Maquiagem para pele negra: 5 dicas para um visual incrível

Neste conteúdo, apresentamos dicas imperdíveis de maquiagem para pele negra. Confira e veja como realçar ainda mais a sua beleza!

mulher sentada em frente a um espelho se maquiando com maquiagem para pele negra

Acertar na maquiagem para pele negra pode ser desafiador, pois, infelizmente, o mercado ainda não oferece muitas opções para pessoas com pele em tons mais escuros.

Algumas marcas têm prestado mais atenção nisso e aumentado a oferta de tonalidades, mas o setor ainda precisa de muitos avanços para realmente alcançar um público maior e mais diverso. 

Mas uma coisa é certa: a hora de comprar uma maquiagem exige cuidados de todas as pessoas para escolher os tons certos e encontrar a melhor combinação de cores. 

No entanto, quem tem a pele negra precisa de uma atenção ainda maior para achar os produtos ideais para seu tipo de pele e conseguir o efeito desejado com a maquiagem. 

Confira algumas dicas para acertar nos tons!

Identifique a base certa para o seu tom de pele

Escolher a base pode ser um dos momentos mais difíceis na busca pela maquiagem perfeita. 

Além de ter que encontrar a cor certa, também é importante ter atenção a outros fatores, como acabamento, efeito na pele e duração. 

No caso da pele negra, muitos cosméticos disponíveis no mercado acabam deixando um tom acinzentado após a aplicação. 

Mas não se preocupe, pois tem solução! Isso só acontece se a base escolhida estiver muito clara para a sua pele.

Para evitar que isso aconteça, o melhor caminho é experimentar. Teste as diferentes bases no rosto (e não no braço) para identificar a ideal. Lembre-se de esperar um tempo após a aplicação, pois a oxidação natural do produto costuma escurecer a tonalidade. 

Escolha um tom de blush mais natural

Usar um blush muito claro também pode contribuir para o aspecto acinzentado do rosto, por isto, não é muito comum que sejam usados por maquiadores ou até mesmo na automaquiagem de pessoas com a pele negra.

Caso a ideia seja fazer uma maquiagem com aspecto mais natural, o ideal é escolher tons mais escuros, puxados para terracota, rosa queimado, vinho e marrom. 

Mas lembre-se de que o importante é sempre testar para identificar o que funciona melhor na sua pele e também o que vai dar o resultado que você deseja. 

Muitas vezes observamos apenas o tom, mas os subtons — divididos em frio, neutro e quente — também influenciam bastante (e até mais!) na escolha da maquiagem ideal.

Aposte no iluminador da cor certa

Independentemente do seu tom de pele, o iluminador serve para destacar pontos específicos e deixar o rosto com um brilho saudável.

No caso da pele negra, os iluminadores mais usados são os dourados e acobreados, pois costumam se adaptar melhor aos tons mais escuros e deixar um acabamento bem natural e bonito.

Aplique o iluminador nas têmporas, no ossinho do nariz e, dependendo do visual, também no canto interno dos olhos e abaixo da sobrancelha. 

Inclusive, é importante esfumar bem o produto para garantir que a aplicação ficará com um aspecto ainda mais harmônico e incorporado ao restante da maquiagem.

Invista no contraste de tons

Cores intensas ficam incríveis em maquiagens para pele negra! Além de deixarem a maquiagem mais vibrante, garantem um contraste interessante com os tons da pele, deixando a maquiagem mais ousada e bonita.

No caso dos olhos, as sombras muito claras podem gerar o efeito contrário, mas as mais quentes e fortes são ótimas pedidas. Roxo, azul, rosa, verde e tons metálicos geralmente ficam incríveis. 

Delineadores coloridos também ajudam a dar este efeito alegre para a maquiagem, além de realçar bastante o olhar na maquiagem para pele negra.

Mas isso não significa que apenas maquiagens coloridas funcionem bem para tons mais escuros, viu?

Pessoas com a pele negra também podem usar e abusar de olhos mais neutros com sombras marrons e tons avermelhados, por exemplo.

Ao escolher um batom, também é importante focar no subtom da pele. Essa característica ajuda a identificar o que fica mais harmônico, caso o seu foco seja fazer uma maquiagem com aspecto mais natural. 

No entanto, no geral os tons mais quentes caem muito bem e contribuem para um visual maravilhoso!

Mantenha uma rotina de skincare

Cuidar da pele é um passo obrigatório para todas as pessoas que querem ter um resultado impecável com a maquiagem. 

Mas não é só para isso que serve uma rotina de skincare. Usar os produtos certos para limpar, hidratar, tratar e proteger a pele é fundamental para manter a saúde do rosto em dia, evitar manchas, acne e outros problemas comuns na região.

Cada tipo de pele tem suas particularidades, relacionadas não só ao tom, mas também à região, à rotina da pessoa, genética e outros fatores. É importante consultar dermatologistas para identificar melhor o seu tipo e, assim, encontrar os produtos ideais para incluir na rotina.

No entanto, é mais comum que as peles negras sejam mais oleosas e, devido à maior presença de melanina, tenham mais facilidade para manchar em casos de acne e machucados.

Caso essa seja a realidade da sua pele, o ideal é usar produtos que ajudem a reduzir a controlar o excesso de oleosidade. Hidratantes e cosméticos sem óleo (oil free) e com acabamento seco ajudam bastante. 

Para evitar as manchas, evite cutucar espinhas, cravos e lesões. 

O filtro solar também não pode ser dispensado. Infelizmente, esta pode ser uma etapa desafiadora, pois muitos produtos disponíveis no mercado deixam um aspecto esbranquiçado na pele após a aplicação. 

Contudo, hoje já é possível encontrar protetores solares que não causam esse efeito ou até mesmo com cores variadas. Neste caso, o protetor já ajuda a preparar a pele para a maquiagem, uniformizando o tom e amenizando manchas, olheiras e marcas.

Outros produtos também podem ajudar a deixar a sua pele radiante, como séruns, ácidos, máscaras faciais e tônicos.

Use a maquiagem para destacar a sua beleza!

Escolher os produtos certos, nos tons adequados e com as características ideais é o caminho para o sucesso da maquiagem para pele negra ou para qualquer outro tom!

Sem esse cuidado, é fácil se perder no meio das opções ou até mesmo comprar itens errados, que não ajudarão a alcançar o resultado desejado com a maquiagem.

No caso da pele negra, principalmente, o processo de autoconhecimento sobre as especificidades da pele, como tom, subtom e tipo, e uma pesquisa aprofundada no mercado são ainda mais fundamentais — pelo menos enquanto ainda não é possível encontrar a mesma diversidade produzida para peles mais claras.

Mas para se maquiar de forma profissional e criar looks ainda mais bonitos, o ideal é investir em cursos e aprender com quem sabe tudo sobre o assunto.

Tem interesse em se aprofundar no mundo da maquiagem e aprender a realçar ainda mais a sua beleza? Escolha um dos cursos de maquiagem online disponíveis na Hotmart e comece hoje mesmo!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.