Marketing digital para iniciantes: quais as melhores dicas?

Confira dicas imperdíveis de marketing digital para iniciantes e alavanque a presença on-line do seu negócio!

Marketing digital para iniciantes: quais as melhores dicas?

Aprenda o que é marketing digital para iniciantes e conheça as principais estratégias necessárias para quem está começando!

Muita gente já ouviu falar sobre marketing digital, mas nem todos sabem o que isso realmente significa. Às vezes, até quem lida com empresas tem dificuldade em entender o que está por trás dessa expressão.

Hoje, as estratégias de marketing digital são indispensáveis para qualquer marca que deseja ter uma presença relevante on-line.

Para te ajudar a entender melhor esse universo, neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital, oferecendo dicas para iniciantes na área e explicando a sua importância no dia a dia. Confira abaixo!

Afinal, o que é Marketing Digital?

O marketing digital é o nome dado ao conjunto de ações de comunicação que podem ser feitas pela internet, seja para site, redes sociais, e-mail ou qualquer outro canal, com o objetivo de ofertar produtos e serviços e se aproximar da audiência.

Na prática, marketing digital são as estratégias que você vê por trás de posts no Instagram, artigos em um blog e até mesmo em um vídeo do TikTok.

Esse conceito é uma espécie de evolução do marketing que era feito antigamente, fora do universo digital, que costumava ter estratégias mais gerais, voltadas para grandes públicos.

Com o marketing digital, a lógica muda um pouco. O objetivo continua sendo a captação de clientes, só que agora, há uma segmentação maior, que faz com que a comunicação se torne mais assertiva. 

Além disso, há uma maior capacidade de mensuração de resultados, graças às ferramentas digitais que conseguem captar dados com facilidade.

Por que hoje em dia o Marketing é tão importante?

O marketing digital é extremamente importante por sua efetividade e baixo custo, em relação aos métodos de divulgação antigos.

Hoje, grande parte dos consumidores está navegando pela internet e comprando por ela. Segundo um levantamento feito pela pesquisa Shopping During The Pandemic, 47% dos brasileiros passaram a fazer mais compras on-line em 2020.

Para atingir essas pessoas que estão fazendo compras diariamente, é preciso estar presente nos canais digitais. Por isso o marketing digital é tão importante, ele é o principal canal de comunicação que as empresas podem estabelecer com clientes em potencial.

Marketing digital para iniciantes: quais os melhores insights?

Agora que você já sabe o que é marketing digital, é hora de falar sobre alguns insights que vão te ajudar a iniciar bem a trajetória. 

Vamos começar com uma dica que valia para o marketing tradicional: fique ligado na sazonalidade do seu mercado! 

Datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras, continuam sendo importantes para fazer campanhas.

Portanto, é importante identificar quais são aquelas que fazem sentido no seu mercado, para potencializar a divulgação dos conteúdos. Além disso, recomendamos que você:

1. Saiba o inglês básico

Muitos termos relacionados ao marketing digital são de origem inglesa. Leads, call to action, click through rate, analytics… todas são palavras que possuem tradução, mas dentro do mercado, são geralmente utilizadas no idioma original.

Além disso, programas e aplicativos voltados para redes sociais também costumam ser em inglês. O próprio mercado funciona dentro dessa lógica, justamente por incluir pessoas de todo o mundo.

Portanto, é fundamental que você domine ao menos o básico do inglês, não só para dominar as ferramentas sem dificuldade, mas também para conseguir se comunicar com clientes e parceiros.

📝 Inglês para iniciantes: como começar do zero!

1. Descubra qual o público-alvo

Quem quer falar com todo mundo não consegue se comunicar direito com ninguém. Para criar uma estratégia efetiva no marketing digital, é importante definir um público-alvo antes mesmo de produzir na prática.

O público-alvo é um grupo de clientes em potencial específico que você quer atingir. O perfil dessas pessoas pode ser definido como uma audiência que você já tem, e deseja expandir, ou clientes que você ainda não tem, mas deseja conquistar.

Há também um conceito ainda mais específico, que é o de personas. Uma persona é um personagem que representa o seu cliente ideal. Ele tem nome, idade, gênero, hobbies, interesses, medos, desejos, etc.

Ao definir seu público-alvo, ou persona, é possível criar um conteúdo específico, que realmente interessa a essas pessoas.

2. Defina os seus objetivos

Toda ação de marketing digital possui um objetivo. O foco pode ser vendas, aumentar o número de seguidores, arrecadar recursos para uma ação de caridade ou até mesmo conseguir inscritos para um projeto específico.

Seja qual for o objetivo, é fundamental que ele esteja bem-definido antes da produção de conteúdo.

No marketing digital, você disputa uma grande audiência, com diversas empresas do mesmo segmento. Por isso, a assertividade da mensagem é fundamental para o sucesso.

Defina objetivos e estabeleça metas para medir se ele está sendo alcançado ou se será necessária uma mudança de rota no futuro.

3. Crie conteúdo para as principais plataformas

O mundo digital está sempre em movimento. Plataformas antigas morrem e novas surgem o tempo todo. Por isso, é importante estar sempre ligado no que a audiência está consumindo e onde o seu público-alvo está.

Hoje, uma marca precisa estar presente nos principais canais de comunicação, que são: Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok e site. 

Em alguns segmentos, redes como o Pinterest e Twitter também se mostram muito efetivas.

Mais do que estar presente, você precisa produzir conteúdo de qualidade, com frequência, para obter resultados mais rapidamente. 

4. Monitore as métricas (KPIs)

Outro ponto importante é medir resultados. Para isso, existe o conceito de Key Performance Indicator (KPI), também conhecido como Indicador-chave de desempenho. 

KPIs são indicadores que você estabelece para medir a efetividade das suas estratégias de marketing digital. 

Um exemplo de KPI é o número de visualizações de um site. Se você está fazendo alguma ação voltada para acessos no site, esse critério pode ser usado para medir se ela está sendo efetiva.

Definir bons KPIs é uma etapa fundamental do marketing digital. É com a análise de resultados que você consegue aperfeiçoar estratégias e entender o que está dando certo.

5. Procure estar sempre atualizado

Por fim, esteja sempre atualizado! O mercado do marketing digital está sempre em mudança. Novas estratégias e tecnologias surgem, métodos antigos deixam de ser usados. 

Há alguns anos, o Orkut era uma rede social extremamente relevante, uma das maiores do Brasil. Hoje, outras plataformas assumiram essa posição. A mesma coisa aconteceu com o Snapchat e tantas outras redes ao longo do tempo.

Portanto, é fundamental que você acompanhe as notícias do mercado e as movimentações que os especialistas em marketing digital estão fazendo. 

Para quem está começando, se atualizar frequentemente é o que vai fazer com que você evolua em suas estratégias.

Como ir além do Marketing Digital para iniciantes? 

Agora que você já sabe tudo sobre marketing digital para iniciantes, é hora de aprofundar seus conhecimentos!

No marketplace da Hotmart, você encontra diversos cursos de marketing digital para todos os perfis de profissionais, práticas e segmentos de atuação. Conheça agora!

Autor
carlos.paranhos

carlos.paranhos

Audience & Acquisition