arejado, silencioso e confortável, você ensina para o seu corpo que, ao chegar ali, está na hora de se concentrar. 

Escolha uma mesa com tamanho adequado e uma cadeira confortável. Assim, você evita dores no corpo e consegue manter a atenção por mais tempo.

Lembre-se de também deixar os materiais necessários organizados e em um local de fácil acesso. 

Não ter que se deslocar toda vez que precisar de alguma coisa é uma boa forma de evitar distrações. Por fim, escolha o cômodo mais tranquilo da casa para conseguir focar no que precisa.

2. Crie um cronograma de estudos

Pense em todas as aulas presenciais que você já frequentou. Elas sempre seguem um cronograma, certo? 

Essa organização não é à toa. É muito importante também incorporá-la ao estudar pela internet.

Quando você define o que vai estudar em cada dia ou semana, por exemplo, é mais fácil pegar o ritmo e evitar procrastinações.

Se você já passou horas escolhendo o que assistir na Netflix, já sabe a importância de ter um planejamento para não perder tempo navegando pelas opções. 

Com os estudos não é diferente!

3. Estabeleça horários fixos

Depois de montar o seu cronograma, você vai conseguir entender muito melhor quantas horas vai precisar se dedicar por dia para concluir os estudos.

Agora é a hora de encaixar as aulas em casa na sua rotina e estabelecer horários fixos para se dedicar!

Ter um momento reservado ajuda o seu organismo se acostumar e também para você conseguir conciliar com os outros compromissos na agenda. Acredite: ter uma rotina é extremamente essencial.

Mesmo que você apenas se comprometa a estudar 1 hora por dia, mas não define o horário, é mais fácil postergar os estudos e acabar deixando para depois.

4. Faça anotações

Durante as aulas ou estudos, anote o que achar mais relevante e também os pontos que geraram mais dúvidas.

Assim, você consegue registrar melhor o conhecimento transmitido.

Aqui a organização também é essencial! Nada de registrar cada dia em um caderno diferente ou deixar tudo espalhado em blocos de notas. 

Para conseguir revisar todo o conteúdo das aulas e absorver o máximo de conhecimento, separe um caderno ou uma pasta específica no seu computador para deixar todos os registros organizados e juntos. 

É comum menosprezar essas anotações e confiar apenas no nosso cérebro. Mas, no meio de tanta informação que acessamos todos os dias, é bem mais fácil dar uma ajudinha para ele e já deixar tudo registrado para não perder nada importante.

5. Crie metas (realistas!)

As metas ajudam a dar aquela motivação necessária para concluir as tarefas. 

Elas ajudam a mostrar que você está evoluindo e ainda facilitam a identificação do que precisa ser feito para chegar onde você quer.

Estudar muitas horas seguidas por dia pode fazer sentido para algumas pessoas, mas, antes de definir uma meta, é importante se perguntar se ela realmente se encaixa no seu dia a dia.

Por isso, antes de traçar algo inatingível, pense na sua rotina, no que é possível e, principalmente, no que é sustentável para você.

É melhor criar metas realistas que serão cumpridas, do que elaborar metas mirabolantes, e se frustrar ao não conseguir cumpri-las.

As suas metas podem ser diárias, semanais ou até mensais. Podem ser de horas de estudo por dia ou matérias que devem ser completadas a cada período, por exemplo. 

6. Fique longe de distrações

Em casa, as chances de se distrair com outras coisas aumentam bastante, o que exige muita disciplina e organização.

Evite deixar a TV ligada ou acessar o celular o tempo todo e, se possível, mantenha o aparelho longe de você durante os estudos.

Um minutinho para checar uma mensagem pode se tornar vários longos minutos de distração nas redes sociais.

Além disso, é importante organizar a rotina familiar ou com as outras pessoas que moram com você para que todos saibam quais são os horários em que você estará indisponível. Assim você evita conversas no meio dos estudos e consegue se concentrar.

7. Mantenha a organização das tarefas

Estudar em casa oferece autonomia e flexibilidade. Mas, principalmente para quem ainda não se acostumou, ter toda essa liberdade pode dificultar a organização das tarefas.

Uma boa forma de evitar isso é listando diariamente tudo o que precisa ser feito: tarefas, leituras, revisões, exercícios… 

Anote tudo para conseguir visualizar melhor o que precisa fazer e não se esquecer de nada!

8. Reserve períodos de descanso

Não é só porque você está estudando em casa que não precisa de pausas para descansar, hein? 

É importante estipular alguns minutos de descanso entre cada período de estudo para alongar o corpo, descansar os olhos e renovar as energias. 

Aproveite esses momentos para lanchar, beber água e caminhar um pouco pela casa. 

Se preferir, você pode usar técnicas, como Pomodoro, que ajudam a gerenciar o tempo e aumentar a produtividade!

9. Cuide da parte técnica

Para não sofrer interrupções durante as aulas e correr o risco de perder algum conteúdo, certifique-se de que tem uma boa conexão com a internet e aparelhos adequados para os estudos.

Escolha um espaço que pegue bem o Wi-Fi ou conecte o computador ao roteador, e evite usar os dados do seu celular para que não acabem no meio do estudo.

Com o aumento de pessoas trabalhando e estudando em casa, nem sempre as operadoras conseguem fornecer um sinal estável e constante.

Mas com um bom plano de internet e tomando esses cuidados especiais, você tem menos chances de sofrer quedas e instabilidades.

Agora é só começar!

O espaço e a rotina estão organizados, as metas estão definidas e a conexão com internet está boa? Então você já pode começar a estudar em casa!

Com o tempo e a prática, você vai perceber o que funciona melhor para você e vai poder adaptar o dia a dia para ter ainda mais produtividade e qualidade nos estudos. 

O importante é se organizar e começar logo a usufruir das vantagens de estudar à distância para adquirir ainda mais conhecimentos e habilidades!

Agora, está convencido de que estudar em casa é mais fácil do que você imaginava? É hora de colocar essas dicas em prática aprendendo algo novo ainda hoje. Confira todos nossos cursos disponíveis!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.