Google Shopping: Como funciona? Aprenda a utilizar e anunciar no Shopping

ocê conhece o Google Shopping? Saiba tudo sobre essa plataforma que funciona como uma vitrine virtual de produtos na internet e aumente as vendas do seu negócio.

google shopping - imagem de uma mulher segurando um smartphone na horizontal com a logomarca Google Shopping na tela sobre fundo branco

O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos cadastrados no Google. O buscador exibe e compara anúncios e listagens gratuitas de produtos quando uma pesquisa é realizada.

Você provavelmente já deve ter notado que o Google tem uma aba específica do Shopping em seu site de buscas, não é mesmo?

É nela que aparecem os resultados mais relevantes de acordo com o termo pesquisado. Alguns resultados também são exibidos no canto direito da aba Todas.

O mais interessante desse recurso para vendedores e e-commerces é que é possível cadastrar produtos gratuitamente no Shopping desde outubro de 2020. Antigamente, era necessário pagar para exibir um produto na plataforma.

Uma oportunidade e tanto para fazer mais vendas, concorda?

Continue conosco e descubra tudo que você precisa para usar o Google Shopping e anunciar seus produtos gratuitamente! Além disso, vamos mostrar também como fazer campanhas pagas.

Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é um ótimo recurso para promover produtos de um e-commerce e até de lojas locais.

O anunciante precisa cadastrar seus produtos através do Google Merchant. Com os produtos listados de forma correta, eles já estarão disponíveis para serem exibidos quando um usuário fizer uma busca relacionada.

Na página do Shopping, os produtos exibidos no topo são os anúncios pagos. As listagens gratuitas aparecem logo abaixo e em ordem de relevância.

Ou seja, os critérios de ranqueamento são muito parecidos com os da busca comum. O algoritmo do Google se baseia nos dados fornecidos pelo anunciante, como palavras-chave e atributos do produto para exibir os resultados que melhor atenderem à busca do usuário.

Quais são os critérios para aparecer no Shopping?

Para que suas listagens entrem na vitrine do Google, é necessário seguir as Políticas e requisitos do Shopping

Para garantir uma experiência positiva e segura a seus usuários, a gigante da tecnologia proíbe, restringe e exige alguns requisitos básicos.

  • Conteúdo proibido: produtos falsificados, perigosos, que possibilitam comportamento desonesto, conteúdo inadequado ou hospedado em plataformas que não oferecem uma boa experiência ao usuário.
  • Práticas proibidas: abuso da rede de publicidade, coleta e uso irresponsável de dados e declarações falsas.
  • Conteúdo restrito (permitido, mas de forma limitada): conteúdo adulto, bebidas alcoólicas, conteúdo protegido por direitos autorais, conteúdo relacionado a jogos de azar, conteúdo relacionado à saúde, conteúdo político e marcas registradas.
  • Requisitos editoriais e técnicos: anúncios em conformidade com os altos padrões profissionais e editoriais do Google. Por exemplo, anúncios que não incluam link de destino enganoso ou inexistente, uso enigmático de palavras, entre outras práticas anti-éticas ou de má qualidade.

O descumprimento dessas regras pode levar ao bloqueio do anúncio e até a consequências mais graves em relação a sua conta.

Vantagens do Google Shopping

O Google é o maior buscador do mundo. Sendo assim, usar seus recursos para aumentar o alcance de seu negócio e fazer mais vendas é uma estratégia usada por diversos empreendedores no mundo inteiro.

E esse benefício se aplica ao Shopping majestosamente. Isso porque, como você já viu, é uma forma gratuita de exibir seus produtos e encontrar novos clientes.

Mas as vantagens vão muito além, com destaque para maior alcance e tráfego, segmentação e qualificação de leads, facilidade na criação e gerenciamento de anúncios pagos, relatórios eficientes e dados comparativos.

Maior alcance e tráfego

Se seus produtos forem relevantes, eles serão exibidos para a maioria das pessoas que buscarem por um termo relacionado a cada um deles.

Atualmente, são realizadas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no Google, imagina o impacto que isso pode gerar em seu negócio!

Mais gente irá encontrar seu anúncio, visitar seu site e, muito provavelmente, mais vendas serão geradas. Consequentemente, maior será o lucro!

Segmentação e qualificação de leads

O Google se preocupa muito com a experiência do usuário. E levar as pessoas certas até os produtos certos é uma das missões a qual a empresa se dedica para cumprir esse objetivo.

Isso depende também de quão bem detalhadas estão as informações dos seus produtos. Com esses dados, o Google consegue exibir o anúncio para as pessoas certas, que realmente estão interessadas no que você vende. 

Consequentemente, as chances do usuário clicar no anúncio e comprar o produto também aumentam significativamente, graças a essa segmentação avançada.

Ou seja, leads altamente qualificados para sua estratégia!

Facilidade na criação e gerenciamento de anúncios pagos

Se você optar por investir dinheiro para impulsionar os anúncios, quando for acessar o Google Ads para configurar sua campanha, não terá tanto trabalho. A sincronização de dados é automática entre ele e o Merchant Center.

Com isso, basta selecionar o grupo de produtos que você quer anunciar no Ads e definir os lances para ativar a campanha!

Relatórios eficientes e dados comparativos

Não há nada melhor para aprimorar suas estratégias do que contar com relatórios e dados de desempenho eficientes.

E isso o Google proporciona muito bem. Com um alto nível de detalhamento, os relatórios oferecem dados relevantes sobre o desempenho dos anúncios e dados comparativos do mercado.

Esses relatórios e dados são imprescindíveis para obter insights e identificar oportunidades de otimização.

Passo a passo para anunciar no Google Shopping

Siga os seguintes passos para se cadastrar no Google Merchant e importar produtos para exibição no Google Shopping:

1º- Faça login ou crie uma conta do Google pelo site: https://merchants.google.com/.

2º- Preencha suas informações comerciais.

3º- Importe as informações de seus produtos por meio de uma destas formas:

  1. sincronize o catálogo de uma plataforma de eCommerce;
  2. cadastre as informações direto no Merchant Center;
  3. utilize o formato de feed para catálogos extensos;
  4. utilize o Google Content API (esta opção é recomendada apenas para desenvolvedores).

4º- Certifique-se de preencher todos os dados necessários para que seus produtos tenham mais chance de aparecerem nos primeiros resultados de busca. Portanto, insira:

  • título completo;
  • ID único do item;
  • link da página de compra;
  • link da imagem de exibição;
  • descrição;
  • preço;
  • disponibilidade;
  • marca;
  • identificador, se tiver (GTIN, UPC, EAN, JAN ou ISBN)
  • categoria;
  • cor, se aplicável;
  • tamanho, se aplicável;
  • gênero, se aplicável;
  • e grupo de idade, se aplicável.

Veja a lista completa de dados e seus requisitos no artigo de Ajuda do Google Merchant Center.

5º- Salve e acompanhe os resultados das suas listagens gratuitas constantemente. Atualize os dados do catálogo sempre que necessário e otimize sempre que possível para melhorar o alcance.

Como criar uma campanha com o Google Ads?

Depois de configurar seus produtos no Merchant Center, fica muito fácil criar uma campanha do Google Shopping Ads. Veja o passo a passo:

1º- Acesse o Google Ads e faça login;

2º- Comece configurando uma campanha ou crie uma conta sem configurar campanha. Basta clicar em Alternar para o modo especialista.

E, depois, em Criar uma conta sem uma campanha.

3º- Volte ao Google Merchant Center para conectar sua conta do Google Ads. Clique em Visão geral no menu esquerdo > Conheça mais opções para crescer > Anúncios do Shopping e vincule sua conta do Ads.

4º- Volte ao Ads e atualize a página para aprovar a solicitação.

5º- Comece a criar a campanha para o Shopping, clicando em Nova campanha.

6º- Selecione a meta e, depois, em tipo de campanha, selecione Shopping.

7º- Termine de configurar os detalhes da campanha, como nome, país, filtro de inventário, lances, orçamento diário, prioridade de campanha, redes e outros.

8º- Clique em Salvar e continuar.

9º- Escolha entre: Anúncios do produto no Shopping (anúncios de produtos individuais – recomendado) ou Anúncios de demonstração no Shopping (produtos relacionados agrupados).

10º- Insira informações adicionais e clique em Salvar.

Pronto! Seu anúncio foi criado. Com isso, seus produtos serão exibidos no topo dos resultados do Google Shopping.

Agora, não há dúvidas dos benefícios e maravilhas que esse recurso pode fazer para suas vendas, não é mesmo? Aproveite!

Além do Google Shopping, existem também diversas outras maneiras de aumentar suas vendas online, não deixe de explorar todas as suas possibilidades.

Uma dessas maneiras é por meio do Facebook. Clique aqui e confira como usar o recurso próprio para comércio da rede social: o Facebook Marketplace!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.