Maquiagem de noiva: quais são os segredos para quem deseja iniciar a carreira?

Quer ajudar as mulheres a se sentirem ainda mais bonitas no casamento? Descubra como começar a trabalhar com maquiagem de noiva!

maquiagem de noiva - noiva sendo maquiada

Se você sonha em atuar no mercado de casamentos, que tal se profissionalizar e trabalhar com maquiagem de noivas?

Esse serviço é sempre muito procurado, pois a maioria das mulheres não tem habilidade suficiente para se maquiar sozinha nesse dia tão especial — e, mesmo as que têm, não têm tempo para isso! 

A rotina pré-casamento é bem corrida e, para dar tudo certo, o casal precisa contar com profissionais qualificados, responsáveis e que realmente se dedicam para deixar a ocasião ainda mais bonita e alegre. 

Veja as principais tendências da área e descubra como gerar renda produzindo as noivas para seus casamentos! 

Por que maquiagem de noiva está em alta?

Maquiar noivas é um trabalho que está sempre em alta, afinal, os casamentos não param de acontecer.

Mesmo as noivas que optam por casamentos menores e mais intimistas costumam recorrer a maquiadoras nesse momento, pois buscam maquiagens profissionais, com alta durabilidade e que realcem a beleza nas fotos.

É muita responsabilidade, não é? Mas também é uma ótima maneira de trabalhar com algo que você gosta e participar de datas tão especiais na vida das suas clientes. 

Quais são as novidades do mercado?

O mercado de casamentos está sempre se transformando e incorporando novas tendências de decoração, moda, beleza e culinária

Há pouco tempo, a maquiagem com alta cobertura era a mais solicitada nos salões de beleza e ateliês de produção de noivas. A maioria das clientes buscava uma pele bem sequinha, por isso, a escolha da base era um dos pontos mais cruciais.

Hoje, o foco está no aspecto iluminado. As noivas buscam coberturas mais leves para visuais mais naturais e têm apostado em produtos iluminadores e maçãs do rosto com efeito corado. 

Os tons rosados e o look romântico continuam em alta, mas agora nessas versões mais leves e frescas.

No entanto, essa mudança de preferência não significa que as noivas atuais não se preocupam com a aparência da pele. Ainda é essencial preparar a pele antes da maquiagem e garantir um visual harmônico, usando base, corretivo, pó e outros produtos adequados. 

Manchinhas e espinhas podem ser corrigidas, mas o importante é não pesar a mão nos produtos para não tirar o efeito de naturalidade da pele. Lembre-se de que o clima brasileiro geralmente é mais quente, portanto, mesmo em produções mais leves é fundamental garantir a durabilidade do visual.

Além disso, deve-se considerar o horário, local e estilo do casamento e dos noivos. 

Tudo isso importa na hora de escolher a maquiagem ideal para as noivas, principalmente nos casamentos mais modernos, onde a personalidade e os gostos do casal guiam toda a produção e também precisam ser considerados na escolha do vestuário e da maquiagem.

Considere, ainda, a procura crescente por casamentos ao ar livre. Após a pandemia, este formato ganhou ainda mais espaço no mercado por garantir mais ventilação, distanciamento e, consequentemente, segurança para todas as pessoas convidadas. 

Em ambientes externos, principalmente de dia, as maquiagens leves e iluminadas são ainda mais recomendadas para o look da noiva casar com o ambiente.

Como iniciar na profissão?

Quem tem experiência maquiando outras pessoas já está um passo à frente para iniciar a carreira com maquiagem de noivas. 

No entanto, esse tipo de trabalho exige um conhecimento ainda mais específico, já que a make precisa ficar intacta durante um evento de longa duração e no qual o foco estará totalmente na sua cliente! 

Além disso, é preciso usar produtos que aguentem fortes emoções e lágrimas, algumas horas de dança e, claro, muitos registros fotográficos.

O papel dos profissionais do ramo de casamento é fundamental para tornar esse dia inesquecível. Já imaginou a noiva ver as fotos e se deparar com um borrão de batom ou a base escorrendo? 

Para evitar esses problemas, veja tudo o que precisa fazer para iniciar a sua carreira nessa área.

Assista a tutoriais online

Para acompanhar as novidades e descobrir novas técnicas, aposte nos vídeos e tutoriais online.

Estes conteúdos no estilo passo a passo vão ajudar a entender e também a praticar em casa, em você mesma ou em outras pessoas. 

O bom de recorrer aos materiais virtuais é poder pausar sempre que necessário e voltar às partes mais difíceis para aprimorar as suas habilidades e entender direitinho como deve ser cada etapa da maquiagem de noiva.

Busque inspirações de profissionais renomadas

Conhecer o trabalho de outras profissionais também é um ótimo caminho para se desenvolver e começar a sua jornada como maquiadora de noivas.

Descubra quem são as maquiadoras de sucesso no ramo e procure seus trabalhos para usar como inspiração. 

A maioria das profissionais investe em presença online, então não será difícil encontrar excelentes referências no Instagram, Pinterest, YouTube, sites e em outros canais digitais.

Esteja sempre atualizada

Apesar de muitos detalhes clássicos ainda serem mantidos nos casamentos atuais, as coisas mudam constantemente nesse mercado.

Os modelos dos vestidos, os penteados, os estilos de casamento e as maquiagens seguem as tendências, e você terá que acompanhar as atualizações para se destacar da concorrência e oferecer um trabalho impecável para suas clientes.

Para se manter atualizada, acompanhe blogs, sites, influenciadoras e fóruns sobre o assunto. 

Nesses ambientes, há uma troca interessante de dicas, conteúdos e novidades para você ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado casamenteiro.

Realize cursos profissionalizantes

Os cursos servem não só para você aprender, mas também para transmitir segurança para as clientes. 

Muitas noivas pesquisam bastante antes de escolherem a maquiadora ideal e, nessa busca, analisam suas trajetórias profissionais e os cursos já realizados. 

Saber que a profissional escolhida se preocupa em buscar conhecimento e desenvolver suas habilidades, ajuda a dar mais tranquilidade e confiança para entregar essa importante função nas suas mãos.

Estude o mercado regional

A maquiagem de noiva geralmente segue a moda nacional e até mesmo internacional, mas não dá para deixar de lado o que está acontecendo na região em que você atua, hein?

Muitas vezes, uma cidade ou estado estão seguindo uma forte tendência que não está tão em alta em outras regiões, devido ao clima ou cultura local, por exemplo.

Por isso, é importante compreender o mercado, ver o que está funcionando e o que as noivas têm buscado.

Busque entender também quem são as outras pessoas que atuam com maquiagem de noiva, quais serviços oferecem e qual é a relação que estabelecem com as clientes.

Quanto mais você se aprofundar no mercado regional, mais fácil será para entender o que as mulheres estão buscando e como você pode entrar para o ramo e criar um negócio bem-sucedido!

Prepare-se para entrar para o mercado da beleza!

Como profissional de maquiagem de noiva, você estará imersa no mercado da moda e da beleza. Portanto, para ser uma maquiadora completa, conhecimento nunca é demais!

Design de sobrancelhas, tendências de manicure e pedicure, procedimentos estéticos inovadores e cuidados com a pele, além das técnicas de maquiagem, são apenas algumas das áreas que você precisa conhecer melhor para prestar um serviço com ainda mais qualidade.

Veja os cursos online da categoria Moda e Beleza da Hotmart e comece a aprender hoje mesmo!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.