Gestor de tráfego pago: o que é e como começar nessa profissão?

Quer se tornar gestor de tráfego pago para trabalhar em uma das áreas mais promissoras do mercado? Veja o que fazer para começar!

homem trabalhando como gestor de tráfego pago e apresentando dados de anúncios em um notebook para uma mulher

Você tem interesse em aprimorar suas habilidades digitais e ingressar em uma das profissões consideradas mais promissoras para o futuro do mercado? Então, que tal ser gestor de tráfego pago?

Trabalhar nessa área é uma excelente oportunidade para quem quer seguir uma carreira no marketing digital. 

Você terá a oportunidade de usar seus conhecimentos para alavancar vendas e melhorar os resultados dos negócios em que atua! 

Tem interesse? Continue a leitura para saber mais sobre a carreira!

O que faz o gestor de tráfego pago?

Gestores de tráfego pago trabalham gerenciando a estratégia paga de marketing, desde a etapa de orçamento até a análise de resultados.

Estas são algumas de suas principais funções:

  • define o orçamento para que a empresa saiba quanto terá que investir em cada anúncio, campanha e plataforma;
  • indica a melhor estratégia: segmentação de público-alvo, onde investir e o tipo de anúncio que será rodado;
  • acompanha os resultados por meio de relatórios periódicos;
  • analisa as taxas de conversão;
  • identifica pontos de melhoria e implementa otimizações para melhorar os resultados.

A importância desse profissional para empresas e negócios

Muitas empresas têm receio de investir em tráfego pago e acabam deixando essa estratégia de lado, mas ela é muito importante, principalmente para quem precisa acelerar os resultados em campanhas específicas. 

Mas também não dá para fazer de qualquer jeito e esperar bons frutos. Por isso, o gestor de tráfego pago é tão relevante para os negócios. 

Esse é o profissional que vai conseguir otimizar o investimento e garantir que os objetivos sejam alcançados.

Sabemos que, no marketing, nem sempre é possível identificar de primeira a melhor estratégia para chegar até o público e conquistar a sua atenção. Sendo assim, a gestão de tráfego pago também não funciona como uma ciência exata. 

É preciso realizar testes contínuos para entender o que funciona melhor e o que pode ser aprimorado. 

Contudo, com um profissional capacitado e focado nessa estratégia, é muito mais fácil acertar. Ele saberá exatamente quais recursos precisam ser usados e quais caminhos devem ser seguidos para fortalecer cada ação.

Quais ferramentas são utilizadas no dia a dia?

Para fazer o seu trabalho, o gestor de tráfego pago conta com algumas ferramentas.

A definição das ferramentas usadas depende bastante do tipo de negócio e das metas, mas geralmente as que listamos a seguir são as mais usadas. Confira!

Google Ads

Precisa aparecer no topo da página quando o seu público pesquisar determinada palavra-chave no Google? O investimento em anúncios pagos pode ser o caminho mais rápido para isso.

O gestor de tráfego pago consegue identificar em quais palavras-chave é importante fortalecer a estratégia orgânica com anúncios e como fazer isso.

Por isso, se quer atuar na área é essencial conhecer a ferramenta de anúncios do Google e usá-la corretamente para conseguir o alcance necessário. 

Facebook e Instagram Ads

Já o Facebook Ads e o Instagram Ads são as plataformas das redes sociais voltadas para os negócios que querem anunciar seus produtos e serviços.

Você já estava rolando o feed ou assistindo stories e se deparou com o post patrocinado de alguma marca? É assim que a ferramenta oferece os anúncios pagos pelas empresas para os usuários. 

Mas isso não acontece de forma aleatória, já que o gestor de tráfego pago segmenta o público-alvo para que os anúncios cheguem somente às pessoas que podem realmente se interessar pela oferta.

Outras redes sociais, como Twitter, LinkedIn e Pinterest, também têm suas próprias plataformas de anúncios e que também devem ser dominadas pelo profissional de tráfego pago.

Taboola e outras ferramentas de performance

O Taboola é uma ferramenta de native ads (publicidade nativa), que aposta numa estratégia um pouco diferente das outras plataformas de anúncio.

Nesse caso, as marcas promovem conteúdos que, por mais que ofereçam serviços e produtos, usam uma linguagem menos publicitária. 

Isso faz com que, muitas vezes, o público nem perceba o conteúdo como um anúncio, aumentando o engajamento e evitando que as pessoas se sintam “atacadas” por uma propaganda não solicitada.

Esse tipo de anúncio é bastante usado em grandes portais de notícias e entretenimento, que recomendam conteúdos por meio de mensagens como “Você também pode gostar de…”. 

Lembrou de ter visto essa mensagem alguma vez? Pois é, provavelmente você se deparou com um anúncio feito pelo Taboola. 

Também é papel do gestor de tráfego pago conhecer essa e outras ferramentas para identificar quais são as mais indicadas para chegar até o público-alvo desejado.

Como se tornar um gestor de tráfego?

infográfico com informações sobre a profissão de gestor de tráfego pago

Dá para entender por que essa profissão está sendo cada vez mais importante para as empresas, né? Quem é que não quer fazer campanhas mais assertivas e investir bem o seu dinheiro?

Veja como se preparar para se tornar um profissional de tráfego pago e direcione a sua carreira para essa área que, pelo que tudo indica, seguirá em alta!

Estude as ferramentas a fundo

Você viu que o gestor de tráfego pago precisa lidar com muitas ferramentas, então, o primeiro passo é conhecê-las o máximo possível!

Veja como funcionam e estude também os dados entregues por cada uma delas. 

O profissional de tráfego pago acompanha as campanhas do início ao fim, então, não basta saber incluir anúncios. É fundamental também interpretá-los para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Procure conteúdos sobre ferramentas e sobre a área

Além de entrar nas ferramentas e fazer testes, busque sempre atualizar o seu conhecimento. 

O marketing digital é uma área em constante transformação, e não seria diferente com a área de tráfego pago.

É importante acompanhar as atualizações das ferramentas, as tendências e conhecer sempre mais recursos para saber o que pode ser implementado na estratégia que você está trabalhando.

E, apesar de ser fundamental se aprofundar nas ferramentas, não pare por aí. 

O gestor de tráfego pago não trabalha sozinho e, muitas vezes, precisa entender de outras áreas para saber como combinar as estratégias e potencializar os resultados.

Por isso, amplie os seus estudos para entender mais sobre outros assuntos, como tráfego orgânico, pois todos esses conhecimentos contribuirão para que você tenha cada vez mais segurança para escolher quais campanhas patrocinar.

Treine fazendo os anúncios

Antes de oferecer os seus serviços, treine bastante!

Somente assim você terá a experiência completa que consiste em:

  • definir onde e como anunciar;
  • elaborar e rodar o anúncio;
  • acompanhar os resultados;
  • interpretar os relatórios;
  • implementar melhorias;
  • apresentar os resultados.

Uma boa forma de testar é anunciando os seus próprios serviços! 

Assim, você treina o uso das ferramentas, entende melhor como funciona a profissão e ainda pode acabar conseguindo novos clientes.

Faça networking e aprenda com outros gestores de tráfego

Quer saber o que realmente funciona, quais são os principais desafios enfrentados na profissão, compartilhar dúvidas e somar conhecimentos? Invista em networking.

Conheça outros gestores de tráfego, presencial ou virtualmente, e aproveite para criar uma rede profissional. Isso é importante para trocar ideias, fazer parcerias e aprender com as experiências alheias.

Você pode seguir perfis de gestores mais reconhecidos no mercado, entrar em grupos nas redes sociais, acompanhar blogs e sites. 

O importante é encontrar outras pessoas da área que possam contribuir para a sua trajetória e, claro, para que você também possa ajudá-las quando começar a ter a sua própria experiência profissional como gestor de tráfego pago.

Aprenda com quem entende do assunto!

Os negócios estão tendo que ampliar suas presenças digitais, por isso, os profissionais com habilidades na área são cada vez mais valorizados e necessários. E o gestor de tráfego pago se encaixa aqui!

Já sabemos que não dá para apenas estar presente na internet, é preciso saber como fazer isso usando corretamente os recursos, analisando dados e implementando melhorias. 

Se você decidiu que quer seguir essa carreira, não perca tempo e comece logo os seus estudos! E, para intensificar o aprendizado, uma boa opção é recorrer a quem já tem bastante conhecimento e experiência na área.

Veja os cursos de tráfego pago disponíveis na Hotmart e dê o primeiro passo para se tornar o profissional que o mercado precisa!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.