Fotógrafo profissional: como viver da paixão de fotografar?

Saiba como se tornar um fotógrafo profissional e descubra as principais áreas de atuação do mercado!

Fotógrafo profissional - uma mulher aprendendo skills de fotografia

Está pensando em virar um fotógrafo profissional, mas não sabe como começar? Fique ligado neste artigo!

A fotografia é mais que uma paixão artística. É uma profissão muito conceituada, com pessoas que exibem talento de sobra. Além disso, é uma área que pode ser bem lucrativa, dependendo do segmento em que o fotógrafo atua.

Inclusive, uma das vantagens da profissão é a sua amplitude. Um fotógrafo profissional pode se especializar em diversos ramos diferentes, explorando seu dom artístico para registrar imagens únicas.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre a carreira de fotógrafo profissional. Além de explicar o que um especialista da área faz, vamos listar formas de entrar nessa carreira de maneira bem-sucedida. Confira abaixo!

Quais as principais funções de um fotógrafo profissional?

Um fotógrafo profissional é uma pessoa que trabalha usando equipamentos fotográficos para registrar momentos, paisagens e pessoas por meio de imagens. Ele pode usar câmeras digitais ou analógicas, além de outros equipamentos complementares.

Na essência, o fotógrafo profissional é um artista. É uma pessoa com capacidade de registrar momentos de uma forma viva, que traz sua visão e criatividade para compor cenas com sua marca.

Portanto, não basta apenas ter o conhecimento técnico adquirido em cursos. Este passo, que vamos abordar abaixo, também é fundamental, mas, além disso, o fotógrafo profissional precisa ter noção estética, boa capacidade de comunicação e criatividade.

Deve ser uma pessoa com o olhar diferenciado, em todos os ambientes que frequenta. Assim, é possível registrar imagens que vão além da beleza, que carregam a personalidade e o estilo próprio do fotógrafo.

Como se tornar um fotógrafo profissional

Para iniciar na profissão, é preciso adquirir conhecimento técnico. É necessário aprender a manejar câmeras, analógicas e digitais, e desenvolver a habilidade de compor imagens e cenas.

Portanto, para desenvolver algumas habilidades, é necessário fazer um curso de fotografia completo, que traz disciplinas como: história da arte, linguagem cinematográfica, fotojornalismo, tratamento e edição de imagens, entre outras.

Além disso, é importante praticar muito, para testar diferentes estilos, enquadramentos e equipamentos. Um bom fotógrafo profissional é aquele que está sempre praticando e estudando para se reinventar.

Quais são os principais campos de atuação?

Um fotógrafo profissional pode atuar em diversos campos profissionais. À primeira vista, as pessoas costumam achar que a fotografia está ligada apenas ao registro de eventos, ou ao jornalismo. Porém, existem diversos caminhos diferentes.

É possível se especializar em áreas que fogem do lugar comum, e desafiam bastante o profissional. 

Muitos fotógrafos nem sequer tiram fotos de eventos, focando em uma atuação mais voltada para empresas e indústrias. Outros optam pelo foco em projetos sociais. Tudo vai depender dos gostos e da aptidão de cada um.

Conheça os principais campos de atuação para o fotógrafo profissional!

Fotografia de Produto

A fotografia de produto é uma das áreas mais interessantes da fotografia profissional, sendo extremamente popular no mercado.

Nessa área, o fotógrafo se especializa no registro de imagens de produtos variados. No mercado, essas fotos são chamadas Stills, por se tratarem de imagens de objetos parados.

A fotografia de produto é muito comum para profissionais do mercado da publicidade e do marketing.

Fotografia gastronômica

Essa é uma área em alta no mercado, mas que exige muita habilidade, até pela dificuldade. 

A fotografia gastronômica é o registro de imagens de alimentos, para divulgação artística ou comercial. É uma área que exige muita criatividade, já que os alimentos devem ser retratados de uma forma atrativa e elegante.

Em geral, profissionais dessa área são contratados por jornais, editoras, revistas e em alguns casos, até mesmo por restaurantes.

Fotojornalismo

O fotojornalismo é uma das áreas mais antigas da fotografia profissional, sendo também uma das mais prestigiadas.

Como o próprio nome já diz, é uma prática totalmente associada ao jornalismo, que consiste no registro de acontecimentos relevantes que repercutem na mídia.

Profissionais dessa área são contratados por jornais, revistas, portais, entre outros veículos e comunicação.

Fotografia Social

Por fim, temos a área da fotografia social, a mais conhecida pelas pessoas, de uma forma geral.

A fotografia social consiste no registro de eventos. Podem ser festas, casamentos, batizados e até mesmo eventos corporativos.

O profissional dessa área pode ser contratado por agências de fotografia, empresas de eventos, ou, ainda, trabalhar de forma independente e autônoma.

Quais as melhores formas de ingressar na profissão fotógrafo?

Fotógrafo profissional

Agora que você já sabe quais são as áreas mais comuns que um fotógrafo profissional pode atuar, é hora de descobrir as melhores formas de começar a trabalhar com isso, na prática.

Não é fácil ser um fotógrafo profissional. Além de ter dom, é preciso trabalhar arduamente para desenvolver novas técnicas, experimentar equipamentos diversos e encontrar um estilo que faça sentido para você.

É necessário estar disposto a aprender com erros e acertos, que vão surgindo naturalmente com a prática do dia a dia. Abaixo, listamos algumas medidas que podem te ajudar nesse processo!

Faça uma pasta com referências profissionais

Em primeiro lugar, um fotógrafo profissional precisa se interessar pelo mercado e pelo trabalho de outros fotógrafos. 

Portanto, é essencial ter referências de outros profissionais. Você pode fazer isso acompanhando ensaios, estudando técnicas e avaliando o que é bom em quem já está há mais tempo no mercado. 

Mas lembre-se: ter referências não significa copiar! Observar outros profissionais é apenas uma forma de construir o seu próprio estilo aprendendo com quem já entende do assunto.

Construa seu portfólio

Todo fotógrafo precisa ter um bom portfólio. Ele é o seu cartão de visitas. É a prova, para os clientes, que você é uma pessoa com experiência no mercado.

Portanto, na medida em que for conseguindo trabalhos, é importante montar um portfólio digital com suas melhores apresentações.

Também é importante ter trabalhos diferentes entre si, para mostrar que você é um profissional versátil.

Comece com trabalhos menores

Ao entrar em um mercado novo, a paciência se torna uma característica fundamental. Um fotógrafo iniciante precisa começar por baixo, com trabalhos de menor magnitude.

Comece a praticar fotografando eventos da família, ou dos amigos. Caso consiga algum trabalho mais profissional, priorize aqueles de pequeno porte, para adquirir experiência com uma certa segurança.

É importante dar um passo de cada vez, para evoluir de uma forma gradual e natural.

Aprenda sempre novas técnicas

A fotografia é uma área muito ampla. Por isso, um fotógrafo profissional deve evitar explorar apenas um nicho, ou uma técnica, mas sim testar coisas novas o tempo todo.

Um bom fotógrafo é aquele versátil, que consegue fotografar desde casamentos, até produtos e eventos jornalísticos. 

Por isso, é importante estudar novas técnicas o tempo todo. Testar novos olhares, equipamentos e formas de produzir imagens, para enriquecer o portfólio.

Esteja atualizado

Por fim, é importante que o fotógrafo esteja sempre atualizado com as novas práticas do mercado.

Novos equipamentos estão sempre surgindo, assim como estilos diferenciados, aplicados por jovens fotógrafos que estão chegando no mercado.

Existem diversos caminhos para se manter atualizado e aprender mais. Um deles é fazer cursos online. Diversos profissionais estão usando esse meio para divulgar conhecimento e ajudar quem está começando a aprender novos estilos.

Como vender fotografias na internet

Além de aprender a registrar imagens, o fotógrafo profissional também precisa saber vender bem o seu trabalho. 

O marketing é a alma de qualquer negócio e com a fotografia não é diferente. A internet é um ótimo espaço para vender fotografias, se você souber fazer a divulgação correta.

Saiba como vender fotografias na internet de um jeito fácil e eficiente!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.