15 livros de coaching para ajudar na carreira e vida pessoal

Descubra os livros de coaching para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

blogAprenda_livros-de-coaching

Quem quer se desenvolver pessoal e profissionalmente precisa estar sempre com os estudos em dia. E os livros de coaching são excelentes ferramentas para descobrir novas técnicas para traçar e alcançar os seus objetivos!

Coaching é um processo de autoconhecimento, que pode ser usado para melhorar seus relacionamentos, desenvolver habilidades, mudar de carreira, conquistar melhores resultados em provas e exames, entre outros. 

Independentemente do seu objetivo, é importante saber cada vez mais sobre quem é você, o que busca e como pode ter os resultados que tanto almeja.

Para ajudar, neste post elencamos 15 livros para você já começar a montar a sua biblioteca e se desenvolver!

15 livros de coaching para você ter sempre em mãos

Confira abaixo uma lista exclusiva preparada pelo Blog Aprenda:

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg 

Você tem hábitos que gostaria de mudar ou adquirir para ter mais qualidade de vida e produtividade? 

O livro “O Poder do Hábito” é exatamente sobre isso! 

Nele o autor mostra como os hábitos funcionam, além de compartilhar dicas e técnicas para quem tem interesse em transformá-los.

Charles Duhigg é o autor dessa obra, considerada best-seller mundial. Além de escritor, ele também trabalha para o jornal The New York Times.

2. Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck 

Provavelmente você já ouviu falar em mindset, certo?

No livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso” esse conceito será apresentado como algo que tem relação direta com as nossas conquistas, fracassos, formas de relacionar, trabalhar etc.

A autora é a psicóloga americana Carol S. Dweck, também professora de psicologia da Universidade de Stanford e especialista em personalidade.

De acordo com as ideias apresentadas em seu livro, o que determina o sucesso das pessoas é a atitude adotada diante das situações, ou seja, o tão famoso mindset.

3. Meditações – Marco Aurélio 

Esta indicação não é de nenhuma personalidade contemporânea, mas sim do imperador romano Marco Aurélio.

O livro é composto por anotações do imperador, feitas entre os anos de 170 e 180. Apesar de serem reflexões feitas há tanto tempo, ainda são extremamente atuais e relevantes para quem está em busca de autoconhecimento e desenvolvimento.

Se você já conhece e gosta da filosofia estóica, ou tem interesse em saber mais sobre essas ideias, já deixe o livro Meditações na sua cômoda.

4. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Você quer ser uma pessoa bem-sucedida financeiramente, mas não sabe muito bem como organizar as suas finanças e quais hábitos precisa adotar para melhorar a relação com o dinheiro?

No livro “Os segredos da mente milionária”, o americano T. Harv Eker compartilha algumas dicas que instigam uma mudança de modos de pensar e agir.

A ideia é realmente adotar uma mentalidade de riqueza para alcançar a independência financeira.

Apesar de ter uma proposta tão grandiosa, o livro é pequeno, fácil de ler e ainda tem alguns exercícios práticos.

5. O monge e o executivo – James C. Hunter 

Em “O monge e o executivo” você vai aprender sobre liderança ao acompanhar a história de um empresário que abandona a sua carreira para se tornar monge.

Por meio dos personagens, o autor James C. Hunter apresenta conceitos sobre liderança que podem ser aplicados não apenas na vida profissional, mas também em relacionamentos pessoais.

O livro é uma das obras mais conhecidas no Brasil no que diz respeito à liderança, e muitas pessoas recorrem aos seus ensinamentos para se desenvolverem.

6. Rápido e devagar – Daniel Kahneman 

O israelense Daniel Kahneman é professor de psicologia, especialista em economia comportamental e ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002.

Em seu livro “Rápido e devagar”, o autor mostra que o ser humano tem duas formas de pensar, como o próprio título já sugere.

A forma rápida, reativa e intuitiva, enquanto a devagar é mais racional e estruturada.

Com base nas pesquisas do autor e nessas duas maneiras de processar informações, o livro traz discussões e reflexões importantes sobre tomada de decisões. 

A obra é dividida em cinco partes e é uma contribuição significativa para quem quer saber mais sobre o funcionamento da mente humana e aprender a fazer escolhas mais acertadas.

7. Como convencer alguém em 90 segundos – Nicholas Boothman 

Você já deve ter percebido que os livros de coaching costumam trazer ensinamentos valiosos, que podem ser aplicados de maneira prática tanto no âmbito profissional quanto pessoal, certo?

E a obra de Nicholas Boothman cumpre exatamente essa função!

Com um título atrativo e promissor, o livro ajuda quem deseja se comunicar melhor, transmitir credibilidade e uma primeira impressão positiva e sólida.

Os ensinamentos de “Como convencer alguém em 90 segundos” vão ajudar você a se apresentar de maneira mais assertiva e criar relações cada vez mais produtivas, principalmente nos negócios.

8. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini 

Você já pensou em como seria incrível saber influenciar as pessoas e, ao mesmo tempo, conseguir identificar quando técnicas de manipulação estão sendo usadas com você?

Essa é a proposta do livro “As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar”, do psicólogo Robert B. Cialdini.

O autor reuniu seus estudos a pesquisas científicas sobre o assunto e criou essa obra, na qual apresenta as seis armas eficazes para a persuasão quando usadas adequadamente:

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Prova social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Apesar de ser um livro bastante indicado para quem trabalha com vendas, seu conteúdo pode ser aproveitado por praticamente todas as pessoas. 

9. 12 Regras para a vida – Jordan B. Peterson 

Em “12 regras para a vida”, o psicólogo Jordan B. Peterson compartilha princípios para uma vida mais significativa. 

O subtítulo em português não poderia ser mais convidativo: “um antídoto para o caos”. Quem é que não se interessaria?

Com regras que vão de “Costas eretas, ombros para trás” a “Acaricie um gato na rua”, o autor reúne o que aprendeu na vida pessoal e na prática clínica em uma abordagem leve e bem-humorada, mas com muitos ensinamentos.

10. Mude seus horários, mude sua vida – Suhas Kshirsagar 

Você já deve ter visto várias fórmulas para ter mais produtividade, dormir melhor, se estressar menos…

Pode ser bem frustrante tentar todas as ideias e não conseguir realmente ter mais qualidade de vida e energia. Mas e se você descobrisse uma maneira que realmente funciona?

A proposta deste livro é fazer com que os leitores consigam essas melhorias de vida usando o próprio relógio biológico!

Dr. Suhas Kshirsagar é médico ayurvédico, educador e o autor de “Mude seus horários, mude sua vida”. No livro, ele propõe uma sincronização das atividades ao ciclo natural de luz para termos mais saúde e energia.

11. O cavaleiro preso na armadura

Você sente que parte da sua identidade é sempre formada pelo trabalho? Não consegue desvincular o seu “eu” corporativo da pessoa que você nos fins de semana?

Um dos livros de coaching que aborda esse problema é o “Cavaleiro preso na armadura”, escrito por Robert Fisher. 

Ele conta a história de um cavaleiro que está sempre em busca do seu “eu” interior, mas que enfrenta um grande problema: ele não consegue sair da armadura, nem mesmo quando está fora de combate.

O livro é uma metáfora para quem, assim como o cavaleiro, tem dificuldade de separar o trabalho da vida pessoal. É uma obra que faz você se questionar: quem eu sou sem o meu crachá?

12. Triggers: Creating behavior that lasts

Uma mosca passa, o celular apita, o vizinho te chama. E aí, você perde o foco.

Esse tipo de distração é muito comum no ambiente de trabalho e tem prejudicado diversos profissionais, especialmente num contexto de regime remoto.

É sobre o enfrentamento desse problema que o livro “Triggers: Creating behaviour that lasts” fala. O autor, Marshall Goldsmith, traz uma série de dicas que ajudam o profissional a ignorar os estímulos externos do dia a dia, aumentando a produtividade.

Além disso, o livro funciona em um processo de autocoaching, ou seja, o próprio leitor recebe métricas para acompanhar seu avanço.

13. Mulheres que correm com os lobos

A carreira de uma mulher é, na maioria das vezes, muito mais difícil do que a de um homem.

É preciso vencer preconceitos, questionamentos e estereótipos para obter sucesso, especialmente em cargos de liderança. A obra “Mulheres que correm com os lobos” mostra as ferramentas que podem ser usadas nessa trajetória.

O livro, escrito por Clarissa Pinkola Estés, aborda o tratamento das mulheres ao longo da história, estudando fábulas, mitos, contos, entre outras histórias, para mostrar como é possível resgatar o instinto feroz das mulheres, despertando sua coragem.

O conteúdo do livro é útil não só para vencer os desafios profissionais, mas também para inspirar mulheres em suas ações no dia a dia.

14. Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes

Está assumindo uma posição de liderança da sua empresa e tem dúvidas sobre como agir?

O livro “Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes”, precisa estar em sua cabeceira. A obra, escrita por Michael Watkins, traz ensinamentos, dicas e estratégias para profissionais que acabaram de assumir uma posição de gestão, seja ela qual for.

Os primeiros 90 dias no comando de uma equipe são essenciais para determinar o seu sucesso como líder, criando parcerias, estabelecendo regras e construindo a confiança da sua equipe. 

São esses ensinamentos que o livro traz, de forma muito didática.

15. Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir

Você tem dificuldade em entender o propósito das coisas no ambiente de trabalho?

Um dos livros de coaching que pode te ajudar com isso é o “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”. 

Na obra, o autor Simon Sinek mostra que descobrir o propósito das coisas é fundamental para o sucesso. Muitas vezes, atuamos no automático e nos esquecemos do motivo pelo qual estamos nos esforçando.

É esse resgate que Simon propõe no livro: perguntar o “porquê” pode nos dar a energia que falta para obter o sucesso.

Quando você pode recorrer a livros de coaching?

Existem diversos motivos para buscar sabedoria em livros de coaching e todos são muito particulares e específicos. Esse tipo de literatura está cada vez mais comum, entre pessoas de diferentes classes sociais, gêneros, religiões e crenças. 

Em geral, as pessoas buscam um livro de coaching quando querem iniciar um processo de autoconhecimento, para entender melhor os comportamentos que exercem no dia a dia.

Também é algo muito comum para quem quer desenvolver soft skills no mundo corporativo, ou seja, aquelas habilidades que não são técnicas, mas sim comportamentais, que te ajudam a alçar voos maiores na carreira.

Quer ter ainda mais produtividade?

Ler livros de coaching pode te ajudar a ter mais produtividade, autoconhecimento e melhor capacidade de autogestão. Entretanto, existem alguns conceitos complementares que podem te ajudar nesse sentido também, como o 5am Club.

O 5am Club, ou “clube das 5 da manhã”, é um novo estilo de vida criado para aumentar a produtividade. A ideia é que você passe a acordar às 5h, todos os dias, para adiantar as tarefas diárias e aumentar sua produtividade, criando mais tempo de descanso.

Diversos empresários de sucesso, como Robert Iger (Disney) e Tim Cook (Apple) são adeptos desse estilo de vida. 

É recomendado que as primeiras horas do dia sejam usadas para fazer atividades físicas e organizar as demandas do dia, preparando o corpo e a mente para o que vem a seguir. 

Apesar de não ser algo que funciona para todos, essa filosofia tem encontrado adeptos em todo o mundo, o que mostra seu forte apelo.

Quer aumentar sua produtividade e render mais no trabalho? No nosso marketplace, você encontra diversos cursos de desenvolvimento pessoal, que podem te ajudar a alcançar os objetivos profissionais do dia a dia.

Conheça agora os cursos de desenvolvimento pessoal!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.