13 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro em 2021

Quer gerar renda em 2021 com trabalhos manuais? Então confira 13 ideias de artesanato para você vender.

ideias de artesanato - mulher fazendo bijuterias

Você está querendo faturar uma renda extra em 2021? Uma das melhores formas é transformando seus hobbies e sua criatividade em trabalho. Existem várias ideias de artesanato em que você pode apostar para ganhar dinheiro este ano!

Além de ser uma atividade que você pode fazer nos horários vagos em casa, o artesanato faz muito sucesso. As pessoas adoram comprar itens personalizados para presentear e decorar suas casas!

Por isso, vamos te contar aqui o porquê apostar na venda de artesanato e ainda vamos te dar 13 ideias para começar. Veja a seguir!

Fazer artesanato para vender ainda é uma boa ideia?

O artesanato não sai de moda! A cada novo ano mais oportunidades surgem de vender produtos inovadores, sustentáveis e personalizados.

A tendência do consumo consciente e não industrializado vem crescendo, o que torna o mercado de artesanato muito atrativo para o público.

Sem contar que é uma atividade super prazerosa e até relaxante para quem produz.

Dessa forma, fica óbvio que fazer artesanato para vender ainda é uma boa ideia e provavelmente será por muito tempo.

Mas não é tão simples assim garantir que você terá lucro com artesanato. É claro que existem fatores que influenciam diretamente no sucesso do negócio, seja para garantir uma renda extra no final do mês ou para viver disso.

Apesar da matéria prima ser barata e muitas vezes até reutilizada, nem todo tipo de produto vai ter demanda suficiente para vender a um preço lucrativo.

É necessário escolher um segmento que tenha oportunidade de crescimento. Mas também é importante ser uma área que você sabe e domina. O produto final deve ter alta qualidade e ser relevante para o cliente para gerar vendas!

Saber divulgar e vender também é preciso! Afinal, é assim que qualquer outro empreendimento funciona. O artesanato em si pode até ser muito atrativo, mas o esforço do vendedor é o que vai levar o negócio além!

Ideias de artesanato para ganhar dinheiro

Agora que você já sabe que esse mercado vale a pena e o que é necessário para ter sucesso, veja 13 ideias de artesanato que separamos para você ganhar dinheiro este ano!

1. Tricô e crochê

Se você já tem experiência com crochê ou tricô, ou então deseja aprender, essa é uma das formas mais diversificadas de artesanato.

Dá para fazer de tudo, desde acessórios e roupas a itens de decoração. Veja alguns exemplos:

Brincos de crochê (Fonte: Pinterest)

Cachecol de tricô (Fonte: Pinterest)

Conjuntinho de crochê (Fonte: Pinterest)

Cestos de crochê (Fonte: Pinterest)

Os artesanatos de tricô e crochê têm um alto valor de mercado, portanto essas são algumas das opções mais lucrativas para você apostar!

2. Brinquedos para crianças

Os brinquedos artesanais despertam a criatividade das crianças e ajudam a fugir um pouco dos aparelhos eletrônicos.

Você pode produzir brinquedos de madeira, como estes:

Trenzinho de madeira com blocos para empilhar (Fonte: Pinterest)

Casinha de boneca de madeira (Fonte: Pinterest)

Ou bonecas de pano:

Fonte: Pinterest

Jogos educativos também são uma ótima opção:

Jogo da memória em feltro (Fonte: Pinterest)

3. Caixas de MDF decoradas

As caixas decoradas são um sucesso. O MDF pode se transformar em porta jóias, kit de costura, de maquiagem, caixas organizadoras… Não há limites para a imaginação!

Além de ser um artesanato simples de fazer, ele permite usar toda a sua criatividade para construir produtos personalizados de acordo com o seu gosto ou com o desejo do cliente.

É possível usar tinta, tecido e vários outros materiais para decorar as caixas. Veja alguns exemplos:

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

4. Sabonetes artesanais

Os sabonetes artesanais são muito rentáveis. Você pode criar sabonetes com diversos aromas, formatos e cores.

Mas deve-se ter cautela ao produzi-los, utilizando apenas ingredientes que não tenham risco para a pele dos consumidores.

Fonte: Pinterest

5. Artes com stencil

A Stencil Art ou, em português, Arte Estêncil, é uma técnica de pintura que utiliza moldes vazados com um desenho para criar quadros ou estampar roupas e objetos.

Não é necessário saber desenhar para fazer as artes, mas é importante estudar e treinar as técnicas.

Os resultados ficam incríveis e a venda dos produtos pode ser muito lucrativa!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

6. Produtos de cerâmica

O artesanato em cerâmica é muito procurado para decorações e utensílios domésticos, como pratos, xícaras e outros.

Para começar, você só precisa de argila, água e alguns equipamentos que, muitas vezes, você encontra em casa mesmo. E também, claro, muita criatividade e dedicação!

Além disso, você precisará de capacitação profissional para aprender as técnicas.

A história milenar desta arte confere tradição e cultura aos produtos de cerâmica caseiros. E é isso que torna esse artesanato tão bem valorizado no mercado.

É uma ótima aposta para ganhar uma grana este ano!

Conjunto de pratos e tigelas feitos com cerâmica artesanal (Fonte: Pinterest)

7. Cosméticos naturais

Existe uma grande diversidade de cosméticos que você pode fazer em casa para vender. Alguns exemplos são: hidratantes, desodorantes, shampoos, esfoliantes, entre outros.

Fonte: Pinterest

Assim como comentamos sobre os sabonetes, é necessário muita cautela para produzir cosméticos. A Anvisa estabelece algumas regras para a produção desses produtos. Portanto, fique de acordo com a regulamentação para evitar problemas.

Uma das vantagens de fazer esse tipo de artesanato é que, pelo fato de levar ingredientes naturais e ser produzido de forma caseira, ele é livre de crueldade animal e super sustentável.

Com cada vez mais pessoas aderindo ao veganismo e ao consumo consciente, a certeza é de que você terá um mercado com alta demanda!

8. Álbuns encadernados e personalizados

A encadernação artesanal de álbuns é uma ótima ideia de artesanato para você investir!

Além de ser muito simples de fazer, é uma atividade divertida e pode ser personalizada de acordo com o desejo do cliente.

A criatividade não tem limites nesse tipo de artesanato, você pode usar vários materiais para criar álbuns lindos e marcantes!

Fonte: Pinterest

9. Bordados

Qualquer item com um bordado fica ainda mais lindo. Por isso, esse tipo de artesanato passou de um hobbie de senhoras para uma moda em ascensão.

Seja em toalhas, roupas, acessórios, itens de decoração ou em quadrinhos, o bordado é uma arte simples e bonita! Além disso, a atividade ainda chega a ser quase terapêutica para quem gosta.

Quadrinho bordado (Fonte: Pinterest)

Calça com bordado (Fonte: Pinterest)

Não se preocupe se você ainda não sabe bordar, assim como o mercado cresce, os cursos profissionalizantes de bordado também estão bombando. Vale a pena apostar nessa oportunidade!

10. Garrafas personalizadas

Não jogue suas garrafas de vidro no lixo mais! Elas podem ser a fonte da sua renda este ano!

Decorar garrafas é uma ideia de artesanato para vender incrível e sustentável. Você pode fazer garrafas temáticas e personalizadas para cada cliente. Use e abuse da criatividade com tintas, tecidos e outros materiais.

Fonte: Pinterest

Como o material principal pode ser reciclado, o custo desse artesanato fica muito baixo, possibilitando alta lucratividade na venda!

11. Luminárias artesanais

As luminárias são produtos artesanais lindos para decoração. Muitas pessoas buscam por peças personalizadas e inovadoras!

Por isso, apostar nessa ideia pode ser uma ótima opção para você ganhar dinheiro!

Existem várias formas de fazer luminárias artesanais: com PVC, garrafas de vidro, barbante, palitos, lata de alumínio, enfim… O que a criatividade mandar!

Veja alguns exemplos:

Luminária de barbante (Fonte: Pinterest)

Luminária de PVC (Fonte: Pinterest)

Luminária de palitos (Fonte: Pinterest)

12. Arte com biscuit

Com biscuit, é possível fazer vários tipos de artesanato, como: bonecos, chaveiros, decoração de canecas, entre outros.

Você vai precisar da massa e de materiais de modelagem para começar. Deixe sua criatividade tomar o controle para criar lindas peças!

Vasinhos de biscuit (Fonte: Pinterest)

Caneca personalizada com biscuit (Fonte: Piterest)

13. Macramê

O Macramê é uma técnica de tecelagem a mão que é tendência atualmente. Afinal, é uma arte linda para decoração!

Você pode fazer peças decorativas, suporte de plantas, almofadas, bolsas, entre outros itens.

Suporte de plantas de Macramê (Fonte: Pinterest)

Painel de parede de Macramê (Fonte: Pinterest)

Essa é uma opção incrível para ganhar dinheiro com artesanato este ano. Aproveite!

E aí, gostou das ideias? Já escolheu em qual artesanato vai apostar?

Agora você já sabe que as possibilidades são inúmeras e os custos para começar são baixos neste mercado! E há grande chance de lucratividade, além de ter a flexibilidade de poder trabalhar em casa. Ou seja, vale muito a pena!

Determinação e criatividade são alguns dos pontos principais para começar a trabalhar com artesanato. Mas, além disso, é preciso aprender as técnicas para produzir peças de qualidade.

Então, não deixe de se especializar na área que escolher. Clique aqui e confira diversos cursos de artesanato para aprimorar suas habilidades!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.