Como ser fluente em inglês: 9 dicas para melhorar o seu inglês

Ser fluente em inglês exige dedicação, mas pode ser muito mais fácil se você incorporar os estudos ao dia a dia. Descubra como!

fluente em inglês - mulher com fones de ouvido escrevendo em uma folha e olhando para a tela do notebook

Ser fluente em inglês pode abrir portas profissionais, além de facilitar bastante o consumo de muitos conteúdos de entretenimento e educação. 

E quem quer fazer viagens internacionais também pode se beneficiar bastante da fluência! 

Já imaginou conseguir conversar com nativos, pedir o que quiser em restaurantes e lojas, entender placas, jornais e o que mais aparecer durante os seus passeios?

Por isso, se comunicar no idioma é o objetivo de cada vez mais pessoas. Se você é uma delas, veja o que precisa fazer para melhorar o seu inglês e se tornar fluente!

O que significa ser fluente em inglês?

Ser fluente não só em inglês, mas em qualquer idioma, significa conseguir se comunicar e se expressar de forma clara e natural. 

Isso não significa que pessoas fluentes não possam cometer erros. Afinal, não conseguimos essa perfeição nem mesmo ao falar a nossa própria língua, não é?

O objetivo não é não ter dúvidas, nunca errar e falar um inglês incorrigível do ponto de vista gramatical. A fluência consiste, principalmente, na capacidade de dominar uma língua o suficiente para ler, escrever, ouvir e falar com facilidade e de maneira fluida.

Claro que se o objetivo for estudar ou trabalhar em um país de língua inglesa, o conhecimento e a fluência no idioma devem ser bem mais aprofundados. 

Mas essa proximidade com a língua geralmente se conquista com a prática e o contato diário com nativos e situações rotineiras. 

Assim, dá para absorver expressões regionais, começar a desenvolver uma escuta mais afiada e se sentir cada vez mais confiante para se expressar.

Quanto tempo leva para alcançar a fluência em inglês?

Aprender um novo idioma, assim como praticamente toda nova habilidade, é algo muito subjetivo. 

O tempo para alcançar a fluência depende bastante do período que será dedicado aos estudos e à prática, da facilidade da pessoa para aprender novos idiomas e do conhecimento prévio sobre a língua.

O que dá para ter certeza é que, quanto mais você praticar e se dedicar, mais rápido vai notar melhoras significativas no seu nível de inglês. 

É isso, não tem segredo: o aprendizado sempre depende dos nossos esforços e do tempo que disponibilizamos para ele.

9 dicas para ser fluente em inglês com mais facilidade

Para conseguir incorporar a prática no seu dia a dia, separamos 9 dicas que facilitam bastante e podem contribuir para você alcançar a tão desejada fluência. Confira!

1. Mantenha-se imerso no idioma

Comece incluindo o inglês na sua rotina o máximo possível.

Se conhece pessoas fluentes ou nativas, que tal conversar com elas em inglês?

Outra possibilidade é colocar o seu computador e celular também no idioma, acompanhar as notícias de países de língua inglesa para conhecer novos termos e ler bastante. 

Livros, conteúdos online, revistas… tudo é fonte de informação e conhecimento!

O importante é se forçar a ter contato sempre que der no seu dia a dia para se acostumar e aprender coisas novas sem nem perceber.

2. Repita o que ouve

Uma boa forma de treinar a fala e a escuta é a repetição.

Você pode fazer isso com qualquer tipo de conteúdo que tenha áudio. Basta escutar o que está sendo dito, depois repetir tentando assimilar a pronúncia, o ritmo e o encadeamento das palavras. 

Repita algumas vezes para memorizar e deixar a fala ainda mais natural.

Esse exercício ajuda a identificar pontos de melhoria, além de ser excelente para aumentar o seu vocabulário. Se possível, grave o exercício para se ouvir e reparar o que pode ser melhorado.

3. Use músicas, filmes e séries para aprender

O inglês está em praticamente tudo o que assistimos e ouvimos. Então, por que não aproveitar isso para aprender?

Ao escutar suas músicas preferidas, preste atenção à letra e tente entender tudo o que está sendo dito. Se for necessário, busque a tradução para acompanhar e melhorar a compreensão.

Comece com músicas mais fáceis e vá dificultando. Tente também diversificar os estilos e cantores para ter contato com sotaques e expressões diferentes.

Os filmes e séries também podem ser ótimos professores! Assista a programas em inglês com legendas também no idioma para treinar escuta e leitura ao mesmo tempo. 

Acompanhar a legenda enquanto escuta ajuda a captar palavras que você não conhecia ou teve dificuldade para entender na fala dos personagens. 

Quando sentir que está fácil demais, abandone as legendas de vez e foque no áudio! 

Lembre-se de que, caso tenha dúvidas, sempre dá para pausar, pesquisar e retomar a atividade.

4. Aprenda com seus erros

Se você não errar durante a sua prática, pode desconfiar: provavelmente não está se desafiando o suficiente.

O processo de aprendizado precisa dos erros para acontecer. Mas não é para errar e se martirizar por isso ou deixar para lá. 

Use os erros para aprender cada vez mais. Entenda o que causou aquele erro: falta de prática? Dúvida sobre a regra? Desatenção?

Pensar na causa ajuda a identificar o que precisa ser mais praticado e estudado para evitar que os erros se repitam.

5. Aprenda se divertindo

Aprender sempre nos exige muito, mas o processo pode ficar muito melhor se aproveitarmos para nos divertir.

Lembra da dica das músicas, séries e filmes? Essa é uma ótima oportunidade de aprender enquanto consome conteúdos que você gosta. 

O objetivo não é transformar os momentos de lazer em algo chato, mas sim aprender de um jeito gostoso e divertido.

Você também pode buscar jogos e videogames em inglês ou combinar de treinar com amigos em conversas descontraídas. O importante é encontrar prazer para deixar os estudos mais leves.

6. Perca a vergonha e converse em inglês!

Ter vergonha de praticar é, muitas vezes, o maior impeditivo para ser fluente em inglês!

Como você vai aprender, ver o que precisa melhorar e ter uma experiência mais natural com a língua se não consegue colocar em prática tudo o que já sabe?

Deixe a vergonha de lado e converse com as pessoas! Lembre-se de que ninguém é obrigado a saber nada, muito menos uma língua estrangeira.

Se no início for muito difícil fazer isso com quem já conhece, existem outras possibilidades.

Você pode entrar em grupos virtuais de discussão de assuntos aleatórios ou até mesmo focados em conversação usando o idioma, ou buscar nativos que queiram praticar português e fazer uma troca, por exemplo.

Encontre uma maneira mais confortável e comece a se comunicar em inglês para perder os receios e se acostumar.

7. Não se preocupe com sotaque

A preocupação com o sotaque pode travar conversas e, muitas vezes, esse é o menor dos problemas durante uma comunicação em inglês.

Se no Brasil temos tantos sotaques diferentes, imagine no mundo!

É esperado que você tenha um jeito específico de falar dependendo da sua região. Você passou a vida inteira se comunicando dessa maneira e é natural soar diferente de quem foi educado em outro idioma, em outro país e em uma cultura também bem distinta.

Portanto, foque em conseguir pronunciar corretamente as palavras e se comunicar de um jeito claro, pois é isso que vai garantir que as pessoas entenderão o que você está dizendo.

8. Escute podcasts

Os podcasts estão realmente dominando o mercado, não é? E eles também podem ser bastante úteis para quem quer ser fluente em inglês.

Escolha programas em inglês  que sejam do seu interesse para treinar a escuta de um jeito prático.

O bom dos podcasts é que você consegue incluí-los na sua rotina, sem necessariamente ter que reservar um tempo só para isso. 

Aquela caminhada diária, o trajeto para o trabalho, o banho ou o momento de cozinhar uma refeição podem ficar ainda melhores com um podcast interessante.

Enquanto consome um conteúdo que gosta, você se informa, aprende coisas novas e ainda treina o inglês sem nem perceber. 

9. Faça cursos online de inglês

Contar com a ajuda de professores e especialistas facilita o processo e pode fazer você se tornar fluente em inglês ainda mais rápido!

Os cursos online são uma excelente alternativa para quem quer ter esse apoio sem precisar sair de casa e ainda com a vantagem de poder assistir às aulas no horário que quiser.

Aprender sozinho é possível, mas nem sempre é fácil dominar algumas regras mais complexas. Nos cursos, você descobre técnicas e dicas que não só facilitam o processo de aprendizagem, mas também dão mais segurança na hora de colocar o que aprendeu em prática.

Seguindo as nossas dicas e se dedicando aos estudos, você vai ver como ser fluente em inglês pode ser mais simples do que pensava! 

Não existe fórmula mágica, mas sempre há recursos que podem ser usados no dia a dia para não ter desculpa para não estudar e acabar desistindo dos seus objetivos.

Quer começar a praticar agora mesmo? Conheça os cursos de inglês disponíveis na Hotmart e prepare-se para ser fluente em um dos idiomas mais falados no mundo!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.