Descubra o que é gestão de carreira e como começar a pensar nesse passo!

A gestão de carreira é o planejamento da trajetória profissional e a execução das ações necessárias para se desenvolver. Saiba mais!

Homem planejando a sua gestão de carreira

A gestão de carreira, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não é um processo linear, muito menos rígido e imutável. Este processo consiste em conduzir a própria trajetória profissional para alcançar os seus objetivos, mesmo que eles mudem ao longo do caminho.

E não é novidade para ninguém que estamos em um momento de muitas transformações no mercado de trabalho, certo? Nesses períodos de crise e mudança, é ainda mais importante ter atenção à carreira e se planejar.

Saiba como fazer essa gestão e tenha o controle sobre a sua carreira!

O que é gestão de carreira?

A gestão de carreira consiste em se planejar profissionalmente e realizar as ações necessárias para chegar onde se deseja.

Na maioria das vezes, profissionais com um emprego fixo fazem esse gerenciamento considerando a realidade das empresas em que atuam. 

Se a organização oferecer um plano de carreira bem definido, melhor ainda. Assim, é mais fácil entender o que deve ser feito para crescer na carreira e ocupar cargos cada vez mais estratégicos.

Mas não são apenas esses profissionais que precisam gerenciar suas carreiras, sabia? Empreendedores, freelancers e autônomos também se beneficiam bastante de ter uma estratégia para seus caminhos profissionais.

Somente com esse planejamento é possível se preparar para os desafios profissionais. Independentemente da área de atuação e formato de trabalho, é preciso desenvolver as habilidades e competências necessárias para dar os próximos passos.

Qual a importância de gerir a carreira?

Gerir a sua própria carreira é uma maneira de se tornar protagonista da vida profissional e estabelecer objetivos aliados aos seus valores e propósitos. Com um planejamento completo e de curto, médio e longo prazo, você se prepara para: 

  • entender as etapas necessárias para o cumprimento de cada meta;
  • fazer escolhas mais conscientes;
  • priorizar tarefas e atividades;
  • equilibrar vida profissional e pessoal;
  • crescer profissionalmente;
  • encarar desafios;
  • aproveitar as oportunidades e muito mais.

Lembrando que esse planejamento não significa traçar um plano fixo e nunca desviar do caminho ou escolher outras possibilidades. 

Muitas vezes, é exatamente esse planejamento que oferece o suporte necessário para as transições de carreira. 

Afinal, ao gerenciar a sua carreira, você terá mais clareza sobre os seus desejos e aspirações profissionais, e isso dará mais segurança durante a trajetória, mesmo que ela sofra algumas alterações com o tempo.

Quando começar a pensar nesse passo?

Qualquer pessoa pode fazer uma gestão de carreira, e não há um momento certo para começar. Entretanto, quanto antes, melhor.

Mesmo quem está na graduação ou ainda não teve a sua primeira oportunidade profissional pode começar a planejar e executar as ações necessárias para atingir seus objetivos.

Como esse gerenciamento é dinâmico, deve ser revisado periodicamente e reestruturado sempre que não estiver condizente com a realidade, devido ao amadurecimento profissional, mudanças na empresa ou até mesmo transições feitas espontaneamente.

Por isso, não tenha medo de começar a gerenciar a sua carreira mesmo se ainda não tiver muita certeza sobre o que virá a seguir. O importante é se preparar para guiar a sua vida profissional e não deixar escolhas importantes serem tomadas às pressas ou, pior ainda, ao acaso.

Como fazer uma gestão estratégica da sua carreira?

Gerenciar a própria carreira é essencial, mas esse processo precisa ser feito de uma forma estratégica para ter resultados positivos.

Para garantir isso, existem alguns passos importantes, que apresentaremos a seguir. Confira!

Tenha um objetivo

Comece definindo o que você quer, mesmo que inicialmente esse plano seja apenas a curto ou médio prazo.

Com um objetivo definido, é mais fácil dividir as etapas por metas menores e acompanhar cada uma delas.

Vamos supor que o seu intuito seja crescer na carreira na empresa em que atua no momento, até assumir um cargo de liderança.

Estipule esse objetivo principal e divida-o em metas menores e constantes para monitorar o seu desenvolvimento e saber exatamente o que precisa fazer para chegar onde gostaria, como cursos online, treinamentos, experiências, projetos etc.

Esteja aberto a feedbacks

Contar com a opinião de pessoas em quem você confia também é uma excelente maneira de gerenciar a carreira de forma mais consciente e produtiva. 

Por isso, demonstre abertura para receber feedback e, assim, entender melhor seus pontos fracos e fortes, saber onde precisa se desenvolver e também compreender certos aspectos do seu jeito de lidar com as situações a partir da perspectiva de outras pessoas. 

Ao mostrar que está disponível para críticas construtivas e elogios, você terá a oportunidade de usá-los a seu favor e impulsionar a sua carreira.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Profissionais que querem crescer na carreira precisam focar não só nas suas habilidades técnicas, mas também emocionais e sociais, conhecidas como soft skills. Por isso, desenvolver a inteligência emocional é parte fundamental do processo de gestão de carreira.

Para aprender com as suas próprias emoções, ter autoconhecimento e saber gerenciá-las de forma positiva, o primeiro e mais importante passo é buscar o autoconhecimento.

Observe:

  • como você lida com cada tipo de situação;
  • como se relaciona com as pessoas;
  • como gerencia as emoções negativas;
  • o que melhora a sua motivação;
  • o que está por trás das suas decisões etc.

Essas são apenas algumas reflexões necessárias para se autoconhecer e, assim, entender o que precisa ser feito para desenvolver a sua inteligência emocional e se tornar um profissional ainda mais adaptável, empático e produtivo.

Agarre novos desafios e propostas

Para crescer profissionalmente, desenvolver novas habilidades e acumular experiência, nada melhor do que agarrar as boas oportunidades que aparecem no meio do caminho, mesmo que inicialmente elas não estejam nos seus planos.

Por isso, sempre analise as propostas recebidas para identificar como elas podem contribuir para realizar as suas metas e, se necessário, reajuste os planos para poder assumir esses novos desafios.

Converse constantemente com o RH da sua empresa

Saber quais são os planos do RH para os colaboradores é importante para entender as possibilidades na empresa e planejar melhor a sua trajetória de trabalho, principalmente se tiver a intenção de continuar na organização.

Manifestar os seus interesses para o RH também é importante para que eles consigam auxiliar na sua jornada e apontar os melhores caminhos considerando o seu propósito. 

Muitas vezes, não enxergamos algumas oportunidades por fugirem um pouco da nossa realidade naquele momento. Mas, para alcançar os seus objetivos e dar o próximo passo na carreira, talvez seja necessário mudar de equipe, focar em outra área de atuação ou até mesmo buscar alguma especialização para desenvolver o que precisa. 

No entanto, ficamos tão focados nas nossas tarefas diárias, que nem sempre visualizamos essas outras possibilidades, não é?

Ao conversar com o RH, será mais fácil entender tudo o que você pode realizar dentro da empresa e como isso se encaixa no seu planejamento de carreira.

Continue se desenvolvendo para chegar onde deseja!

Fazer a gestão de carreira pessoal é um processo contínuo e com enorme potencial para impactar positivamente a sua vida profissional e possibilitar a realização de sonhos e planos.

Se você se preocupa em fazer esse gerenciamento de forma eficiente e tem ambições para a sua carreira, provavelmente já sabe a importância de investir em educação e aprendizado constante para se preparar para os desafios e continuar crescendo, certo?

E que tal investir em cursos online para desenvolver as habilidades técnicas e emocionais necessárias para o seu crescimento profissional? Na Hotmart você encontra vários cursos sobre Negócios e Carreiras para acelerar a sua carreira. Confira!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.